Será que eu sou um Narcisista, ou algo parecido?

Feita por >Casder133 · 17 ago 2021 Transtornos personalidade

Quando me perco um pouco nos meus pensamentos, eu sempre me imagino em uma situação onde sou poderoso um lider um presidente que controla tudo e todos, não aceito bem criticismo e fico bem agressivo ou triste quando alguém me refuta ou apresenta uma opinião diferente, sou extremamente paranoico e ja imagina todas as possibilidades de como algo pode dar errado, eu costumo mentir muito e costumo ser muito convicente, gosto de agir como lider e ja planejei quando mais novo "um plano para tomar o país" sempre busco aprender mais e saber mais sobre o mundo por conta desde conhecimento que consegui muito jovem hoje sofro de ansiedade e tenho "Astrophobia" (acredito que esse seja o nome) ja que tenho um medo extremo de estrelas planetas e o espaço em geral. Sou extremamente frio, Queria saber qual seria o Tratamento Ideal Para todos esses Sintomas que Sinto, Muito Obrigado

A melhor resposta 18 AGO 2021

Olá, Casder.
Antes de pensarmos no melhor "diagnóstico" para seu caso, é preciso entender de que forma seus sintomas contribuem para o alívio de suas angústias. Ou melhor, o que eles revelam para uma compreensão maior sobre si.
Costumo dizer que por tras de todo "excesso" esconde uma "falta". Porque o excesso seria uma forma de compensar esta falta.
A "falta", por sua vez, pode representar todos os aspectos que você tem dificuldade de lidar. Quais dificuldade você elencaria?
Será que ao pensar na ideia de poder controlar tudo e todos (assumindo lugares de liderança), representaria o "excesso" e esconderia alguma insegurança relacionada a aquilo que você não tem controle? Lidar com pessoas desafiadoras ou lidar com situações que demandam improviso da sua parte, por exemplo?
Note que ao passo que você menciona o desejo pelo controle, também relata a astrofobia, ou seja, o medo excessivo da "grandiosidade" do universo e tudo o que nele há. Se seguirmos esta lógica (falta esconde excesso), será que o universo tão imenso te faz parecer "pequeno demais" e esta sensação te causaria a necessidade de ter de "compensar", exercendo o desejo de obter maior controle sobre os outros, e ai sim, se tornar "grande o suficiente"?
É uma hipótese. Um processo psicoterápico pode te auxiliar a explorar mais seu "universo interno". :)

Thais Souza Psicólogo em São Paulo

109 respostas

25 AGO 2021

Olá Casder,
Imagino o tamanho de sua angústia com relação a todas essas questões que, apesar de serem muitas, parecem girar em torno do enigma da grandeza: seja sua, seja do universo ou do outro. O que nessa questão te atormenta e também te atrai?
Compreendo que somos levados a sempre olhar pela perspectiva diagnóstico-tratamento, mas acredito que antes de dizer se você é isso ou aquilo, acho importante que você se permita descobrir o que está em jogo nessa relação de admiração e medo da grandeza e do poder.
Espero que isso abra portas para que você tenha curiosidade sobre si mesmo. E se precisar de ajuda nessa jornada, estarei aqui.

Bruna Meyrelles de Melo
CRP16/ 7493 (atendimento online)

Bruna Meyrelles de Melo Psicólogo em Serra

42 respostas

25 AGO 2021

Casder133 bom dia.

Terapia e acompanhamento psiquiátrico vão te ajudar muito. Me parece que você tem uma personalidade com foco na auto cobrança, perfeccionismo. Precisa trabalhar isso para que não complique com o passar do tempo, o tempo não cura tudo. Você pode aprender novas maneiras de atuar no mundo e com você mesmo, aprender a relaxar e cobrar menos a si mesmo e aos outros. Fique bem.

Eduardo D Andrade Psicólogo em Brasil

40 respostas

23 AGO 2021

Olá Casder133.
O que você relata parece estar mais ligado a pensamentos distorcidos ligados a catastrofização de que tudo poderá dar errado, que o mundo poderá ser dominado ou ainda que os poderes do universo podem ser abalados, então você tem pensamentos de liderança para combater este "mal".
Quanto a sua agressividade ao ser refutado, e porque das suas mentiras, é importante entender se isto foi construído em sua educação, e se quiser é possível com terapia e sua disposição melhorar estes e outros comportamentos.
Busque ajuda psicológica.
Jane Assunção.

