Será que é normal?

Feita por >Amora · 3 set 2020 Transtornos personalidade

Já algum tempo que tenho sofrido com pensamento de blasfêmia contra o Espírito Santo, tenho dificuldades em assistir algo ligado a Ele ou contra Ele. E quando surgem os estes pensamentos eu digo as qualidades de Deus e que sou Dele. Só que de um tempo para cá tive um pensamento relacionado a anticristo(começou quando assiste a novela apocalipse) e eu refutei o pensamento mas na minha mente diz que eu o adorei, tenho me sentido ainda mais vazia e sem esperança, não consigo pensar mais em Deus, os pensamentos que vêm só estão ligados ao inimigo. Estou desmotivada

A melhor resposta 4 SET 2020

Oi Amora

Esse incômodo que você está tendo de ter pensamentos intrusivos está relacionado, provavelmente, aos seus valores religiosos e de fé. O que eu quero dizer é que o sentimento de culpa que você está sentindo é devido valor inestimável que você dá à Deus e sua Fé nele.
Agora, é importante você ter em mente que pensamentos, seja eles quais forem, podem ocorrer com qualquer um de nós. Pensamento não passa de um processo mental, sobre o qual não temos necessariamente controle. Pensamento é uma coisa e realidade é outra.
Pensamentos intrusivos, como é o seu caso, é comum e ocorre em maior ou menor grau com todos nós.
O que fazer: deixe o pensamento acontecer, não resista a ele. Da mesma forma que um pensamento surge ele vai embora. Nós não ficamos infinitamente com um só pensamento, não é verdade. Todos vem e vão. Deixe o pensamento acontecer, faça as suas coisas, ocupe-se, não se paralise por ele. O que faz ele se repetir, é pelo fato de você tentar resistir a ele.
Pensamentos são pensamentos, realidade é realidade.
Espero ter ajudado.

Um abraço.

Psicólogo José Almiro Machado Psicólogo em Taubaté

42 respostas

26 MAR 2023

Criei essa conta so pra falar minha experiência.
A alguns anos tinha alguns pensamentos parecidos como esse e também imoralidade sexual em relação a religião e etc!
Ficava desmotivado e triste achando que tinha blasfemando contra Deus, não queria mais fazer nada ,nem estudar,nem mesmo tinha ânimo para nada,achando que estava condenado.
Mas hoje reconheço que era o inimigo enviando setas na minha mente ,confesse oque está passando para Deus e ele lê trará paz e perdão, pois isso não vem de você ele conhece seu caráter e seu coração eu passei muito tempo com esses pensamentos mas aprendi que se eu ficava triste por ter esses pensamentos e pq eu não aceitava aquilo .e Deus me trouxe cura espiritual e me deu paz!
Se apegue em Deus pois somente ele pode curar e libertar das acusações do inimigo .Siga firme Jesus te ama!repreenda esses pensentos pois isso não vem de vc !!Deus abençoe!!

Guilherme Hubner Psicólogo em Belo Horizonte

1 resposta

4 SET 2020

Olá Amora
Pensamentos como estes acontecem com muitas pessoas, você pode ignorá-lo. Imagina um palhaço em uma sala, se você der muita atenção a ele, este palhaço vai continuar a fazer palhaçada, mas se você ignorar totalmente, vai chegar um momento em que ele dirá, estou triste, você não está me dando atenção, vou embora. Assim também acontece com os pensamentos que você está dando muita importância. Para algumas pessoas, isto que relatei, é suficiente para que estes pensamentos vão embora, mas para outras nem tanto, espero que no seu caso, tenha ajudado.
Este vazio e esta desmotivação podem ser discutidos em atendimento psicológico, assim você poderá entender melhor seus sentimentos e o que está acontecendo com você.
Jane Assunção.

Jane Assunção Psicólogo em São Paulo

1476 respostas

4 SET 2020

Oi Amora. Sou Geime Rozanski – Psicoterapeuta
O que você está buscando é despertar o poder dentro de você. Se impressionou com o anticristo pelo poder e isto te falta dentro.
Poder, liberdade, amor... tudo está dentro de ti, mas precisa acionar esta força, precisa desenvolver esta condição. Não alimente as ideias que vem de Deus, ou Espirito Santo ou anticristo.... simplesmente deixeás passar e não vá com elas.
Prioritário é você trabalhar para ser si mesma, fazer o que você quiser fazer, realizar o que tem vontade. Anule em ti as determinações e limitações dos outros. Se precisar, faça psicoterapia.

5817 respostas

4 SET 2020

Olá Amora! Grato por participar. A mente humano, no comum dos raciocínios, tende a pular de um polo para outro, isto é: certo ou errado, triste ou feliz, Deus ou diabo, tudo ou nada. Na verdade, esses são extremos, que reduzem a possibilidade de pensar, que encurtam caminhos, evitando a reflexão mais profunda. Todos os seres humanos são razoavelmente frágeis, razoavelmente fortes, com qualidades e defeitos. Muitas vezes somos contraditórios. Precisamos nos melhorar, mas não poderemos aceitar somente a perfeição.
Cabe lembrar que novelas, filmes, são imaginários de pessoas privilegiadas que tem história e rotina de vida, normalmente diferente de nós, que estamos assistindo a eles. Por essa razão será muito mais rico, em vez de assistir novela, filme, história, você fazer tua história, da forma mais ativa que puder. Por exemplo, escrever um texto que esteja na tua cabeça, conceber e plantar um vaso bonito, conversar com uma pessoa interessante, fazer teatro, circo, atividade física, desenhar um vestido, decorar um jardim, frequentar um curso.
Certamente, respondendo à sua pergunta, está normal, porque é assim que você está alimentando a tua mente, mas não é normal, porque as coisas não acontecem puras na sua maldade, assim como não acontecem puras na sua perfeição. Onde há pessoas, há coisas boas a usufruir, mas há erros a corrigir.
Organize rotina de vida com disciplina e saúde, contemplando a tua inteireza.
Nós, psicólogos, estaremos à disposição para esclarecimentos e aprofundamentos científicos que se fizerem necessários.
Abraços virtuais (em tempos de pandemia, sejamos razoáveis: ética, abertura mental, empatia, Ciência!)

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.