É um desabafo mas também um pedido de ajuda

Feita por >Kris · 27 ago 2018 Terapia familiar

Boa noite! Bom... Estou passando por um momento delicado, tenho 21 anos e meus pais estão em processo de separação. Minha mãe recentemente passou por um momento muito delicado por conta disso, ela não estava aceitando bem o processo de divórcio. Ela acabou entrando em depressão e no final de maio ela teve um surto psicótico, decorrente de todo estresse, depressão e não aceitação da separação.
Foi bem difícil ver ela nesse estado. Sei que o processo de divórcio vai ser o melhor para todos nós (minha mãe, meu pai eu e minha irmã), pois eles brigavam bastante até então, brigas por motivos bobos e isso é bem desgastante, não só para eles como casal mais para nós também por vê-los nessa situação. Desde janeiro meu pai está morando na edícula aqui em casa e nós três na casa principal.
Atualmente todos, exceto eu, estão passando por acompanhamento com psicólogo. Sou uma pessoa muito reservada e tenho muita dificuldade em expor/verbalizar o que sinto, meu noivo chegou até a sugerir que eu também fosse mais desde o ocorrido, no final de maio, estou evitando falar sobre o assunto, prefiro não conversar com NIGUÉM sobre esse assunto (divórcio, meus pais, sobre nada que esteja relacionado a essa situação).
Não sei exatamente o que fazer. Isso está me gerando angustia, ansiedade, medo, insegurança, até com relação ao meu relacionamento de certa forma mais não quero conversar e expor isso ao meu noivo, não quero magoá-lo, o amo muito, não é culpa dele. Meu noivo me trata muito bem, é carinhoso, me ouve está ao meu lado em todos os momentos, bons e ruins, como todo casal temos sim nossos desentendimentos mais sempre conseguimos nos conversar e solucionar a situação, mais toda essa situação dos meus pais está sendo muito complicada para mim, não sei exatamente como lidar, não quero conversar sobre o assunto.

A melhor resposta 17 DEZ 2022

Olá Kris, bom dia. Cada pessoa tem seu próprio tempo e também sua forma de lidar com as situações que causam dor, sofrimento … você disse que não quer falar sobre, mas percebe que ao relatar essa dúvida você está fazendo isso? Está buscando ajuda? Já se perguntou o que teme em fazer um acompanhamento psicológico? A terapia é uma das ferramentas importantes que buscamos quando nao estamos sabendo como lidar com determinadas situações sozinhos, e isso não é por incapacidade ou fraqueza (caso sinta-se assim), mas, porque cada momento de nossas vidas nos exigem posicionamentos, decisões e formas de agir que nem sempre temos mecanismo para isso. Seus pais, e pelo o que você relata, principalmente sua mãe adoeceu muito com a separação, é um luto que deve ser vivenciado, mesmo que tenha sido a melhor decisão a ser tomada, não significa que isso não afete seu emocional e dos demais. Seus pais fizeram a escolha que era melhor para eles, e sua vida também é importante, escolha se acolher e cuidar com mais carinho de si. Buscar ajuda é autocuidado, é também cuidar de suas relações, de seus planos, projetos.. abrace essa pessoa que também está vivenciando um rompimento.
Espero ter ajudado.
Abraço!

Maria Cristiane de Lima Silva Psicólogo em João Pessoa

7 respostas

28 AGO 2018

Olá, boa noite posso ajudá-lo?

Psicóloga Anne Jacqueline Psicólogo em Manaus

1 resposta