Problemas com namorado da mãe. O que posso fazer?

Feita por >Lauany · 5 jan 2016 Terapia familiar

Minha mãe namora um cara de outro estado e eu odeio quando ele vem para minha cidade, pois ele já maltratou ela e também meu irmão e minha vó e meu irmão e pequeno ainda e ficou até com trauma dele. Além do mais, nem a própria mãe dele aguenta ele, às vezes ele tem explosões de raiva e ele é sempre muito nervoso quando está em família. Mas minha mãe é muito iludida, gosta de ficar com ele porque ele proporciona viagens e ela diz que com ele conhece coisas nova,s as vezes só queria que ela fosse embora junto com ele e nunca mais trouxesse ele e nem que ele morasse com meu irmão, pois não sei o que ele é capaz. E tudo isso abalou minha relação com ela e eu sofro por ela a gente já teve brigas por causa disso. O que eu posso fazer???

A melhor resposta 6 JAN 2016

Olá Luany. Você não terá controle sobre as relações que sua mãe estabelece, porém você pode aprender a lidar com os efeitos que essa relação causa em você. Para isso você precisa se fortalecer e ter consciência do que essa relação realmente causa em você e a partir disso saber o que pode fazer a respeito. Creio que você deva se fortalecer para lidar de maneira mais saudável com essa situação e também auxiliar seu irmão mais novo. Busque ajuda de um profissional da psicologia.
Qualquer dúvida estou a disposição.
Um abraço.
Dione Issagava Duarte

Dione Issagava Duarte Psicólogo em Ribeirão Preto

43 respostas

10 JAN 2016

Oi Lauany. Que "barra"? A princípio, sua mãe tem direito a buscar um relacionamento que ela acredite que a fará feliz, mas no caso está trazendo prejuízos para a família. Eu deveria estar dando uma orientação psicológica, mas acho que cabe aqui algo mais prático e imediato, mais legal. Não sei a sua idade, mas já pensou em buscar orientação no Conselho Tutelar, já que você relata que esta trazendo traumas para uma criança e se for maus tratos, seja físico ou moral, não tenha dúvida, sua mãe deveria estar defendo vocês desta situação. Pelo visto todo mundo nesta casa vai precisar de terapia depois deste convívio traumático com esta pessoa tão explosiva. O Conselho não atende só adultos mas também crianças e adolescentes que buscam socorro, inclusive com apoio psicológico. Boa sorte.

José Carlos Bastos Psicólogo em Rio das Ostras

132 respostas

7 JAN 2016

querida lauany!!!!! saudaçoes!!!!!! a unica coisa que vc pode fazer é rezar e amar sua mae, apesar da escolha que fez, uma vez que vc ja percebeu que ela tera problemas se insistir em ficar com este companheiro, nao é mesmo? mesmo se sua fé for pequena, faça todos os dias a seguinte ORAÇAO CIENTIFICA: coloco minha querida mae nas maos de deus e na inteligencia divina de deus. minha familia esta sempre protegida e guiada por deus, inclusive as amizades e relacionamentos de minha mae. em nome de nosso senhor jesus cristo, que assim seja, amem!!!! pode fazer que funciona, reze duas vezes ao dia, ao levantar-se e ao deitar-se,ok? sou sandra elena carosio-psicologa e hipnologa

Sandra Elena Carosio Psicólogo em São José do Rio Preto

479 respostas

6 JAN 2016

Olá Lauany!
Nem sempre concordamos com a atitude dos outros e por vezes gostaríamos que agissem diferente. O mesmo acontece com relação ao olhar dos outros sobre nossas atitudes. Porém, cada um é responsável por suas escolhas, não cabendo culpa a outra pessoa. Cada escolha, cada ato, gera uma consequência. E a pessoa terá de lidar com isso. Se você já alertou sua mãe sobre impactos deste relacionamento em suas vidas e ainda assim ela optou por dar continuidade, talvez o que você possa fazer é respeitar. É possivel que ela também não concorde com algo que você decidiu ou venha a decidir para sua vida, e o que você espera que ela faça neste momento? Não seria continuar ao seu lado? Isto não significa estar junto fisicamente. Também não significa que concorde com a atitude. Continue a amá-la, a conversar com ela, com seu irmão, mantenha um relacionamento positivo com eles... Fazer isto ou não também é uma escolha, sua. Pense sobre isto.

Desejo melhora no relacionamento de vocês!

Abs,

Ana Carolina de Miranda Psicólogo em Belo Horizonte

23 respostas

6 JAN 2016

Luany, bom dia!
Não temos como mudar o sentimento das pessoas, mas cuidar do nosso e das nossas relações. Neste contexto, a opinião, a conversa e a orientação são importantes para o diálogo na relação, mas sempre com cuidado e zelo nas interpretações. Cada um seguirá conforme seus sentimentos. Seria importante você procurar profissionais que possam te ajudar nesta situação através do processo terapêutico. Serão várias situações no dia a dia que precisarão ser elaboradas de acordo com a sua forma de lidar, ver, sentir e ser. Estou à sua disposição, caso precise de acompanhamento psicológico ou para maiores esclarecimentos. Abraços, Danielle Almeida

Danielle de Almeida Psicólogo em Rio de Janeiro

353 respostas

5 JAN 2016

Lauany, boa tarde! Você não poderá mudar o fato da sua mãe gostar desse homem e optar por aproveitar os benefícios que este a oferece. É importante que sua mãe saiba sua opinião, a escolha será dela. Neste momento você precisa se cuidar e aprender a se proteger deste homem, para não se sentir tão afetada. Se puder busque apoio psicológico em sua cidade.

Mariangela Souza Psicólogo em São Paulo