Qual o meu problema?

Feita por >Alex Fernandes · 7 set 2017 Psicologia clínica

eu não sinto emoção alguma, minha mãe morreu no meu aniversario de 5 anos e até hoje não chorei por nada, eu me corto, não tenho amigo nenhum e sou anti-social.

Sou sedentário só levando para ir para a escola.

Mas eu passo por tudo isso e não tenho emoção nenhuma e não consigo chorar, e por fim... sim penso em suicidio sempre e já até tentei.

A melhor resposta 8 SET 2017

Olá Alex!
Quando somos expostos a traumas tão intensos frequentemente a mente congela as emoções na tentativa de se proteger.
Os pensamentos sobre suicídio e a automutilação são as formas que sua mente vem encontrando para lidar com o sofrimento intenso que você vem carregando.
É fundamental que procure ajuda de um psicólogo para se fortalecer emocionalmente organizando e compreendendo suas emoções.
Não deixe de procurar ajuda.

Fico a disposição

Maitê Hammoud

Maitê Hammoud Psicólogo em São Paulo

1705 respostas

12 SET 2017

Olá Alex!!!

Muito embora o seu relato seja breve, muito ele diz.

A função materna realmente é de suma importância no processo do desenvolvimento humano, assim como aquele que exerça a função paterna, contribuindo, se ambos responsáveis e preparados, para a formação de uma personalidade bem estruturada a fim de que o biopsicossocial se ajuste de forma equilibrada ao meio no qual vivemos.

No entanto outras informações são necessárias para uma devolutiva da sua demanda,ex.: sua idade atual, se existe alguém que exerça esta função materna e paterna, se há nível estabelecido de traumas e suas consequências, o que mais ocorreu neste intervalo de tempo, etc.

Sugiro que procure um profissional da psicologia para que em um ambiente propício e sigiloso, este possa contribuir de uma forma significativa e propiciar um trabalho para a sua demanda, direcionado a uma qualidade de vida desejável.

Atenciosamente,

Carlos César Petruy Psicólogo em Curitiba

343 respostas

11 SET 2017

Alex procure um acompanhamento psicológico. Você nasceu para ser feliz ,crescer, evoluir...chega de sofrer. O suicidio é a pior opção. A morte não alivia o sofrimento de ninguém. ..só piora. Enfrente a vida .
Boa sorte.

Florescer Psi Psicólogo em Rio de Janeiro

489 respostas

11 SET 2017

Boa noite Alex,
o primeiro passo é assumir aquilo que percebe em si! E sempre buscar compreender que você não é o único, existem outras pessoas passando por outros problemas! Além da história de vida, as características ambientais e outro fatores influenciam também no embotamento das emoções. As vezes as pessoas chegam a conclusão de que nunca sentiram determinadas sensações!
As causas nem sempre são claras, as vezes você pensa que a causa é uma, mas no fim descubrirá que o motivo é mais profundo!
Em um primeiro momento não cabe nenhum tipo de diagnóstico, pois as condições comportamentais não são para quesito de mapeamento, elas são experienciais e vivenciais, para que só após a investigação de questões suas a partir de si mesmo, você tenha uma noção geral do que acontece e como proceder!
Dependendo da situação, procure um profissional de forma presencial, porém, caso queira realizo orientação pela internet!
Pode me procurar!
Att.
Thalita Ribeiro
CRP10/02676

Thalita Coutinho Ribeiro Psicólogo em Belém

71 respostas

11 SET 2017

Oi Alex,
É possível que você esteja enfrentando um quadro depressivo.
É essencial procurar um psicólogo para trabalhar as questões passadas e presentes e se fortalecer.
Estou à disposição.

Um abraço,
Liediani Souza

Liediani Souza Psicólogo em Florianópolis

235 respostas

10 SET 2017

Olá Alex,

Assim como as colegas já pontuaram, é importante que busque acompanhamento terapêutico. Há traumas que podem nos levar a diversos sintomas, é e se trabalhados em terapia há possibidade uma melhor qualidade de vida.

Estou a disposição

Elisa Lengler

Elisa Canellãs Lengler Psicólogo em Florianópolis

453 respostas

8 SET 2017

Olá, Alex. Chamou minha atenção o seu caso, o fato de ter lembrado da morte da sua mãe como ponto inicial da sua falta de emoções.
Você criou um mecanismo de defesa depois disso e parece que ele estava funcionando bem, mas agora você demonstra se incomodar com a ausência dessas emoções e de pensar em suicídio.
Por um lado esse seu movimento de buscar ajuda é positivo, mas será necessário reviver o seu trauma. Você já sabe disso, sabe que será difícil, mas é a sua história, não tem como fugir. Recomendo que não faça isso sozinho e nem fuja desse encontro com as suas emoções.
A vida pode ser muito boa, apesar de todos os acontecimentos e perdemos muito tempo complicando as coisas e fugindo dos problemas. Coragem! você vai superar essa fase e encontrar sentido nas pequenas coisas, acredite.

Verena Freire Psicologia do Esporte Psicólogo em Salvador

28 respostas

8 SET 2017

Olá, Alex. Chamou minha atenção o seu caso, o fato de ter lembrado da morte da sua mãe como ponto inicial do fato de que não tem mais emoções. Você criou um mecanismo de defesa depois desse fato e parece que ele estava funcionando bem, mas agora você demonstra se incomodar com o fato de não sentir emoções e de pensar em suicídio. Por um lado esse seu movimento de buscar ajuda é positivo, mas será necessário reviver o seu trauma. Não faça isso sozinho e nem fuja desse encontro com as suas emoções. A vida pode ser muito boa, apesar de todos os acontecimentos e perdemos muito tempo complicando as coisas e fugindo dos problemas. Coragem! você vai superar essa fase e encontrar sentido nas pequenas coisas, acredite.

Verena Freire Psicologia do Esporte Psicólogo em Salvador

28 respostas

8 SET 2017

Olá Alex!
Bacana você perceber e descrever suas características. Essa sua consciência de si é importante e deve ser investigada através de processo psicoterapêutico. Há trabalhos em psicoterapia que só na forma presencial poderão te auxiliar. Apesar de você ter pontuado direitinho algumas características, somente em um parágrafo não é possível acessar tudo que te constrói até o dia de hoje. Busque um profissional em quem você estabeleça confiança e siga em busca do auto conhecimento. Meu desejo de saúde!!

Wládia Morais
Psicóloga - RJ

Wládia Morais Psicólogo em Rio de Janeiro

94 respostas

8 SET 2017

Boa noite Alex. Sugiro que você procure um psicólogo para ajudá-lo nesse momento. Tirar a vida agora não resolverá seu problema, o melhor é buscar ajuda profissional. Boa sorte.

Maria Eni de Mattos Psicólogo em Guarapuava

243 respostas

8 SET 2017

Boa noite Alex.
Sugiro procurar acompanhamento psicológico o quanto antes para lhe auxiliar em relação a vontade de por fim a própria vida e outras questões que possam vir a surgir.
Espero ter ajudado, fico a disposição

Psicóloga Karina Remisio de Oliveira Psicólogo em Joinville