Que decisão tomar diante de um grande amor? Deixa-la ou tentar mais outra vez?

Feita por >rick b · 30 jul 2024 Abordagem psicológica

Bom, primeiro gostaria de pedir desculpas por estar pedindo conselhos sem poder me consultar com nenhum psicologo por conta de estar 1 ano desempregado...

Infelizmente atualmente me sinto num abismo após terminar o relacionamento a 2 meses atrás, sei que é bem comum sofrer pós terminos, eu mesmo ja terminei outros relacionamentos mas esse tem me deixado num estado de sofrimento que cada dia que se passa fico sem energias e não consigo seguir em frente e isso tem atrapalhado muito minha faculdade e cursos...

Bom, acho que uma das coisas que tem mais me deixado triste é o fato que: eu amo ela, ela me ama, temos uma quimica ótima quando estamos de boa um com o outro mas não conseguimos ficar junto, no inicio ficamos por uns meses onde ela vivia na minha casa, terminamos e 9 meses depois voltamos( nem ela nem eu ficamos com outras pessoas ) e durou só 2 meses, senti ela mais instavel que na primeira vez..

Vou tentar resumir pra ficar mais facil, ela tem problemas psicológicos como ansiedade, trauma de infancia e relacionamentos, toc... E é justamente com esses problemas que sinto que atrapalhavam a gente. Por exemplo: ela sempre teve necessidade de ter varios combinados comigo que eu era "obrigado" (enquanto quisesse estar numa relação) como por exemplo: se eu visse qualquer mina na rua ( independente se ja fiquei ou nao, só de conhecer) eu tinha que falar pra ela, tinha que contar pra ela os sonhos que tive, se eu sonhasse que fiquei ou tive qlqr relação com outra mina eu tinha que dizer pra ela assim que acordasse, se fosse só um sonho normal q tivesse outra mulher eu deveria contar ao dispertar pela manhã, fora as inumeras perguntas que ela fazia sobre minha vida na qual pedia detalhes extremamente específicos... E ela não consegue ser flexível como eu tenho que ser, sinto que tudo tem q ser do jeito dela por conta dos problemas dela mas ela nao consegue fazer tanto por mim por conta dos problemas dela..

Algumas situações por exemplo: Teve uma vez que contei um trauma específico pra ela, e no dia ela de fato se sensibilizou mas quis saber mais no dia seguinte, detalhes especificos e como isso mechia muito comigo eu não dei muito ouvidos a todas perguntas que ela fez e no dia seguinte eu escrevi no bloco de notas no pc tudo que lembrava e na hora ela ficou com certa irritação pois oque ela queria saber não estava ali e isso me deixou muito triste... Tanto que no dia seguinte acabamos terminando pois estava mt triste e ela ainda assim queria q fossemos pra mãe dela e eu n estava no clima e logo começou outra briga pq eu tinha prometido que ia sempre na mãe dela... Mas eu sei que não é ela de fato, que é o problema dela falando e mesmo assim eu amo muito ela pois quando ela não esta nessa situação a nossa quimica é incrivel, conversas, brincadeiras, e carinho....

Ja eu: tenho sim muitos traumas de infancia, tenho tdah mas apesar disso me considero uma pessoa um tanto tranquila. Não gosto de brigar, quando fico pressionado demais eu começo a ficar com raiva.. Ja cometi sim muitos erros com ela como xinga-la e falar coisas que não deveria alem de muitas vezes também não ter tido paciencia..Também não querem que pensem que sou um inocente, sou sim muito complexo e tenho minhas dificuldades..

Desculpem o texto longo, eu gostaria muito de consultar com algum profissional mas como disse infelizmente não tenho a menor condição no momento... E não sei o que faço nessa situação, sinto muito a falta dela e queria estar com ela ao mesmo tempo que estou com medo, nao tenho cabeça pra ficar terminando e voltando, queria muito estar com ela mas não queria brigar tanto, só queria estar com ela em paz...

