Problema com a idade

Feita por >carol · 3 set 2017 Psicologia clínica

Tenho quase 30 anos, sempre quis ter o primeiro filho com uns 24 anos, só q só com 28 anos consegui minha casa própria e pensava no bem estar do bebê p dar uma vida boa a ele, com isso só fui ter bebê com 29 anos, me sinto velha, fico td dia em casa com o bebe e antes eu saia td dia fazer alguma coisa, parece q esses dias q fiquei em casa sinto como se tivesse perdido uma parte da minha juventude, me sinto velha, acabada quando me olho no espelho, e essa ansiedade de q tô perdendo tempo em casa, sempre fui mto vaidosa e egocentrica tá sendo bem difícil p mim, me sinto mal por não ter tido filho antes e ser uma mãe jovem p meu filho

A melhor resposta 5 SET 2017

Carol,

A vida de mãe nos impõe uma rotina diferenciada, que requer mudanças. Mas estas mudanças não podem causar sofrimento. Pelo que relatas já havia um desejo de se tornar mãe.Creio que a terapia irá auxilia-la a refletir sobre estas questões e mudanças.

Estou a disposição

Elisa Lengler

Elisa Canellãs Lengler Psicólogo em Florianópolis

453 respostas

11 SET 2017

Boa noite,
suas angústias são bem particulares e relacionadas a um planejamento que não conseguiu cumprir! A depender de como você encara realmente estas questões, elas podem ser superadas e redirecionadas. Existem pessoas que estão nesta mesma situação ou com outras questões que também as angustiam, a vida muitas vezes não funciona como o planejado!
Pode ser que não sejamos do mesmo local, e é sempre importante te indicar a procurar um profissional próximo a você!
Porém, caso você tenha interesse, você pode realizar algumas orientações online, dando prosseguimento de forma presencial com um profissional!
Fico a disposição para realizar a orientação online!
Att
Thalita Ribeiro
CRP10/02676

Thalita Coutinho Ribeiro Psicólogo em Belém

71 respostas

5 SET 2017

Olá Carol!!!

Em primeiro lugar você com 29 anos é muito jovem ainda, uma idade muito favorável ao processo da maternidade.

Curta este momento com o seu filho, considerando que está proporcionando o bem estar do seu bebê no momento em que você achou mais adequado de acordo com o seu relato, talvez seja a oportunidade para o seu crescimento interior, uma experiência tão desejada por muitas mulheres.

Este período também pode estar descompensado por influencia na química corporal que ocorre neste período do puerpério, ocasionando uma queda da auto estima, é importante o apoio de seu marido, pessoas da família, uma nutrição com a orientação de um(a) nutricionista(a), uma atividade física compatível, um apoio de um profissional da psicologia a fim de que se busque uma qualidade de vida desejável para este momento.

Atenciosamente,

Carlos César Petruy Psicólogo em Curitiba

343 respostas

4 SET 2017

Bom dia minha cara Carol, o que acontece é que ser mãe não é fácil e realmente a mãe tem que abrir um pouco de seu eu para se dedicar a uma nova vida e essa mudança por mais que se planeje nem sempre é fácil de se sentir confortável no dia a dia porque é uma mudança de situação em que envolve muito desprendimento de si pelo outro e que nem sempre se está preparada. Eu te oriento a procurar um acompanhamento psicológico para trabalhar esses pensamentos de baixo autoestima e angustia existencial, ok? Borte e conte comigo.
Att. á Psicóloga Ussénade.

Ussénade Maria de Oliveira Psicólogo em Recife

763 respostas

4 SET 2017

Bom dia Carol.
A ansiedade pode aparecer em diversos momentos de nossas vidas, inclusive diante de grandes mudanças. Ser mãe envolve diversas questões. Sugiro procurar acompanhamento psicológico para identificar o que leva a essa ansiedade, e ressignificar essas questões da melhor forma possível.
Espero ter ajudado, fico a disposição

Psicóloga Karina Remisio de Oliveira Psicólogo em Joinville

260 respostas

4 SET 2017

Carol, bom dia! Para quem sofre de ansiedade e nunca recebeu nenhum tratamento específico é natural que esta ansiedade surja em diferentes momentos da vida e em intensidades diferentes, principalmente em momentos que envolvam mudanças e situações que geram insegurança. São muitos papeis que você está diante e precisa lidar, mãe, mulher, profissional... Seria interessante você iniciar um acompanhamento psicológico em sua cidade, assim o psicólogo lhe ajudará a entender os motivos que geram sua ansiedade, como resignificar esses pensamentos ansiogênicos e como lidar da melhor forma diante dessas situações. É importante lembrar que a ansiedade tem tratamento e bons resultados quando se tem cuidado e empenho. O quanto antes você iniciar o acompanhamento mais cedo irá se sentir melhor. Não desista de você! Espero ter ajudado! Para quaisquer outros esclarecimentos ou acompanhamento, estou à disposição. Atenciosamente, Danielle Almeida

Danielle de Almeida Psicólogo em Rio de Janeiro