Será que ele é narcisista ?

Feita por >DIAS · 2 mai 2023 Abordagem psicológica

conheci uma pessoa que não se interessava muito em saber sobre mim, tanto no dia a dia como na minha vida.
Sobre a vida e o passado dele, ele contava tudo mas quando era para demonstrar interesse sobre algo relacionado a mim ele não fazia, até as coisas bobas do dia a dia, ex: como você esta ou oque esta fazendo? ele não tinha interesse em saber e nunca demonstro.
Eu cheguei a questionar uma vez o por que ele nunca se interessava pelas minhas coisas do dia a dia ou pela minha historia de vida, ele justificava dizendo que eu era muito fechada ou colocava a culpa em mim de algo modo, uma vez peguei ele mentindo sobre o próprio nome, toda vez que ele era confrontado ele se defendia atacando.

A melhor resposta 3 MAI 2023

Olá, Dias!
Entendo que a sua preocupação seja compreender se essa pessoa que você conheceu pode ter características de narcisismo. Ainda que o diagnóstico de uma condição psicológica não possa ser feito sem uma avaliação completa e individual por profissional qualificado, é possível que algumas das atitudes que você descreveu possam sugerir traços narcisistas, sim.
É importante salientar que o narcisismo não é apenas uma característica de personalidade, mas um transtorno psicológico que pode afetar significativamente a vida de uma pessoa, bem como de seus relacionamentos. Alguns sinais comuns do narcisismo incluem um sentimento exagerado de importância pessoal, uma necessidade constante de admiração e atenção, bem como uma falta de empatia pelos outros.
Dito isso, é importante também lembrar que a psicanálise não tem como objetivo rotular ou diagnosticar pessoas, mas sim ajudá-las a compreender melhor seus padrões de comportamento e suas emoções, e assim promover uma maior saúde mental e bem-estar emocional.
Por isso, eu recomendaria que você considerasse fazer terapia psicológica para explorar melhor os seus sentimentos em relação a essa pessoa e a relação de vocês ou que vocês tiveram. A terapia pode ser um espaço seguro e confidencial para você compreender melhor as suas emoções e os padrões de relacionamento que você tem estabelecido ao longo da sua vida.
Além disso, a terapia também poderá te ajudar a desenvolver maneiras mais saudáveis de se relacionar com os outros e a identificar possíveis sinais de relacionamentos prejudiciais, bem como a construir relações mais saudáveis e satisfatórias em sua vida. Lembre-se de que a busca por ajuda profissional é uma atitude corajosa e de cuidado com a sua saúde emocional, e que pode trazer muitos benefícios para a sua vida.

Fico à disposição, envie uma mensagem.
Um abraço!

Herson Alex Psicólogo em Blumenau

134 respostas

3 MAI 2023

Olá Jully Dias
Fique atenta se vale a pena continuar investindo nele, até porque ele pode estar inventando tudo sobre ele.
E, com uma pessoa assim, é bom que voce não se revele a ele. Qual uso ele pode fazer dessas informações?
Proteja-se.
Faça outras escolhas, escolhas de mais valor.

Abraços

5817 respostas

3 MAI 2023

Olá Dias! Obrigado por escrever. O que será que você quer dizer com o termo: "conheci"? Qual será a relevância de saber se ele apresenta narcisismo destemperado? Você quer algo mais com essa pessoa? As pessoas, embora tenham pressa, pouco conhecem das outras. Para conhecer basicamente uma pessoa, , o caminho é longo, diverso, envolve pesquisa, observação, as vezes, por anos, sem que envolvem a cegueira das paixões. Parece que uma parte de você diz que quer se envolver sem conhecer, outra parte diz que talvez não seja interessante. Valorize-se, coloque o centro de referência em si mesma (o). Não violente tuas essências por outras pessoas.
Todos quando vivemos originais, harmônicos, naturais, nos fazemos interessantes.
Abraços! A Covid e a Dengue estão vigentes: sejamos cuidadosos. A maior parte dos políticos não são confiáveis. Dentre os religiosos, há muitos que se dizem religiosos, mas na verdade, são falsos: querem é dinheiro. Fazem teatro para enganar os descuidados. Os meios de comunicação não são neutros, mas aqueles que apresentam tradição de muitos anos ou recebem o selo educativo/cultural, e não estão a serviço de alguma seita religiosa, são razoáveis. Tenha sabedoria para filtrar. A Ciência não é perfeita, mas como fez o avião, a geladeira, o rádio, o celular, faz as vacinas. Confie na Ciência! Vacine-se, vacina as crianças.