Revidei a agressão na minha mãe

Feita por >Tef · 9 jun 2021 Agressividade

Eu estava lavando a louça e minha mãe fez algo que eu não gosto, o motivo é muito simples, mas mesmo assim comecei a retrucar
Falei pra ela não fazer isso pq fica errado e pipipipopo daí ela mandou eu ficar quieta (pq normalmente não paro de falar mais do problema até que alguém concorde comigo) e nisso minha mãe se estressou e acabou me agarrando pelo cabelo, como reação revidei a mão suja de sabão no rosto dela, porém depois disso imediatamente pedi desculpas pq me senti muito culpada, aí da me sinto na vdd, o que poderia ser? Normalmente sou bem tranquila mas de vez em quando fico estressada e não quero pessoas perto, e tbm sempre estou brigando com meu pai, pq ele problematiza tudo.
Mas em relação a minha mãe, o que eu poderia fazer para tentar evitar acontecer novamente? (Considerando que já fiz outras vezes)

A melhor resposta 10 JUN 2021

Olá Tef.
Não diz sua idade, pode ter acontecido um desgaste na relação de vocês.
A maioria dos filhos que saem de casa é por esse motivo, além da necessidade de emancipação financeira e profissional.
Quando adultos saem da casa dos pais aprendem a amá-los como são.
Abraço.
Célia Jovanka.

Célia Jovanka Psicólogo em Rio de Janeiro

672 respostas

10 JUN 2021

Olá Tef! Grato por escrever. Que bom que você se sentiu culpada. É uma etapa importante para, diante desse desconforto, organizar formas de modificar o jeito de lidar com as coisas. Não temos a tua idade, não temos a história da tua rotina, nos últimos tempos. A convivência intensa, em mesmo espaço físico, restrita a poucas pessoas, pode desencadear direção de altas expectativas e altas frustrações. De outro lado, quando você diz que não para de falar até que alguém concorde com você, cabe observar que para você, é dificil perder, indicando insegurança. Como os outros concordam com você porque senão você não para de falar, eles concordam, não porque pensam igual, mas para que você pare de falar, assim, consideram a você infantil e a seus argumentos, inválidos. Então o ciclo de enriquecimento de argumentos não se completa.
Certamente você precisa amadurecer e desenvolver melhor autoestima.
Para tanto será recomendável que você passe por um trabalho científico com um psicólogo.
Estaremos à disposição.
Abraços virtuais (em tempos de índices elevadíssimos de pandemia - o Brasil apresenta o pior do mundo - evitemos mais mortes, façamos fechamento total por quinze dias, para que obtenhamos os mesmos benefícios que Araraquara, tanto para a economia, quanto para a saúde. Utilizemos máscara, higiene, distanciamento físico, vacina obrigatória e rápida para todos e por todos, senso de comunidade, empatia, Ciência!)

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.

8767 respostas

10 JUN 2021

Olá! Eu posso lhe ajudar. Se você quiser entrar em contato é so agendar

Rafaela de Arruda Custódio Psicólogo em Belém

2409 respostas

10 JUN 2021

Olá! Eu posso lhe ajudar. Se você quiser entrar em contato é so agendar

Rafaela de Arruda Custódio Psicólogo em Belém

2409 respostas

10 JUN 2021

Tef...
Provavelmente teus pais são autoritários e voce se criou se submetendo demasiadamente a eles.
As reações de agressividade que tem hoje é a tentativa de revolta interna, que não aceita mais esta condição.
Dificilmente vai mudar seus pais, então, o que voce pode mudar para melhorar as relações? Não tem poderes nenhum sobre eles.
Eles, enquanto estiver com eles, podem impor um modo de vida... o que nem sempre te agrada.
Onde pode melhorar? É uma boa oportunidade para conquistar tua paciência, respeito e compreensão.
Não sei a tua idade, o que faz... por isso, minha resposta é limitada.