Problema de agressão com a mãe

Feita por >Kiara japi · 21 ago 2023 Terapia familiar

Desde que me entendo por gente a minha mãe implica comigo e sempre percebi uma certa preferência dela com a minha irmã mais velha!
Tenho 18 anos e estou noiva, faltam alguns meses para o meu casamento!
Ela já me falou muitas barbaridades sobre mim, me xingando e muito mais!
Trabalho para meus pais sem remuneração nenhuma, com uma jornada de cerca de 16/18 horas por dia em uma padaria!
Ela passou mal e estava com dor de cabeça, dormiu em um lugar aqui das 8 até as 15 da tarde, logo após meu pai foi descansar!
Pedi para ir pra casa pois tinha que lavar meu cabelo e iria sair pra entregar a caixa dos padrinhos, além do mais precisava descansar!
Ela não deixou, disse que não tinha necessidade de ir pra casa (a mesma vai pra casa todos os dias da semana descansar) e falou que se eu fosse embora meu pai iria fechar a padaria sozinho!
Meu pai acordou do descanso e pedi pra ele pra ir embora e expliquei minhas necessidades!
Ele me deixou ir, Ent eu avisei ela e fui saindo, ela começou a me ameaçar, falando que eu iria ver se eu fosse embora, que não era pro meu pai deixar!
Fui indo pq já não aguentava mais tanto abuso, ela saiu me gritando na rua, e indo atrás de mim, me xingando de filha da… desgraçada e falando que iria arrebentar minha cara!
Continuei andando, ela veio correndo na minha direção pegou com as duas mãos no meu braço e inficou as unhas, eu estava de blusa de frio, mas foi tão forte que ela me deixou roxa, ela me disse que eu gosto de desafiar ela e que faço de tudo pra provocá-la!
Deu um murro no meu peito e me disse pra ir para casa, mas que eu não iria sair e me ameacou falando que ia ver o que ia acontecer se eu saísse!
Fui pra casa disposta a pegar minhas coisas e ir embora, mas meu noivo me aconselhou a esperar um pouco e conversar com alguém já que não passo em terapia!
Não quero mais ficar aqui na padaria e nem em casa! Temos um apartamento que não está mobiliado mas da pra se virar!
Nesse caso, o que eu posso fazer?

A melhor resposta 22 AGO 2023

Olá Kiara! Obrigado por escrever. A palavra que resume o que você precisa fazer é: amadurecer! Não dá para omitir que casar-se aos dezoito anos, para a atualidade, para a sociedade complexa, é muito precoce, não dá para omitir que trabalhando em família, em padaria comum, com a rotina que uma padaria exige, falta-lhe treino social, falta-lhe experiência de outros estilos de vida.
Será importante você vivenciar tempo de reflexão, de resgate da harmonia interior, talvez até da construção de senso de autonomia. Pais e mães, sempre querem o bem dos filhos. Muitas vezes as vivências muito intensas e de tão perto, dificultam para que se veja encontre e veja a razoabilidade das coisas.
Tenha precaução: tua vida, a vida de teus pais é profundamente envolvida por esse meio de viver que vocês vem construindo faz anos. É precisa modificar as coisas com inteligência, estratégia, sabedoria, harmonia. Modificações inteligentes, consistentes e harmônicas, envolvem calma, sabedoria, paciência.
Se puder contribuir, estarei a disposição.
Abraços! A Covid e a Dengue estão vigentes: sejamos cuidadosos. A maior parte dos políticos não são confiáveis. Dentre os religiosos, há muitos que se dizem religiosos, mas na verdade, são falsos: querem é dinheiro. Fazem teatro para enganar os descuidados. Os meios de comunicação não são neutros, mas aqueles que apresentam tradição de muitos anos ou recebem o selo educativo/cultural, e não estão a serviço de alguma seita religiosa, são razoáveis. Tenha sabedoria para filtrar. A Ciência não é perfeita, mas como fez o avião, a geladeira, o rádio, o celular, faz as vacinas. Confie na Ciência! Vacine-se, vacina as crianças.

8664 respostas

22 AGO 2023

Oi Kiara
Voce está convivendo com pessoas que, embora sejam teus pais, não os conhece...
Precisa antes, entender que, provavelmente tua mãe não seja uma pessoa feliz, se sente frustrada com a sua vida... sim é um problema dela, mas você precisa saber lidar com isso. E, você não nasceu para dar lições nela, nasceu para realizar a ti mesma.
Entenda que, a tua espontaneidade e autocuidado incomoda a ela, ela gostaria de estar no teu lugar e por isso, ela fica furiosa contigo pelas escolhas e decisões que você toma.
Portanto, nada a fazer com ela, compreenda e quando puder, só pergunte a ela se ela é feliz... e se não é feliz porque não decide outras coisas? Ela, com o seu marido (teu pai) precisam conversar.
Mantenha a tua postura, estás correta!