Como saber se tomei a decisão correta?

Feita por >Isa · 6 fev 2022 Separação

Fui casada por 12 anos com uma pessoa totalmente narcisista, tivemos um filho, o qual já tem 16 anos e é meu maior tesouro.
Terminei o relacionamento por traição por parte dele e tive um grande prejuízo financeiro em relação a esse término, visto que eu eu sempre sustentei a casa, meu filho e meu ex.
4 meses após o término, que foi tranquilo da minha parte (pois não havia a mínima possibilidade de retorno da minha parte), conheci um rapaz, de outra cidade. Ele sempre foi muito carinhoso, dizia que me amava todos os dias... Era até grudento.
Ele já tem 03 filhos, de outros 2 casamentos anteriores. E uma grande diferença financeira para com a minha. Eu sempre trabalhei muito, conquistei bens, carro, faculdade, MBA. Já ele alega não ter tido oportunidades por ter sido pai muito cedo.
Resumindo, desde o início eu não tinha segurança em assumir algo como um casamento com ele, já ele insistindo em "largar" tudo pra vir morar em minha casa, pq alegava não aguentar a tristeza em ficar longe de mim. Eu tenho condições financeiras pra passear, viajar... Mas raramente passeamos ou viajamos, e quando o fizemos... Eu quem banquei a viajem. Ele controlava muito o que eu fazia, com quem estava conversando quando estava online... E eu gosto muito da minha liberdade! Eu terminei o relacionamento há uma semana. Mas não tenho certeza se fiz o correto. Tenho medo de ter perdido alguém que gosta de mim de verdade... Sinto saudades dele. Ao mesmo tempo não sinto segurança para assumir um casamento com ele (ele insiste diariamente). Não sei o que fazer.
Sinto saudades.
Como saber se tomei a decisão correta terminando?
Ele se dá muito bem com minha família, meu filho... Mas as vezes implica com a educação que dou ao meu filho, que é um rapazinho muito bonzinho, educado e companheiro.

A melhor resposta 7 FEV 2022

Oi Isa,
Teu "santo é forte" (Intuição) porque sem voce ter certeza, terminou com os dois que não te ajudavam em nada...
Mas está servido (os dois) para despertar a tua consciência do que deve curar em ti mesma.... os dois eram dependentes financeiramente de ti... um pelo menos mas o outro te deu prejuízo...
É visto que deves corrigir em ti mesma um problema afetivo que atrai pessoas que acabam te usando, pessoas que se encostam em ti.
Voce não precisa disso, voce precisa fazer conexão com pessoas que vibrem o mesmo que voce vibra, não necessariamente que estejam na mesma situação financeira tua, mas que sejam altruistas como você é, que pegam junto e que não fiquem tirando só proveito de você.
Se voce não corrigir isso, todas as pessoas que voce se ligar a tendência é ficarem dependentes de você... na vida as coisas se repetem para que possamos nos corrigir, sanear, curar. O objetivo de estarmos vivendo este mundo é para aprendizagem...
Portanto, faça Terapia para conscientizar-se, clarear toda a tua vida e tu mesma poder compreender porque as coisas acontecem assim.

Abraços

5822 respostas

11 FEV 2022

Olá Isa.
Seu relato mostra como sua autoestima e autoproteção tem sido cruciais para seus relacionamentos. Os rompimentos do casamento e o do outro relacionamento aconteceram com muita convicção. E você sabe exatamente o que quer de alguém numa relação amorosa: autonomia, carinho, segurança, passeios, viagens, liberdade, confiança... Voce avaliou corretamente cada um em suas qualidades e defeitos e decidiu de modo sensato. Vida que segue. Sabendo o que quer e estando acessível outras oportunidades chegarão a ti. Psicologo Online Custodio Cruz

Custódio Silva Psicólogo em Ouro Preto

97 respostas

7 FEV 2022

Olá Isa,

Obrigada por nos escrever. Isa, ninguém pode, nem deve falar se você fez a decisão correta. Você é uma mulher forte, resiliente que está passando por um momento delicado e precisa de autocuidado e refletir mais sobre sua história e sobre a forma como vem se relacionando com os outros e com você mesma. A psicoterapia pode ser uma boa aliada para ti nesse momento.

