Relacionamento com enteada

Feita por >Cacau · 5 fev 2021 Terapia familiar

Olá ,tengo 46 anos viúva há quase 5.
Tive apenas um irmã gemea que eu amo muito. Meus pais se separaram logo que nascemos. Meu pai me odiava, gostava apenas da minha irmã por ser parecida com ele. Enfim minha mãe foi trabalhar e ficamos sob cuidado da minha avó materna. Minha família sempre foi de apenas 4 pessoas. Aos 13 anos começei a trabalhar, aos 21 casei e aos 52 fiquei viuva. Até me casar fui bastante submissa a minha mãe. Não tenho saudades de nada. Tudo muito rigido. Sei que ela nos criou com amor, mas era distante.
Minha vó faleceu, e deppis minha irmã tbm casou. Fiquei doente aos 27 anos e fiquei estéril. Meu casamento foi bom, sem.nenhuma agressão . Dois anos após a morte do meu marido conheci um.homem divorciado que tem uma filha de 24 anos, já casada. Esse homem faz tudo pela filha, ele tem problemas cardíacos e diabetes, já fui 8 vezes no hospital pra cuidar dele.
Agora a filha está grávida e ele fica cuidando da filha. Então decidi dar um basta. Eu cuido dele, ele cuida da filha e ninguém cuida de mim. Ele alegou que eu não sei amar porque fui criada sem pai.
Sou bastante carismática, estou sempre ajudando as pessoas, mas não consigo entender tamanha dedicação. Creio que Ela deveria estar mais com o marido.
Será que estou errada?

A melhor resposta 6 FEV 2021

Cacau,
Não existe certo ou errado...
Existe aprendizagem e pelos resultados, podes escolher fazer o bem para voce mesma.
Cuide de si e não dos outros; Ame a ti antes de amar os outros.
Se não ama a ti mesma, não ama nem Deus, quanto menos os outros!
A vivência com a tua família foi uma experiência... o que aprendeu?
Não se posicione como vítima. É dona da sua vida!

5943 respostas

6 FEV 2021

Olá Cacau! Pelo seu relato você precisa sentir-se amada. Tua história apresentou fatos dificultadores. Acontece que o amor começa por si mesma. Em outras palavras, a pessoa precisa viver a doçura de estar satisfeita consigo mesma, interagir com as outras pessoas, com alegria, afeto e doçura, mas colocando limites, trocando amor, esforço, afeto, solidariedade, tolerância.
Pelo texto que você escreveu, há significativos sinais de que você precisa se conhecer mais profundamente, redimensionar tua identidade e personalidade. Para tanto será bastante aconselhável que você passe por uma caminhada científica com um psicólogo, com mente aberta, persistência e disciplina.
Estaremos à disposição. Abraços virtuais (em tempos de aumento gravíssimo da pandemia, evitemos mortes: máscara, higiene, distanciamento físico, máscara obrigatória para todos e por todos, senso de comunidade, empatia, Ciência!)

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.