Quando a pessoa conta ou pergunta várias vezes a mesma história?

Feita por >ROSANGELA PIRES · 14 mai 2020 Psicologia clínica

Uma colega conta a mesma história 3, 4 vezes e pergunta também do mesmo jeito.. é normal??? Ela tem 45 anos

A melhor resposta 16 MAI 2020

Olá Rosangela tudo bem?
Pode haver diversos motivos para que isso ocorra, inclusive a presença de alguns transtornos mentais.
Mas o que pode ser é que, as vezes a pessoas repetem a mesma história porque não se sentem ouvidas (e não por você passar essa impressão, e sim porque dentro da história de vida dela, ela pode não ter sido ouvida pelas pessoas) o que faz com que ela reproduza esse padrão em todas as outras que convivem com ela, como você por exemplo.
Outro palpite é que ela pode ter a sensação de não ter sido totalmente clara, não se expressou plenamente, então ela precisa retornar várias vezes para que esse entendimento e essa clareza se faça presente.
Espero ter ajudado!
Abraço.

Acacia C. A. Marques Psicólogo em Aracaju

7 respostas

4 JUL 2022

Olá Rosangela Pires.
As vezes a pessoa conta várias vezes a mesma historia porque ainda não elaborou muito bem o que aconteceu, ou seja, ela ainda não entendeu claramente o ocorrido e precisa relatar algumas vezes para pensar e entender. No ambiente de psicoterapia é comum isto acontecer, porém como se tem uma escuta ativa, mais apurada o psicólogo vai ajudando a pessoa a perceber as nuances destes relatos e buscando com o paciente a compreensão dos fatos.
Jane Assunção.

Jane Assunção Psicólogo em São Paulo

1476 respostas

17 MAI 2020

É porque o problema que a história encoberta é de muita dor, ou muito importante ela resolver.
O mesmo acontece com o sonho: quanto maior o número de vezes que sonha o mesmo sonho, mais urgente e premente é a solução dele.

5817 respostas

15 MAI 2020

Olá! grato por participar. Seu texto apresenta poucos dados, mas, ao citar a idade dela, você pode estar suspeitando que haja algo anormal com ela. Para chegar a esse entendimento é necessário levantar um conjunto muito grande de informações em diversas áreas. De outro lado, de forma comum, algumas pessoas, com uma vida mais limitada, com o cérebro mais acomodado, não tendo contato com coisas sentidas como significativas, acabam, diante do desconforto do silêncio ou da sensação ruim, de não ter outras coisas, apoiarem-se na repetição. Na verdade, como o tempo não pára, como a vida é dinâmica, tudo, ao final das análises, acaba sendo novo, mas não são percebidos e interpretados como novidades a ponto de levar as pessoas a prestar atenção na novidade das coisas. Por exemplo, uma pessoa que "repete" dez vezes a mesma história, é percebida de forma completamente diferente, quando fala a primeira vez, de quando falta a décima vez. Nas vezes intermediárias foram ocorrendo transformações no sentido da fala e da percepção, mas as pessoas, tendem a não sentir, signficativamente, na hora, cada transformação. Depois de dez repetições consolidam a percepção diferente. Abraços virtuais (em tempos de pandemia, saia de casa, somente para o que for necessário, com máscara, higiene e distanciamento físico: uma morte a mais evitada, vale toda a vida preservada!) Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.