Namorada da minha enteada dormindo na minha casa

Feita por >israel20rj · 21 jul 2022 Abordagem psicológica

Eu e minha esposa temos uma filha(6 anos) em comum, mais uma enteada (23 anos) e uma sogra morando na mesma casa. Ocorre que essa enteada não trabalha, passa o tempo todo em jogos na internet, e se enveredou em um relacionamento homossexual com uma jovem da idade dela onde conheceu nesse mundo de jogatina cibernética. Eu não me importo com que essa enteada faz ou deixa de fazer, o problema são os abusos desse relacionamento, pois a jovem vem aqui em casa e está "quase morando" na minha casa!! Dorme 3, 4 dias direto! Eu já tive brigas severas com a minha esposa por causa disso e quase nos separamos. Mas passa um tempo e volta tudo de novo. Por favor, alguém tem ideia de como resolver essa situação? Obrigado

A melhor resposta 23 JUL 2022

Bom dia Israel.
Pelo breve relato a mãe pode ter dificuldades em dar limites à sua enteada.
Se você já conversou e não resolveu, talvez seja o caso de vcs ingressarem em terapia de casal.
Estou à disposição para qualquer dúvida ou esclarecimento.
Célia Jovanka.

Célia Jovanka Psicólogo em Rio de Janeiro

664 respostas

22 JUL 2022

Olá Israel! Obrigado por escrever. Esse tipo de situação não é raro. Acontece que quanto mais o tempo passa, esses jovens treinam e viciam mais em jogos de realidade virtual e vão aumentando a possibilidade de aprenderem a viver a vida real, em interações reais, com bases sólidas. A questão central, nesse aspecto, é o futuro da moça de vinte e três anos. Certamente uma pessoa de vinte e três anos, sem trabalhar, sem estudar seriamente, sem construir algo, experimenta conforto com essa rotina de vida por pouco tempo. De onde virá a possibilidade material de subsistência dessa enteada?
Será precisa estudar mais especificamente a questão e construir os possíveis melhores caminhos. Quanto mais o tempo passa, mais difícil fica para resolver. Um de nós, psicólogos, de posse de dados mais específicos, poderá te ajudar de forma cientificamente mais qualificada.
Abraços virtuais (A Covid e a Dengue são reais. A maior parte dos políticos são falsos. A grande maior dos ditos, "líderes religiosos" querem é dinheiro, são atores, são falsos, comerciantes da fé, opositores do conhecimento - preste atenção! Há até alguns falsos cientistas. Diante disso, sigamos recomendações de instituições como: Anvisa TVs Educativas, Universidades Públicas, Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, Organização Mundial da Saúde!)
Vacine-se! Vacine as crianças! Retome as máscaras, evite aglomerações e elimine os criadouros de mosquitos.

8654 respostas

22 JUL 2022

Olá Israel.
Com certeza o diálogo franco é o caminho. Parece que a sua esposa tem muita dificuldade para impor limites e dizer não. Sugiro que façam terapia de casal para que desenvolvam na família uma comunicação mais positiva e eficaz, conseguir dar limites para os filhos, tratar da questão de fazer contratos e ser fiel à eles. Essa questão na "namorada"morar na sua casa envolve a sua área financeira e a sua área familiar que são áreas importantes da sua vida e devem ser cuidadas com muita seriedade sob o risco de desgastes nos vínculos familiares e rupturas nos relacionamento amoroso. Como a questão envolve terceiros entre a relação de vocês precisam 'estar de acordo e alinhados antes de colocar as regras na organização familiar e financeira' da casa. Assim terão mais chance de verem as regras serem cumpridas. Fico à disposição.
Maria Nair de Castilho Ramlow
Psicóloga

Maria Nair Psicólogo em Curitiba