Relacionamento em crise

Feita por >Kamila · 1 nov 2021 Terapia de casal

Boa noite! Meu namoro de 1 ano está em crise, nós somos cristãos, íamos nos casar em janeiro. Sempre que discutimos é pelo whatsapp, nunca brigamos pessoalmente, e nisso as vezes acho que ele está sendo arrogante, ignorante e me deixa irritada, e é motivo para mais brigas. E por causa disso a gente deu um tempo, mas como eu não aguentei foi só de 3 dias e eu pedi pra conversar, ele disse que estava em dúvida a respeito do relacionamento pq não queria viver em pé de guerra, mas nós voltamos mesmo assim, voltamos ontem. Mas ainda tá um clima chato, e eu só de pensar em terminar, e em ter meus planos frustrados eu choro muito. Eu amo ele e tô muito preocupada, não quero ser chata, ficar mandando msg toda hora, mas eu estou muito insegura, e com medo da gente terminar. Eu acho que sou muito depende emocional dele, mas eu não quero ser assim.

A melhor resposta 2 NOV 2021

Oi, Kamila
A princípio, sugiro uma conversa honesta com teu parceiro, onde você possa abrir o jogo sobre as coisas que sente e também criar um espaço para compreender o que ele vive.
Além disso, penso que a dependência emocional é completamente trabalhavel num espaço seguro como o da terapia. Você não precisa necessariamente sair do relacionamento para trabalhar a dependência emocional, mas não deixe de buscar ajuda.
Conte comigo se precisar de algo
Um abraço

Eloisa Goronci Psicólogo em Vila Velha

907 respostas

3 NOV 2021

Olá Kamila.
Quais os motivos das brigas? Por que tem se sentido chata, insegura?
Como é uma relação que pessoalmente é diferente das conversas virtuais? Qual é a relação verdadeira? Qual é o lado fantasia o pessoalmente ou virtualmente?
A tua insegurança e medo de terminar, precisa ser discutida com ele para que você fique melhor, pois se continuar nesta situação poderá estar provocando aquilo que não quer.
Busque ajuda psicológica.
Jane Assunção.

Jane Assunção Psicólogo em São Paulo

1476 respostas

2 NOV 2021

Olá Kamila! Grato por escrever. Sendo possível, reveja os planos de se casar em janeiro. Você está insegura, está imatura. O conceito de dependência emocional não pode ser banalizado. Separar-se em voltar em menos de três anos, não implica separação ou não implica respeito à separação, que na verdade, significa ação impulsiva, irracional, sem ponderar. Mesmo após três anos, só faz sentido namorar o mesmo nome, mesmo registro de identidade caso a vida tenha gerado pessoa transformada: amadurecimento, aprendizado e transformações significativas.
Relacionamento é ao vivo, em cores, não é virtual. Briga pelo whatsapp é sintomático.
Veja nossos perfis, escolha um de nós, psicólogos, e venha para uma caminhada científica de amadurecimento e desenvolvimento da autonomia.
Abraços virtuais (em tempos de pandemia verdadeira, de maioria de falsos políticos, de grande maioria de falsos religiosos (comerciantes da fé, opositores do conhecimento), até de alguns falsos cientistas, sigamos recomendações de instituições como: Instituto Butantan, TV Cultura, Universidades Públicas, Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, Organização Mundial da Saúde!)

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.

8669 respostas

2 NOV 2021

Oi Kamila,
Este relacionamento já terminou, só voce não está vendo.
Não é um relacionamento verdadeiro, está ancorado em princípios e valores do sistema e o sistema é o oposto da vida.
O cristianismo pertence ao sistema, não faz parte da vida. Jesus Cristo não era cristão, Maomé não era maometano e nem Buda não era budista...
Precisam dialogar, coração com coração e não cerebro com cerebro.
Porque não faz psicoterapia?