Raiva pós-termino de relacionamento

Feita por >Luis · 10 mai 2017 Angústia

Estive namorando uma pessoa por 8 meses, foram muitas brigas (ambas partes ) que eventualmente levou ao término. Ambos chegamos a conclusão de que não dava para continuar juntos então concordamos em permanecer em contato, como amigos. Depois de uns dias eu passei a ficar noites sem conseguir dormir pensando em coisas do tipo : um dia vai conseguir outra pessoa ou vamos parar de nos falar entre outros. Sei que o mesmo pode acontecer comigo, de encontrar alguém e se distanciar, mas eu sinto raiva quando olho uma foto ou quando vem falar comigo, mesmo eu querendo continuar amigos. Não sei de onde vem esta raiva, o por que eu não consigo dormir bem e a inveja que sinto quando ele posta uma foto em rede social, estou sem motivação para seguir em frente. Não sei mais como continuar.Eu passo uma noite na casa dele só para acordar cedo e ir no curso e é uma noite terrivel com ele dormindo ao lado. Estou tentando me livrar da angústia, alguma ideia do que possa estar acontecendo comigo ?

A melhor resposta 15 MAI 2017

Bom dia, Luis!

Apesar de vcs terem conversado e chegado a conclusão que o melhor para os dois é o final do relacionamento , me parece que ainda existe questões mal resolvidas nessa relação , ao menos para vc Luis! Isso fica evidente no seu relato quando vc expõe a decisão dos dois do término, mas fica preocupado com o momento em que seu parceiro estará com outra pessoa , seguido com a vida...e você não. Assim, fica clara uma confusão que muitas vezes é manifestada com o medo de ser deixado para trás, de não fazer mais parte da vida do ex-parceiro nem como amigo. Luis, o término de um relacionamento é um processo que cada pessoa elabora de maneira diferente, nesse momento vc passa por uma perda, por um luto e nesse movimento muitos sentimentos podem emergir incluindo a raiva, pois junto com o término do relacionamento findou também todo um projeto que existia junto a relação, expectativas, planos em comum, sonhos, fantasias, é todo o investimento de um tempo que está sendo deixado de lado, que abrimos mão...e a raiva durante esse processo é mais do que natural. Sei Luis que nesses momentos não queremos muito sentir essa dor e que se tivesse um botão mágico para parar essa dor muitos iriam optar por aperta-lo ao invés de sentir , no entanto, a vida não é um programa de computador para deletarmos ou resetarmos e iniciar logo em seguida uma “nova operação” como se nada tivesse acontecido, pois todas relações deixam marcas...então, Luis te pergunto que marcas essa relação deixou em você? Essa pergunta mesmo que dolorosa e difícil vai ter ajudar a compreender como você se encontra nesse momento. A psicoterapia poderá te ajudar nesse caminho que me parece está sendo difícil, confuso para você, no processo psicoterapêutico vc poderá entrar em contato com a sua experiência de dor sentida com término do relacionamento e será um espaço de acolhimento e reflexão que te ajudará a elaborar melhor tudo isso e compreender o que realmente você sente, o que realmente está se passando com você e conseguir se colocar nessa situação da melhor maneira possível, respeitando seus limites. Às vezes, quando realmente decidimos pelo término do relacionamento é preciso de afastar um pouco para se preservar e tomar o processo de desapego menos difícil, quando estamos constantemente em contato com o outro é complicado seguir em frente, Luis! Alias, para sustentar uma amizade logo a após o término do relacionamento é preciso estar muito seguro de si, da sua decisão e ambos terem a maturidade para sustentar um outro relacionamento com a pessoa , ainda mais com outra configuração...é complicado sustentar uma relação de amizade com alguém por quem ainda sentimos amor, e que ainda o vemos como HOMEM, entende? Leva um tempo para ver a pessoa de um outra forma até mesmo porque se tem uma história com essa pessoa, não se pode simplesmente deixar de amar a pessoa e vê-lo como um simples amigo, não é? Então, Luis, espero que esse esclarecimento possa ser útil para você. Abraço!

