Quero me matar mas não quero sentir dor.

Feita por >Maicon · 8 set 2023 Abordagem psicológica

Tenho 38 anos, casado com duas filhas (18 e 3). O motivo de não querer mais viver é que até agora só acumulei frustrações na vida e não vejo como viver mais 30 anos da mesma coisa. Ainda bebê fui abandonado pelos pais e resgatado pelos avós, que me criaram bem mas faleceram quando eu tinha 12 anos. Não tive familiares pra me acolher de boa vontade então tive que me virar morando praticamente sozinho. Sou inteligente, bom desempenho na escola e parecia promissor. Mas a falta de dinheiro não me permitiu, entrei em empregos ruins pra poder comer. Tenho personalidade difícil. Casei por achar que era o certo pois engravidei minha esposa e não queria minha filha crescendo sem pai, mas até hoje não sei o que é me apaixonar. Me revoltei quando tive a segunda, mas outra vez aceitei o que a vida me dava. Fui um bom pai mas agora a mais velha começou a ter a vida dela e eu tenho dificuldade pra aceitar, então não nos falamos mais. Não me entendo com minha esposa faz tempo, estamos sempre discutindo. Tenho medo de separar pois se eu sair de casa não tenho condições de pagar aluguel e pensão, teria que morar na rua. Cansei de uma vida toda de fracassos e de só aceitar o que a vida joga pra mim. Não vejo como mudar isso e não quero mais 38 anos de sofrimento interno. Não tenho parentes ou amigos para desabafar. Só não me matei por medo de sofrer muito de dor ou não conseguir e ficar com sequelas. Estou criando coragem.

A melhor resposta 13 SET 2023

Olá, Maicon,
Fiquei pensando no teu relato e quantos eventos difíceis para se encarar enquanto criança. Realmente, não é qualquer um que passa por isso e hoje tá por aqui para contar a história do que viveu. Só que a beleza da vida é que tudo aquilo que sobrevivemos, renascemos mais sábios. Podes até pensar que não, mas tens sabedoria e não me parece que o suicídio te parece a melhor coisa a se fazer. Afinal, tiveste a sabedoria de contatar profissionais que podem te aconselhar, te ouvir, te acolher.
O suicídio possui um "ar" de solução, mas ele não é de fato a solução, visto que nada se resolve na morte. As vezes a busca é de encerrar o sofrimento, descansar, desaparecer, não estar mais aqui, contudo, tudo que se busca no suicídio só pode ser encontrado em vida. Na verdade, tudo que se quer atingir, só pode ser atingido em vida.
Pelo teu relato, percebo que trazes uma carga de uma vida que não aconteceu. A inteligência não aproveitada, a paixão não encontrada, os fracassos. Contudo, tudo isso é passado e por mais nebuloso que possa parecer o futuro é composto de todas as possibilidades, enquanto o presente é reflexo do que já não existe. E tu existe.
Assim, como forma de honrar o teu eu criança que lutou para estar viva, te convido a trazer estas questões para um terapeuta. Assim como eu, tenho certeza de que muitos aqui estão disponíveis para te ajudar.
Conte comigo, Maicon.

Até logo!

Lourenço Torresini Psicólogo em Curitiba

61 respostas

29 SET 2023

Olá, quando você fala que tem "personalidade" difícil, creio que seja uma boa oportunidade pra você buscar ajuda profissional, que servirá de ajuda nos seus conflitos pessoais e também nas relações sociais.
Você teve a preocupação de não deixar a sua filha sem pai e quando você fala em se matar como ficará a sua filha? Existem caminhos diferentes para solucionar esses problemas. Por que morrer, se você pode viver? Sei que passou por muitas dificuldades, mas conseguiu se reerguer e por que não fazer terapia para ajudar a olhar os problemas por outro ângulo com o auxílio de um profissional? Existem outras possibilidades que você não consegue perceber nesse momento, devido ao seu estado emocional.

Me coloco á disposição.

Suely Barros Psicólogo em Rio de Janeiro

44 respostas

11 SET 2023

Maicon
Quer se matar sem sentir dor... há muitas formas para isso!
Mas de que adianta se matar se tem que voltar e refazer tudo novamente?
Analisa a tua situação: Voce é um Puta-Forte, você é uma fortaleza... passou pelo abandono dos pais; depois perdeu os avós com 12 anos e a partir daí... se virou sozinho...
Não tem parentes, que ótimo, ficou muito mais fácil para ti...
O problema todo é que você não se conhece, não sabe quem é, não sabe da tua verdadeira identidade...
Se conhecesse quem é você, não estaria fazendo papel de vítima.
Maicon, você apenas veio a esta Terra por meio da mãe, foi você que escolheu esta pessoa para nascer, você quis passar por todas estas experiências; mas tu não é da tua mãe, você veio para realizar tua missão, teu objetivo de vida, se realizar e ser feliz.
Voce conseguiu passar por muitas provas; falta agora compreender esta situação toda, tomar as rédeas da tua vida nas tuas mãos, ser inteligente em achar um meio de vida neste sistema, nesse meio.
Quando compreender bem isto, muitas dificuldades vão sumir.
Com a tua esposa e filha, deves conversar com elas, dialogar, contar a tua história de vida para elas ... vocês três, podem se ajudar para vencer na vida. Tua filha também quis vir através de ti e da tua esposa.
Todos nós, estamos aqui para aprender, nos corrigir e expandir a nossa consciência.
Nada é por acaso, faça Psicoterapia para ser auxiliado na compreensão disso tudo.
Tu vai ser muito grato à vida, pois nada está acontecendo por acaso.
De fato, a vida não quer o sofrimento, mas se serve da dor para você se conscientizar e mudar, fazer mudanças.
Abraços

5817 respostas

9 SET 2023

Olha Maicon, obrigada por escrever! Você ainda está se dando uma chance de ajuda. Busque ajuda psicológica. Se não puder pagar, veja em universidade que tem o curso de psicologia, pois tem atendimento gratuito e lugares de pós graduação de psicologia geralmente tem atendimento com valor social. Busque ajuda, você poderá encontrar outros caminhos para te fortalecer.
Espero ter ajudado.
Abraços,
Mariana

Mariana Coury Nassar Ferreira Godoi Psicólogo em Goiânia