Jane Assunção Psicólogo em São Paulo

1476 respostas

23 AGO 2021

Olá Casder133! Grato por escrever. Antes de pensar em narcisismo é preciso pensar nas áreas da vida que você não tem prestado atenção; antes de pensar em poderoso, é preciso pensar em integração social ética, harmônica, serena, construtiva. A mente das pessoas é alimentada daquilo que elas cultivam como prioridade em seu tempo. Certamente você precisa reaprender a organizar a vida, de forma a não precisar ter a fantasia de poder especial, nem nem sentir-se agressivo ou paranóico. A grande origem do medo das pessoas, desenvolve bases dentro delas mesmas.
Será importante você poder passar por um trabalho científicamente assessorado por um psicólogo, para que possa reorganizar tua identidade, harmonizar tua integração, reestabelecer metas, rotina, potenciais e possibilidades.
Pare de alimentar, com seus focos indevidos, tua mente nessa direção.
Estaremos à disposição para esclarecimentos e aprofundamentos.
Abraços virtuais (em tempos de pandemia verdadeira, de maioria de falsos políticos, de grande maioria de falsos religiosos, até de alguns falsos cientistas, sigamos recomendações de instituições como: TV Cultura, Instituto Butatan, Universidades Públicas, Organização Mundial da Saúde!)

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.

8602 respostas

19 AGO 2021

Olá tarde boa, parabens pela iniciativa de mudança de comportamento, o que me leva a pensar que você não se sente bem agindo dessa forma autossabotadora consigo. Bom o que posso dizer de ante mão é que nada acontece por acaso, ou seja, o comportamento de mentir e a sua visão de mundo e reação isolada de inabilidade emocional com as pessoas diz respeito a sua história de vida da base familiar, escolar e de mundo. É a forma como você aprendeu a se defender. Um tanto disfuncional, mas nada que com ajuda de terapia psicológica não possa ajudar. Além da sua vontade Ativa em mudar.

Ussénade Maria de Oliveira Psicólogo em Recife

763 respostas

18 AGO 2021

Olá, Casder.
Antes de pensarmos no melhor "diagnóstico" para seu caso, é preciso entender de que forma seus sintomas representam alívio para sua angústia e se pensarmos q

Thais Souza Psicólogo em São Paulo

109 respostas

18 AGO 2021

Sim, tem tratamento para estes sintomas. É preciso que você comece a realizar uma analise de sua personalidade através de psicoterapia ou psicanálise. No espaço terapêutico você junto com o profissional investigará quais foram os acontecimentos de sua vida que pode ter influenciado para você desenvolver esses traços (ansiedade, delírio de grandeza, baixa estima, medos, baixa tolerância a frustração, mitomania). Um ponto bom é que você conseguiu identificar esses comportamentos e já deu o primeiro passo em busca de ajuda. Continue, comece o processo de análise.

Psicóloga Milane Oliveira da Silva Psicólogo em Guarujá

1 resposta

18 AGO 2021

Oi, Casder.

Entendo sua necessidade de ter um diagnóstico, ele pode ser útil em muitos momentos, sobretudo para pessoas que se entendem como manipuladoras, mas pode ser também muito aprisionador e pouco eficiente.

Para além dos nomes, me questiono sobre o quanto essa sua estrutura psíquica, sua forma de ser e estar no mundo tem impactado suas relações afetivas, seus vínculos, seus estudos ou trabalho. Esse é o melhor caminho para começar, entender de onde vem, como se constituiu essa estrutura psíquica e depois, o que podemos fazer com isso.

Você questiona no final qual o tratamento ideal para ti, e infelizmente tenho que te dizer que não existe uma fórmula mágica, os caminhos são diversos e sem dúvida você estar aqui representa o primeiro de todos os passos. O reconhecimento de todas essas características e a sensação que deveria transformar sua realidade.

Aconselho que procure acompanhamento psicológico, esse seria um ótimo segundo passo! Me coloco à disposição!

Grande abraço,
Vivian Curvelo - Psicóloga

Vivian Curvelo Psicólogo em Hortolândia

175 respostas

18 AGO 2021

Olá, bom dia.
Parece-me que você está bem identificado com seus sintomas/ características e isso poderia ser conduzido de forma a compreendê-los melhor. A psicoterapia pode ajudar no intuito de trazer à luz essa necessidade de controle, das mentiras frequentes e tudo o mais, além de poder trabalhar sua baixa autoestima.
Estamos à disposição.

Anônimo-391348 Psicólogo em Limeira

8 respostas

18 AGO 2021

Bom sua imaginação e muito fértil, porém você tem alguns traços de delírio de grandeza, e tem baixa tolerância a frustações, seu medo de erra lhe impede de tentar fazer coisas novas, sua autoestima e muito baixa para ser um narcisista.

Euler Marcos De Assis Araujo Psicólogo Psicólogo em Bertioga

9 respostas

18 AGO 2021

Ola boa noite! Você precisa melhorar sua autoestima. Você exaltou seus defeitos e até algumas qualidades você fez parecer defeito.
A terapia pode de ajudar muito
Estamos a disposição

Anônimo-390422 Psicólogo em São Paulo