Cordialmente,
Pâmela Fernandes

Pâmela Fernandes Psicóloga Psicólogo em Natal

64 respostas

7 FEV 2022

ola! Posso lhe ajudar no que você precisar. Se você estiver precisando se consultar com um psicológo é só agendar comigo que eu lhe respondo o mais rapido possivel

Rafaela de Arruda Custódio Psicólogo em Belém

2409 respostas

7 FEV 2022

Oi, Isa!
Obrigada por falar um pouquinho de você! Em primeiro lugar acredito que precisa olhar mais para você e no que deseja. Creio que ficaram marcas do seu primeiro relacionamento e que precisam ser tratadas para que possa estar ciente e plena do que realmente quer. Pois em qualquer relacionamento a confiança e o respeito é importante. Cabe como dito antes, procurar ajuda de um profissional para que possa trabalhar o autoconhecimento e os traumas vividos até aqui.
Lisandra Matos de Pinho - Psicóloga

Anônimo-396986 Psicólogo em Rio de Janeiro

55 respostas

7 FEV 2022

Olá! Acredito que suas decisões foram boas! Pois, no primeiro relacionamento com uma narcisista é impossível levar uma vida conjugal saudável. No entanto, no segundo relacionamento o rapaz parece ter algumas questões que precisa ser observada como um provavelmente ter um apego inseguro que proporciona uma dependência emocional. Decisões foram assertivas. Creio que precisa de uma terapia para trabalhar as questões que ficaram desses situações abusivas.

Roberly Freitas Vaz Psicólogo Psicólogo em Goiânia

36 respostas

7 FEV 2022

Olá Isa! Grato por escrever. Decisões corretas são provisórias, valem por algum tempo. Agora relacionamentos estáveis e corretos são esclarecidos, viablizados por um um conjunto de hábitos que se pratica por anos a fio. O investimento na formação escolar, a preparação e aprimoramento para o posicionamento profissional, a pesquisa, observação, ensaio de vinculação amorosa cuidadosa, são exemplos de postura que podem indicar semelhanças e durabilidade vincular com qualidade. Pelo relato há sinais de que você tomou a decisão correta, nesse caso. Você pode ter escolhido o marido anterior sem os cuidados acima mencionados, bem como pode ter escolhido essa pessoa com quem acaba de terminar, sem a devida precaução. São sinais de que, embora você tenha estabilidade ocupacional, experimenta fragilidade no que se refere a autoreferência afetiva.
Estaremos a disiposição para te ajudar a enriquecer esse aspecto.
Abraços virtuais (em tempos de pandemia verdadeira, de maioria de falsos políticos, de grande maioria de falsos religiosos (atores, comerciantes da fé, opositores do conhecimento), até de alguns falsos cientistas, sigamos recomendações de instituições como: Anvisa, TVs Educativas, Universidades Públicas, Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, Organização Mundial da Saúde!)
Vacine-se! Vacine as crianças! Mascare-se! Matenha proximidade afetiva com distanciamento físico.

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.

8654 respostas

7 FEV 2022

Isa. Vc está correta qdo toma atitudes pensando em você. Ficar presa a uma pessoa q não te dá retorno e ainda quer te prender a todo custo tirando sua liberdade. Penso q na verdade vc pode ter ajuda profissional para melhorar sua auto estima .
Sou Monica psicóloga

Monica Mesquita Psicólogo em Rio de Janeiro

3150 respostas

7 FEV 2022

Você própria já respondeu sua dúvida, qdo diz que tem uma situação estável e gosta de sua liberdade .

Mônica Monconill Psicólogo em Indaiatuba