Psicóloga – Gabriela Benigno CRP: 11/10473 Fortaleza-CE

Gabriela Gomes Freitas Benigno Psicólogo em Fortaleza

14 respostas

25 MAI 2017

Se sentimentos de raiva e angústia estão surgindo, talvez não seja necessário lutar contra eles. Perceber que esses sentimentos falam sobre algo que parece ter valor pra você é o primeiro passo pra isso.

Não tem nada de errado em você estar experimentando esses sentimentos, mas tentar evitá-los pode ser o caminho mais cansativo e menos efetivo.

Um abraço!

Weslley

Weslley Carneiro Psicólogo em Belo Horizonte

36 respostas

12 MAI 2017

Olá Luis!
O relacionamento e as discussões deixaram marcas e mágoas. O é que você procure ajuda de um psicólogo para que seja possível compartilhar todas as emoções e pensamentos, elaborando situações passadas e resgatando disposição para seguir em frente sem que seja tomado com tais emoções como a raiva.

Fico a disposição

Maitê Hammoud

Maitê Hammoud Psicólogo em São Paulo

1705 respostas

11 MAI 2017

luis!!!! saudaçoes!!!!! procure uma psicologa para te ajudar com estas questoes pessoais que vc coloca,ok? sou sandra elena carosio-psicologa-sexologa-hipnoterapeuta

Sandra Elena Carosio Psicólogo em São José do Rio Preto

479 respostas

11 MAI 2017

Olá, Luís.
Existe aí dúvida em relação ao término, será preciso pontuar as vantagens e desvantagens do relacionamento ou até mesmo de continuarem a se ver. A raiva é um sentimento natural do ser humano, mas precisaria de uma investigação maior para entender o princípio dela. Uma dica é priorizar você, colocar na sua rotina atividades prazerosas. Se não conseguir sozinho, procure por um profissional, para ajudar a compreender melhor suas questões.

Abraços
Psicóloga Narita Rodrigues

Psicóloga Narita Rodrigues Psicólogo em São Paulo

19 respostas

11 MAI 2017

Todos têm potencial inexplorado!

Atendimento e acompanhamento psicológico. Destinado a todo aquele que:
* necessita de diagnóstico quanto ao nível de alterações no comportamento, na personalidade e na cognição, bem como o nível de gravidade de determinadas lesões cerebrais e transtornos de aprendizagem;

* deseja identificar potencialidades e dificuldades cognitivas;

* busque expressar seus conflitos e dificuldades, ultrapassar os obstáculos que o impedem de integrar-se e adaptar-se adequadamente ao meio social;

* busque otimizar desempenhos em concursos, provas e processos seletivos.

Atenciosamente,
Aline M. De Coster

Aline De Coster Psicólogo em Rio de Janeiro

608 respostas

11 MAI 2017

Oi Luiz(a) [não consegui identificar seu sexo no texto (já que usas feminino e masculino)]...
Enfim,
pelo que você descreve estás vivendo na fase de luto. É normal.
Os sentimentos de ódio, nessas horas, surgem para suavizar os sentimentos de pesar e de culpa, que talvez doam muito mais.
Pensar com raiva só nas coisas ruins anestesia a dor de lamentar o que não deu certo. O ciúme e o sentimento de posse emergem quando se perdem todos os direitos: se antes tínhamos "o direito de amor exclusivo" sobre uma pessoa, quando ele cessa de existir, surge uma profunda sensação de frustração e de impotência.
A psicoterapia poderá auxiliar nesse enfrentamento.

Marci Kraft

Marci Kraft Psicólogo em Joinville

189 respostas

10 MAI 2017

Oi Luiz
Pelo seu relato, penso que você está confuso com o término do relacionamento. Com relação a raiva q diz sentir, seria necessário conversar mais a respeito pra compreender os motivos dessa emoção específica, será q é raiva mesmo ou alguma outra emoção encoberta?

Seria bom vc buscar atendimento terapêutico pra vc compreender melhor o q se passa contigo!

Desejo Boa Sorte!
Erica Taylor
Psicóloga clínica
Icarai
Niterói

Anônimo-245300 Psicólogo em São Paulo