Será que não amo mais minha esposa?

Feita por >Homem ansioso · 29 mar 2021 Terapia de casal

Tenho 54 anos e minha esposa, 48. Somos casados há 30 anos, sempre vivemos felizes e fomos exemplos para muitos casais pelo apreço e respeito que nutrimos um pelo outro. Intimamente falando, a partir dos 5 anos de casamento, eu passei a ter a fantasia de sexo a três – ela com outro homem na minha presença), embora com o passar dos anos isso foi diminuindo, chegando a quase zero. Transávamos quase todos os dias, éramos muito ativos sexualmente.
Entretanto, a “lua de mel” foi até o ano de 2012 (eu estava com 43 e ela, 38), quando passei a tomar diariamente antidepressivos para tratar síndrome do pânico, tratamento que faço até hoje. Nesses 7 anos de uso de remédios, nossas relações diminuíram drasticamente pelos efeitos colaterais (uma vez por semana ou uma vez em quinze dias). Afetivamente não mudou nada, mantivemos o carinho e a vontade de estarmos juntos. Ocorre que, há 6 meses, fomos ao endocrinologista para emagrecer e melhorar a libido, que nos prescreveu o uso diário de fórmulas manipuladas que contêm testosterona 200mg e tadalafila 2,5 (só eu), sendo que ela também usa testosterona 30mg. A partir daí, nossas libidos foram ao pico: transamos 3, 4 ou 5 vezes por dia. Incrível, mas é verdade. As fantasias voltaram com mais força agora. Decidimos anunciar em encontros de casais para experimentarmos o swing. Nossos interesses passaram a girar em torno desta fantasia: ela ser transada por outro homem e eu, com outra mulher, tudo no mesmo ambiente. Vale dizer que NUNCA PRATICAMOS A NOSSA FANTASIA! É só imaginação e vídeos na internet. Mais recentemente, porém, contraditoriamente ao excelente momento, tenho notado que meu interesse por ela arrefece por pequenos detalhes, qualquer pensamento repentino ou algo que ela fale, etc. Eu sou fiel, inclusive minha esposa está mais bonita, emagreceu, está com a autoestima elevada e muito feliz, vivendo um sonho de qualquer mulher aos 48 anos. É totalmente fiel a mim. Mas eu não estou correspondendo a esse apelo sexual e volúpia dela. Às vezes eu quero transar, porém recuo na hora H e quando insisto não chego ao orgasmo, ficando ela (que gozou sozinha) e eu frustrados. Noto que ela fica frustrada, recorre aos “brinquedinhos”, porém mantém toda a paciência comigo. Ela me ama realmente.
Na verdade, eu vejo nela outra mulher: uma vadia, uma puta, uma mulher objeto, cujo tratamento é o sexo selvagem, masoquista, etc. Até as roupas ela mudou em casa: shortinhos colados, minissaias, batons, brincos, etc. Uma imagem que a diferencia do que foi nos anos anteriores, quando era uma mulher de família, recatada, comedida, limítrofe, e amante também. Para eu “funcionar”, o diálogo entre nós tem que ser muita sacanagem, muita putaria e reviver a fantasia de sempre, beliscá-la, apertar seus seios, ao que ela mesma incentiva. Ela diz que eu só funciono à base da putaria.
SERÁ QUE NÃO AMO MAIS MINHA ESPOSA? Preciso de um conselho, uma direção. Na minha cabeça eu quero manter o meu casamento. Fico aflito em pensar em divórcio.
Grato antecipadamente.

A melhor resposta 30 MAR 2021

Olá, ao longo do casamento de vocês, ambos mudaram, individualmente e enquanto casal. Algumas coisas estão funcionando para um, para o outro não. Acho que vocês sentarem para dialogar sobre este momento e reavaliar as práticas de vocês enquanto casal é uma alternativa. Quem sabe uma terapia de casal, com ajuda de um profissional psicólogo possa ajudar neste processo. Uma boa comunicação fará com que vocês reavaliem a relação de vocês e irá abrir novos caminhos de possibilidades, sejam juntos ou separados.

Ana Paula Leão Batista
Psicóloga

Anônimo-384146 Psicólogo em Rio do Sul

187 respostas

3 ABR 2021

Boa tarde!

Pelo seu relato parece que você está mensurando a qualidade de sua relação apenas pela quantidade de sexo que você e sua esposa praticam durante o dia ou durante a semana. Mas é importante refletir se, mesmo com o aumento da quantidade de vezes que praticam sexo, a relação entre vocês melhorou. Pelas suas inquietações, me parece que não, já que você relata que tem tido até mesmo dificuldade de chegar ao orgasmo durante a prática com ela. É importante entender o que está por traz dessa importância dada ao sexo em detrimento a outros aspectos tão ou mais importantes que o sexo em uma relação a dois saudável e potente. É importante, nesse momento, tentar discernir o que é fantasia, o que é desejo, e o que é realidade entre vocês dois. Para um entendimento mais profundo e adequado sobre essas questões, visando uma melhoria na qualidade da relação entre vocês, sugiro um acompanhamento psicológico para você, e se houver uma concordância da parte dela, e o psicólogo de sua confiança achar adequando, posteriormente uma terapia de casal pode ser algo muito proveitoso para ambos. Espero ter ajudado, e fico a disposição para o que precisar.

Clóvis Leite - Psicólogo Clínico CRP 17/1518
(Atendimentos On-line)

Clóvis Leite Psicólogo em Natal

916 respostas

30 MAR 2021

Olá Homem ansioso! Grato por escrever.
Pelo seu relato, podemos compreender que vocês estão desconfortáveis, viveram direções e formas de energias que se modificaram ou retomaram com o tempo. Será importante, muito provavelmente mais seguro, vocês reorganizarem a concepção de casamento, sexo, companheirismo, escolhas, juntos. Fantasiar sobre uma vivência sexual é uma coisa muito diferente de vivê-la. Isso se torna mais complexo ainda quando envolve a associação de valores íntimos e outras pessoas.
Será muito enriquecedor vocês aprofundarem reflexão em psicoterapia de casal.
Estaremos à disposição.
Abraços virtuais (em tempos de aumento gravíssimo da pandemia, evitemos mortes: máscara, higiene, distanciamento físico, vacina obrigatória para todos e por todos, senso de comunidade, empatia, Ciência!)

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.

8644 respostas

30 MAR 2021

Você relata que sempre viveram felizes e que inclusive que estavam bem, com troca de carinho. Agora você precisa começar a avaliar algumas questões. O que para você é amor? É só ter relações sexuais? O amor pode ir além disso, claro que num relacionamento é importante ter relações sexuais, mas não é só isso. Amor é querer ficar junto, ter afeto, carinho pelo outra pessoa .

Você diz que tem tidos alguns pensamentos repentinos, é importante você vê se o que tem pensado possa estar te atrapalhando na vida sexual. O que pensamos reflete na forma que sente e na forma que se comporta.
Você diz que fez a reposição hormonal, ainda está fazendo o tratamento?
Faça uma avaliação psicológica para verificar se essa questão de não chegar ao orgasmo é uma questão psicológica e se for tem tratamento.

Cléa Andrade Psicólogo em Rio de Janeiro