Amar uma pessoa e estar com outra, o que fazer?

Feita por >Ana · 6 ago 2020 Terapia de casal

Tenho 22 anos e namorei 2 vezes na minha vida. O primeiro namoro foi de 5 anos, nos conhecemos na época da escola e ficamos juntos até o primeiro ano de faculdade. Fomos o primeiro em tudo na vida do outro, beijo, sexo e temos muita história pra contar. Nosso término foi bem difícil, porque nos amávamos muito, mas sentia que ele não dava muita importância a mim e aos meus sentimentos, principalmente por conta da imaturidade que tínhamos na época. Após 1 ano de término, eu conheci o meu segundo namorado na empresa que entrei, o qual estou hoje, completamos 2 anos de namoro, porém por mais que eu tente, não consigo amar com a mesma intensidade e sentir tudo de bom que senti com o primeiro. Somos todos do mesmo ciclo de amigos, sendo assim, percebo que meu ex sente alguma coisa também, sinto que nos amamos muito ainda, mas não podemos fazer nada porque ambos estão em outros relacionamentos. Acredito que ele sinta o mesmo que eu, mas tenho medo de perguntar ou tocar no assunto e não ser correspondida. Não sei mais o que fazer, porque choro muito com essa situação! Não quero estragar o relacionamento dele e nem o meu, mas se de fato existe amor entre nós, penso que preciso fazer algo logo, pra não acabar infeliz.

A melhor resposta 7 AGO 2020

Olá Ana! Grato por participar. Na verdade você precisa amadurecer. Pondere: namoro, na maior parte das vezes, é para se conhecer mais e concluir que se conheceu aspectos do outro, que indicam término. Por essa razão, as pessoas namoram quatro, cinco, ou mais pessoas. Ao final, quando casam-se com consciência, as chances de viverem bem, fica maior. Nem sempre isso acontece. A pessoa que amamos, é muito mais um desenho que criamos em nossa mente, uma expectativa direcionada para outra, pessoa, que tem sua porção maior no nosso imaginário. Da mesma forma, o grande namorado de cada um de nós, somos nós mesmos. Ao namorar outra pessoa, devemos conduzir o namoro, construir namoro. A vida é muito dinâmica. O que vemos de longe, de perto, parece diferente. O que vale em uma idade, pode não valer mais em outra idade. Não há escolhas sem perdas. Vinte e dois anos é tempo de enriquecer trocas sociais, desenvolver vínculos de coleguismo e amizade, contatar os saberes e acúmulos culturais.
Namoro é um faceta da vida, assim como estudo, trabalho, grupo esportivo, leitura, pintura, teatro, etc. Enriqueça a vida!
Abraços virtuais (em tempos de pandemia, sejamos razoáveis: Ciência!)

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.