A melhor resposta 1 AGO 2024

Olá Rick. Sinto muito que esteja enfrentando isto. Relacionamentos afetivos podem ser bem complicados e pelo que relata sua história tem muitos fatores externos que influenciam na dinâmica do casal. Relacionar-se com alguém instável emocionalmente e que demonstre tamanha insegurança é muito complicado e desafiador. O relacionamento que nos detalhou não é saudável, há obsessões por parte dela de detalhes que não fazem sentido e uma certa negligência com seus sentimentos e com suas vivências. A individualidade e a privacidade, tão fundamentais a todos os seres humanos, foram violadas e isto torna tudo extremamente desgastante. Independentemente de diagnósticos de ambas as partes, é necessário estar em equilíbrio para conseguir se relacionar com qualidade. E me parece que ela não pode oferecer isto neste momento. Permanecer em uma união assim só trará mais prejuízos aos dois, com brigas, discussões e quebras de respeito. Aproveite este tempo sozinho para refletir sobre os motivos que o levaram a aceitar tantas violações durante este relacionamento e para refletir sobre as eventuais projeções e idealizações que faz com ela. Seria ótimo também que você pudesse trabalhar suas complexidades e dificuldades. Caso seja possível de alguma forma, me ofereço a atendê-lo com valor social para que possa auxiliá-lo neste processo. Ficobà disposição. Um abraço, Ily.

Ily Luna Melani Psicólogo em Curitiba

27 respostas

2 AGO 2024

Oi Rick,

Entendo que você está passando por um momento bem complicado. É normal sentir essa confusão após um término, especialmente quando ainda existe amor e química entre vocês. Tente refletir sobre o que realmente deseja. O amor é importante, mas também é crucial ter um relacionamento saudável. Avalie se os problemas que vocês enfrentaram são possíveis de serem resolvidos e se ambos estão dispostos a trabalhar nisso. Falo que relacionamento é sobre escolha e escolher doi. Mas qual dor é mais valorosa frente a uma vida que você quer viver?

É fundamental estabelecer limites claros. Se as exigências dela estão te sobrecarregando, é importante expressar isso de forma respeitosa. Conversas abertas e honestas podem ajudar a esclarecer o que cada um espera do relacionamento. Às vezes, dar um tempo pode ser benéfico, permitindo que ambos reflitam sobre suas necessidades e o que querem para o futuro.

Embora você não possa consultar um psicólogo no momento, considere buscar grupos de apoio ou outras fontes de orientação que possam ser acessíveis. Conversar com amigos de confiança também pode ajudar a esclarecer seus sentimentos. Cuide de si mesmo e priorize seu bem-estar emocional e mental. O mais importante é que você e sua ex-namorada estejam em um lugar emocionalmente saudável para que qualquer recomeço seja mais positivo. Seja gentil consigo mesmo nesse processo.

Beatriz Grigoleto | Psicóloga

Beatriz Grigoleto Psicólogo em Bebedouro

34 respostas

1 AGO 2024

Rick
Não basta ter química... é uma coisa física, não dura para sempre.
Para se corresponderem, primeiro voces precisam resolver seus problemas particulares, de esfera individual.
Você precisa resolver o teus e ela os dela. Isso é prioritário.

Relacionamento nenhum suporta o que não foi resolvido particularmente.
É ilusão pensar que depois, como casados, vão se compreender... não vão. vai aumentar os problemas.
Acima da boa química está a predisposição de enfrentar a verdade de si mesmo, os dois.

Façam Psicoterapia para resolver suas questões.
Abraços

6349 respostas

1 AGO 2024

Oi, Rick! Obrigado por escrever. Teu grande amor, somente pode e precisa ser você mesmo. Pelo relatado, nem você, nem ela estão amadurecidos para vivenciar, cada qual com expressão autônoma e genuína negociação recíproca e edificadora de convivência.
Cuide mais do autoconhecimento, dos estudos, das turmas de colegas e conhecidos éticos e saudáveis, da arte, cultura, trabalho.
Para namorar, vocês precisam amadurecer mais.
Atenciosamente,