Será que sou normal?

Feita por >Luana chaves · 11 dez 2017 Transtornos personalidade

Olá!

Tenho 26 anos, estudante de nutrição.

Nesses últimos dias algo em mim tem me incomodado bastante. Não sei explicar exatamente mas vou tentar...

tenho uma grande facilidade de ficar calada e quieta, sou tímida... um dia desses tive uma discussão com uma pessoa que respeitava muito na minha turma, só que por um acaso ao defender uma pessoa essa outra tal pessoa me esculhambou e tudo mais, mas depois estava falando comigo como se nada tivesse acontecido, falei com ela normalmente, só que depois me afastei, me calei, me isolei, não consigo me enturmar, não consigo me soltar, não consigo fazer amizades e isso me faz muito infeliz. Não sou de ser puxa saco, não sou de ficar puxando papo, sei lá nem eu me entendo. Tenho medo que isso me prejudique em minha profissão se não mudar.

A melhor resposta 12 DEZ 2017

Olá Luana, boa noite.
Sugiro que procure um psicólogo e dê início a psicoterapia, pois me parece que vc tem traços de fobia social e será preciso investigar o que há por trás desses comportamentos. O processo psicoterapêutico poderá te ajudar a desenvolver ferramentas de enfrentamento para que vc consiga se comportar de modo diferente, já que isso te incomoda e atrapalha. No exercício de qualquer profissão é necessário que se tenha algumas habilidades sociais e pode ser que isso dificulte a sua vida profissional. Mas é perfeitamente possível aprender. Busque ajuda, tenho certeza que irá se beneficiar. Um abraço

Cristiane Melo Psicólogo em Campinas

232 respostas

13 DEZ 2017

Luana, bom dia! Pelo seu relato existe um comoortamento seu que é de ser mais calada e tímida e houve uma situação que acabou aumentando isso. Sugiro que busque psicoterapia para investigar essa questão porque a forma que a descreveu é muito semelhante a das pessoas que sofrem de fobia social. Um correto diagnóstico irá auxiloar a estabelecer um bom tratamento. Esse quadro tem grande melhora com o tratanento porém quando não tratado pode de fato interferir em diferentes aspectos da vida. Estou à disposição para ajudá-la, att Renata Brito

Psicóloga Renata Brito Psicólogo em Rio de Janeiro

364 respostas

12 DEZ 2017

Luana, essa experiência pode ter gerado em você retraimento frente a certos contatos sociais, pelo medo que que algo inesperado ocorra, gerando ansiedade e expectativa. Além de que você pode estar magoada ainda com essa pessoa, pois como você escreveu "...depois estava falando comigo como se nada tivesse acontecido...". Talvez você demandasse um pedido de desculpas, uma retratação dessa pessoa para com você e o fato dela ter ignorado o fato e você não te deixou perturbada em relação a isso. Pode ser apenas algo pontual, nesse evento específico. Mas caso deseje busque terapia para entender melhor esses sentimentos. Boa sorte.

Leonardo Viana de Vasconcelos Martins Psicólogo em Fortaleza

1347 respostas

12 DEZ 2017

Olá Luana!
Quando você fala nos últimos dias, são bastantes dias, bastante tempo, ou é recente? Mudança de comportamento que não vem se sentido bem. Ao observar suas ações assim, consegue visualizar fatores que podem estar proporcionando a situação? O ambiente acadêmico? Percebe se é comportamento momentâneo, ou já vivenciou em algum instante em sua vida? Na medida do possível, busque um auxílio psicoterápico. Seja auxilia por um profissional.
Saudações!

Psicólogo Tiago José Psicólogo em Belo Horizonte

179 respostas

12 DEZ 2017

Olá, Luana.
Quando você descreveu a briga com a sua amiga e relatou que depois ela conversou com você normalmente, me deixou uma Questão, a briga de vocês foi por conta de uma idéia? Ou algo bem pontual? Algumas pessoas conseguem brigar com a outra por conta de um assunto, mas continua falando com ela, pois há outros assuntos que vocês pensam semelhantes.
Quanto a sua timidez e a sua dificuldade de se enturmar, procure ajuda de um psicológo.
Qualquer dúvida estou a disposição.

Fernanda Veronesi de Menezes Psicólogo em São Paulo

547 respostas

11 DEZ 2017

Olá Luana,
obrigada por compartilhar sua angústia! É muito corajosa...
Referente à não querer "puxar o saco" é algo positivo. Não é necessário agradar as pessoas só para ser aceita.
Sobre esse sofrimento que tem de não conseguir amizades novas, existem estratégias que conseguirás desenvolver com autocontrole ou psicoterapia:
- é mais fácil fazer amizade com pessoas que tenham gostos semelhantes aos seus;
- dê preferência a quem está desenturmado e sozinho;
- desenvolva sua autoestima;
- aproxime-se com empatia...

Fico à disposição para conversarmos,

Marci Kraft.

Marci Kraft Psicólogo em Joinville