Meus pais estão contra por questão de idade

Feita por >Lunna · 13 jul 2023 Abordagem psicológica

eu conheci um menino e começamos a ser amigos e conversar, ele todo dia queria estar junto comigo me vendo e pra ficar conversando pessoalmente ate que ele começou a gostar de mim e por bastante insistência dele eu comecei a gostar dele também. Eu tenho 21 anos e ele tem 17 anos, isso me causa bastante insegurança por ele ser mais novo só que ele me pediu pra gente tentar e ele é super compreensível com meus medos e inseguranças. Os pais dele apoiam que a gente tente algo mais sério só que meus pais não, meus pais não permitem que a gente continue se vendo e muito menos começar um namoro. Meu pai me diz que não quer mesmo e que pra mim não tem vantagem nenhuma se relacionar com um menino mais novo, não vai me agregar em nada só vai estragar meus planos de futuro. O problema é que eu criei sentimento pelo menino e agora estou com mais insegurança ainda e é bem difícil conseguir se afastar assim porque meus pais não estão deixando. Eu não sei o que fazer, preciso de ajuda!!

A melhor resposta 14 JUL 2023

Olá Lunna! Entendo que você está passando por uma situação desafiadora, essa falta de apoio por parte dos seus pais pode gerar insegurança e dúvidas em relação aos seus sentimentos e às suas escolhas.

Tente ter uma conversa aberta e respeitosa com seus pais, onde você possa expressar seus sentimentos e preocupações em relação ao relacionamento. Ouça atentamente seus pontos de vista e tente entender suas preocupações. Explique como o relacionamento faz você se sentir e compartilhe seus planos para o futuro. Demonstre que você leva a situação a sério e está disposta a assumir responsabilidades.

Considere o tempo e a paciência, pois mudanças nas perspectivas e opiniões dos seus pais podem levar tempo. Mantenha-se aberta ao diálogo e seja paciente. Continue a mostrar que você é responsável e está disposta a considerar diferentes pontos de vista. À medida que o tempo passa, eles podem se sentir mais confortáveis com o relacionamento.

Lembre-se de que, no final das contas, a decisão sobre o relacionamento é sua. É importante priorizar sua própria felicidade e bem-estar emocional. Pense em como o relacionamento se alinha com seus valores, objetivos de vida e satisfação pessoal. O apoio emocional e a reflexão cuidadosa podem ajudá-la a navegar por esse momento desafiador.

Um abraço!

Gabriella de Oliveira Psicólogo em São Paulo

18 respostas

14 JUL 2023

Boa tarde, Lunna,
Primeiramente é importante entender os SEUS sentimentos nesta situação. Como é a amizade de vocês, e como têm conversado sobre estas questões.
Muitas vezes os pais querem o melhor para os filhos, mas diante do ponto de vista deles. Leve em conta que você não vai se casar, apenas envolver seus sentimentos com alguém que, pelo seu relato, te faz sentir bem.
Não se apegue à questão da idade, e não deixe que este preconceito contamine uma amizade tão bonita. Confie em você, e no que você está sentindo.
No final, é a SUA amizade e uma possibilidade de relacionamento que contam.
Caso queira conversar sobre esta questão, fico à disposição. Mas concentre-se no que é melhor pra você, e seja feliz.

Felipe Moreira Psicólogo em São José dos Campos

448 respostas

14 JUL 2023

Olá Lunna! Obrigado por escrever. Pais e mães, quase todas as vezes, mesmo sendo seres humanos, portanto, com coerências e incoerências, limitações e superações, querem o bem de seus filhos. Preste atenção nisso. De outro lado, o grande namorada de cada pessoa, deve ser ela mesma. Ao mesmo tempo, em sociedade complexa como a nossa, até os vinte e cinco anos de idade, aproximadamente, as pessoas devem viver prioritariamente o cuidado com seus estudos sérios e comprometidos, turmas de colegas e conhecidos de convivência regular que sejam éticos e saudáveis, trabalho ou preparação consistente para o trabalho, esportes coletivos de contato, grupos de estudos, teatro, arte, cultura, serviços comunitários. A sociedade complexa exige esses espaços e interações para que se compreenda melhor a cultura, a natureza humano, antes de querer encaminhar evolução de namoro. Casa e trabalho todos precisam, responsabilidade, saúde, constância, sensatez, para cuidar dos filhos que vierem a ter, todos precisam.
Aos vinte e um anos, namorar pessoa de dezessete, por insistência da outra pessoa, sugere que você agiu passivamente, respondendo a uma pessoa, e não vivendo tuas buscas. Isso precisa ser melhor integrado com sua vida.
Poderá ser muito mais valioso para você, do que esse namoro, o processo de amadurecimento, podendo ou não, conter a assessoria de um psicólogo.
Abraços! A Covid e a Dengue estão vigentes: sejamos cuidadosos. A maior parte dos políticos não são confiáveis. Dentre os religiosos, há muitos que se dizem religiosos, mas na verdade, são falsos: querem é dinheiro. Fazem teatro para enganar os descuidados. Os meios de comunicação não são neutros, mas aqueles que apresentam tradição de muitos anos ou recebem o selo educativo/cultural, e não estão a serviço de alguma seita religiosa, são razoáveis. Tenha sabedoria para filtrar. A Ciência não é perfeita, mas como fez o avião, a geladeira, o rádio, o celular, faz as vacinas. Confie na Ciência! Vacine-se, vacina as crianças.

8654 respostas

14 JUL 2023

Lunna, às vezes os pais nutrem certas expectativas em relação aos filhos, é normal, mas você é uma mulher adulta. Confie na sua capacidade de decidir o que é melhor para você no momento.
Se você deseja continuar o relacionamento banque essa decisão e enfrente as adversidades com coragem. Os pais com o tempo vão se acostumando a respeitar nossas decisões enquanto adultos, mas para isso você precisar se posicionar e quando digo isso, não me refiro a você brigar com seus pais ou se afastar deles, mas ter uma conversa franca, afetuosa e impor sua decisão. Nossos pais começam a respeitar nossas escolhas quando agimos em conformidade com isso!

Gisele Moraes Psicólogo em São Paulo