Crise existencial e falta de interesse em relacionamento

Feita por >kika · 28 mar 2023 Crise existencial

Tenho 29 anos, hoje me encontro numa situação de não ter muita motivação para fazer as coisas, estou num emprego que não estou feliz, sei que preciso trocar mas parece que tô travada, meu último relacionamento durou 07 anos, fui traída e depois disso não consegui me relacionar seriamente com mais ninguém, logo quando terminei eu aproveitava bem a solterice, hoje não consigo mais me relacionar com ninguém, mesmo sem compromisso, da final de semana eu quero sair, mas não tenho disposição pra isso, mesmo vendo meus amigos se divertindo e tendo vontade de tá lá novamente parece que me sinto travada.

A melhor resposta 29 MAR 2023

Olá
Há muito a ser compreendido a respeito do que você contou. Muitas pessoas possuem dificuldades em se abrir a novos relacionamentos porque entenderam que se fechar na própria companhia era uma forma segura de evitar ser ferido. Mas isso tem um preço, que pode ser um isolamento ou solidão muito dolorosos de lidar, podendo até gerar essa "trava" que você comentou em outras áreas da vida, como no trabalho, por exemplo. Pode ser estranho, mas tudo em nossa vida está lidado de alguma maneira, não temos como separar as áreas de nossa vida se somos apenas uma pessoa vivendo tudo isso.
Te aconselho iniciar um processo de terapia que te ajude a compreender melhor a história que você está construindo, acolhendo o que você sente e que significados atribui a isso, assim podemos atualizar situações que talvez tenham sido vantajosas num passado e agora já não fazem mais tanto sentido assim.
Boa sorte no seu caminho
Qualquer coisa fico a disposição

Eloisa Goronci Psicólogo em Vila Velha

904 respostas

30 MAR 2023

Oi, Kika, várias coisas aí: o que te faz ficar num emprego ruim? Quem depende de você e você quer agradar? Para quem você não consegue dizer "nãos", dar limites? Isso do relacionamento te gerou trauma e você não conseguiu mais avançar, por medo de sentir , se entregar e novamente se sentir enganada, é uma proteção que a mente faz mesmo, mas com isso tudo, você vê a vida ir passando e não toma as ações necessárias para ter novamente alegria na vida. Você precisa mergulhar no seu sistema de crenças para eliminar certos padrões e seguir. São muitas feridas em você, e precisa se curar, se conhecendo melhor, comunicando que tipo de relacionamento você foi gerada (digo, da sua família mesmo, seus pais, a relação deles e se você não está sendo fiel a um deles dois sobre a questão aí mencionada), que pensamentos tem sobre emprego, quem ou que você quer manter. Precisamos ver e investigar aí a fundo. Entre em contato comigo pra entender melhor sobre si mesma e seus padrões fixos de crenças que estão te travando e como fazer pra ter outras posturas e uma vida próspera, com relacionamento saudável. Permita-se!
Steffany Alves
CRP22/01308

Steffany Emanuelle Alves Psicólogo em São Luís

453 respostas

30 MAR 2023

Olá Kika, espero que esteja tudo bem com você.

Talvez você esteja vivendo um momento em que precise compreender mais profundamente o que está se passando em seu interior, e como você pode aproveitá-lo para ampliar seu desenvolvimento pessoal e seu autoconhecimento. Geralmente esses momentos, levando em conta o que descreve em seu relato, podem parecer "ruins", mas eles escondem uma potencialidade de crescimento e descoberta muito grandes, que, se bem aproveitados, podem nos levar para outros patamares em nossas vidas. O convite é para que você mergulhe um pouco mais nesse momento, em seus sentimentos e sensações, para encontrar as respostas que está buscando, e para projetar novas possibilidades em sua vida, até mesmo no campo afetivo. Um profissional de Psicologia pode te favorecer, e seria muito interessante para você agora. Esse profissional pode te auxiliar em seu processo de desenvolvimento pessoal e em seu autoconhecimento. Buscando ampliar seu autoconhecimento, você irá descobrir novas possibilidades para sua vida, novas formas de experimentar a realidade a sua volta, e novas maneiras de construir suas relações. Não deixe esse momento passar em branco. Utilize-o a seu favor, para si própria, para seu crescimento pessoal, que todas essas questões que descreve, darão lugar para ação consciente alinhada com seus propósitos de vida, e isso certamente lhe trará um bom sentimento de realização pessoal.

Espero ter te ajudado, e desejo que tudo fique bem.

Um abraço!

Clóvis Neto - Psicólogo Clínico CRP 17/1518

Clóvis Leite Psicólogo em Natal

912 respostas

30 MAR 2023

Olá, kika, tudo bem ?
É necessário que você descubra o que está te travando, te deixando sem motivação, para que a partir daí você consiga encontrar soluções para o que está te incomodando tanto, a análise vai te ajudar nesse processo, entender o que está te paralisando, impedindo que você reaja, tomar as rédeas de sua vida, procure ajuda, fale sobre isso, se escute, eu tenho certeza que isso vai te ajudar muito! Estou à disposição

Francilene Oliveira Psicólogo em João Pessoa

26 respostas

30 MAR 2023

Oi KIKA
Sim... precisa retirar as travas mentais que não te permitem fazer escolhas e saborear a vida.
Somente com uma análise mais profunda para entender a motivação do porque se sente travada.
Também para verificar o objetivo da sua vida; se a ocupação estiver desfocada do objetivo da tua vida, não tem motivação, o trabalho não te dá alegria, não se sente realizada, sente vazio interior.
Faça Psicoterapia que os resultados serão outros.
Abraços

5817 respostas

29 MAR 2023

Olá Kika! Obrigado por escrever. Será interessante você visitar tua história, seus acúmulos, suas metas originais, desde o mais antigo tempo que lembrar. Começar a se movimentar é a parte mais crucial. Uma frente a ser trabalhada será ponderar de forma profunda a questão do trabalho, suas implicações e motivadores originais, outra frente poderá ser o entendimento da própria personalidade, rotina de vida, consciência e consequência dos fazeres.
Sugiro que conte com o apoio científico de um de nós, psicólogos, especializados em orientação ocupacional.
Abraços! A Covid e a Dengue estão vigentes: seja cuidadoso. A maior parte dos políticos não são confiáveis, a imensa maioria dos líderes endinheirados das religiões, são desonestos, tendo o deus dinheiro e não a ajuda aos mais pobres como intenção. Fazem teatro para enganar os descuidados. Os meios de comunicação não são neutros, mas aqueles que apresentam tradição de muitos anos ou recebem o selo educativo/cultural, e não estão a serviço de alguma seita religiosa, são razoáveis. Tenha sabedoria para filtrar. A Ciência não é perfeita, mas como fez o avião, a geladeira, o rádio, o celular, faz as vacinas. Confie na Ciência! Vacine-se, vacina as crianças.