Será que que meu esposo está me adoecendo?

Feita por >San · 12 jun 2024 Terapia de casal

Olá eu e meu esposo estamos juntos há 6 anos, tenho 1 casal de filhos com 16 e 15 anos. Meu esposo leva pra escola e busca eu trabalho dou a metade das despesas em casa e cuido da casa só que meu esposo não pode falar nada com ele que já emburra não posso fazer uma brincadeira se estamos em casa final de semana e fico na sala assistindo com meus filhos ele faz cara feia e fica me olhando torto. Meus filhos não podem fazer nada tido pra ele e falta de respeito ele grita chinga fala que na casa dele é do jeito que ele quer enquanto viverem no mesmo teto com a menina e ainda pior da pra ver que ele não suporta ela, eu estou ficando com ódio da cara dele, estou querendo ir embora e largar desse homen, será que eu estou ficando louca, ele diz que eu não aceito corrigir meus filhos mas não é verdade eu aceito sim mas tem coisas que não tem como ficar achando que tá certo.

A melhor resposta 13 JUN 2024

Olá San, tudo bem?
Para que um relacionamento seja duradouro, é necessário haver comunicação e respeito. Você já tentou conversar com o seu marido de maneira assertiva sobre o que te aflinge? Se não, essa é a minha sugestão. Caso você já tenha tentado, duas pessoas fazem parte da relação, logo, duas pessoas precisam trabalhar para que dê certo. Lembre que casamento não é sentença, é necessário fazer a manutenção do relacionamento com frequência.
Me coloco a disposição caso queira aprofundar no assunto.

Gabriela Andrade Psicólogo em São Paulo

16 respostas

15 JUN 2024

Olá, pelo seu relato não é uma relação que te faz bem, nem pra você e nem para seus filhos. Busque o que é melhor pra vocês. Se o seu marido não aceita mudar, tornar as coisas leves e agradáveis, cabe a você buscar o seu bem estar e dos seus filhos. Fico a disposição, abraços

Adriana Gonçalves Psicólogo em Belo Horizonte

347 respostas

13 JUN 2024

San
Se voces estão casados ele deve ser o provedor, o segurança da casa, o protetor teu e dos filhos.
Mas o LAR, quem cuida é voce e não ele. Não é todos voces fazerem o que ele quer, isso é ser ditador.
Não aceite isso e se o dialogo não resolve ele entender, o melhor que tem é voce e seus filhos se afasterem dele sim!
Busque a Psicoterapia para er auxiliada nesse processo, se achar necessário

Abraços

6349 respostas

13 JUN 2024

Olá, San. primeiramente, quero agradecer por compartilhar sua situação e sentimentos. Compreendo que viver em um ambiente onde o conflito e a tensão estão presentes pode ser extremamente desgastante e doloroso. Suas preocupações são válidas e é importante reconhecê-las.

Você mencionou que está casada há seis anos e que tem dois filhos adolescentes. A rotina familiar pode ser desafiadora, especialmente quando há diferenças significativas na forma como cada um vê e lida com as situações do dia a dia. Parece que você está se sentindo sobrecarregada e desvalorizada, além de perceber uma dinâmica negativa na relação entre seu esposo e seus filhos.

É importante considerar que ninguém deve se sentir adoecido emocionalmente em sua própria casa. Quando a comunicação se torna difícil e os conflitos são frequentes, isso pode realmente impactar nossa saúde mental e emocional. O que você está sentindo – a frustração, o cansaço e o desejo de mudanças – é compreensível.

Você mencionou que está pensando em ir embora e que está se perguntando se está ficando louca. Quero te assegurar que questionar sua sanidade diante de uma situação estressante é uma reação comum, mas você não está louca. Esses sentimentos são um sinal de que algo precisa ser ajustado na dinâmica familiar para que todos possam viver de forma mais harmoniosa.

Considero que seria muito benéfico buscar um espaço seguro para explorar essas questões mais a fundo, como a terapia de casal ou individual. Um psicólogo pode ajudar você e seu esposo a desenvolverem uma comunicação mais saudável e a encontrarem formas de lidar com os conflitos de maneira construtiva. Também pode ser útil para você entender melhor seus sentimentos e encontrar maneiras de cuidar de si mesma durante esse processo.

Lembre-se, San, que você merece um ambiente de respeito e apoio. Sua saúde emocional é fundamental, e buscar ajuda é um passo importante para garantir que você e seus filhos possam viver de forma mais tranquila e feliz.

Estou aqui para ajudar no que for necessário. Não hesite em procurar o apoio de um profissional.

Abraços,

Teresa Abreu Psicólogo em Rio de Janeiro

26 respostas

13 JUN 2024

Bom dia Sandra!!! Muito importante que você reflita se é o seu relacionamento que não está bem a ponto de te adoecer, ou se é você quem não está bem dentro do relacionamento. Necessário se faz fazer junto com o parceiro as pontuações sobre o que está disfuncional na relação e tentar ajustar para alcançar funcionalidade para ambos.
Estou a disposição
Derlaine Martins Nascimento
Psicóloga CRP16/10399

Derlaine Martins Nascimento Psicólogo em Colatina

3 respostas

13 JUN 2024

Olá San.
Entendo o que está passando, porém ele está sinalizando que algo não está bem com ele.
Se a situação está insuportável, sugiro uma conversa franca sobre o mal humor dele, também seria interessante um check-up médico.
Espero tê-la ajudado.
Célia Jovanka.

Célia Jovanka Psicólogo em Rio de Janeiro

702 respostas

13 JUN 2024

Bom dia, San! Obrigado por escrever. Você não pode permitir a outras pessoas autorização para te adoecerem. O adoecimento ou não, é fato que se concretiza em você,. é de alçada tua. Você coloca a dúvida se se está ficando louca, se está sendo adoecida por ele. Sobre essa dúvida será aconselhável que você converse com um de nós, psicólogos, de forma cientificamente estruturada para que tenhamos dados consistentes e específicos, para te ajudar.
Vocês vivem configuração de vida, complexa para ajustar as diferentes história e tendências, dados os tempos e idades de aproximação.
Abraços! A Covid e a Dengue estão vigentes: sejamos cuidadosos. A maior parte dos políticos não são confiáveis. Dentre os religiosos, há muitos que se dizem religiosos, mas na verdade, são falsos: querem é dinheiro. Fazem teatro para enganar os descuidados. Os meios de comunicação não são neutros, mas aqueles que apresentam tradição de muitos anos ou recebem o selo educativo/cultural, e não estão a serviço de alguma seita religiosa, são razoáveis. Tenha sabedoria para filtrar. A Ciência não é perfeita, mas como fez o avião, a geladeira, o rádio, o celular, faz as vacinas. Confie na Ciência! Vacine-se, vacina as crianças.