Como contar para os meus pais que estou namorando uma menina?

Feita por >Gabriela · 19 jan 2015 Orientação sexual

Sou lésbica, não tenho dúvidas quanto a minha sexualidade. Minha mãe praticamente já sabe, meu pai já ouviu também, mas para ele eu nunca dei certeza, quando ele ouviu foi pela boca da minha irmã durante uma discussão nossa. Mas para a minha mãe eu já admiti ser. Meu pai só tem a mim de filha, não queria frustrar ele, pelos planos que ele fez para mim. Ele faz de tudo por mim, me dá tudo o que eu peço. Eu sei que sou a menina dos olhos dele, ele já disse que sou tudo o que ele tem, já que os pais dele já se foram. Bom, ele tem a minha mãe, claro, mas eu sou tudo pra ele. Sei que ele vai me aceitar, porque independente dos meus piercings e opçao sexual eu continuo dando orgulho para os meus pais, no curso. Quando ele ficou sabendo, ele não disse nada e já fazem uns 7 meses. Na época eu era solteira. Hoje eu tenho namorada, ela é 5 anos mais velha. Mas eles não podem ver a questão de idade como algo prejudicial, já que meu pai é 12 anos mais velho que a minha mãe. Eu vejo a minha sexualidade como algo natural, como algo meu, já que desde que me entendo por gente, me sinto atraída por mulheres. E hoje tenho a minha! Não quero magoá-lo, mas também não quero abrir mão da minha felicidade, afinal eu amo quem eu quiser. Minha relação com a minha namorada é a melhor possível e com a família dela também, já que passo vários dias lá e já cheguei até a viajar com eles...

A melhor resposta 28 JAN 2015

Gabriela, compreendo seus receios em abordar o assunto com seus pais. Os filhos crescem, mas os pais continuam, muitas vezes, a tratá-los como se fossem crianças. Mas diante da situação que você expôs, nada melhor que uma conversa franca. Pelo que entendi, todos fazem de conta que não sabem. Se você tem certeza da sua opção sexual, seus pais são amorosos, vale a pena este diálogo! E se surgirem dificuldades maiores nesta aceitação, procure um psicólogo. Forte abraço! Cristina Aparecida da Silva, Salvador, Bahia.

Psicóloga Cristina Aparecida da Silva Psicólogo em Salvador

21 respostas

20 AGO 2015

Olá Gabriela,
Pode deixar as preocupações de lado, as coisas fluirão naturalmente. Como você mesma disse, de certa forma eles já sabem, na hora certa a conversa vai acontecer, mantenha-se serena, como você foi no texto. Você tem um bom nível de consciência e tudo dará certo. Só tenho um conselho a deixar para você: paciência.
Deixe a ansiedade de lado, aproveite o momento presente sem julgamento e seja feliz!

Matheus Rotta Psicólogo em Mogi das Cruzes

6 respostas

15 FEV 2015

Olá Gabriela! Você me pareceu um tanto confusa na sua pergunta. Você diz que sua mãe praticamente sabe, depois diz que já admitiu que é, logo, ela já sabe. Você escreveu também que seu pai ouviu pela boca da sua irmã, depois você escreve que "meu pai só tem a mim de filha". Afinal, você é filha única ou tem uma irmã? Outra coisa é que você escreve é que quando ele ficou sabendo, não disse nada, e já fazem uns sete meses. Gabriela, na minha opinião, baseado nos seus relatos, independente se você tem uma irmã ou não, sua mãe já sabe, seu pai já sabe. Os pais sabem o que acontece com os filhos, porém, dependendo do que se trata, eles não comentam, porque já aceitaram. Se você por exemplo, estivesse usando drogas e eles percebessem, logo iria te chamar para conversar, e falar sobre o mal da droga. Dependendo da personalidade do pai, as vezes é mais fácil aceitar a filha com uma menina, do que com um menino. De qualquer maneira não vejo a necessidade de você falar, já que eles sabem, apenas seja você mesma e deixe as coisas acontecerem naturalmente.

Waldir de Oliveira Psicólogo em Santo André

73 respostas

19 JAN 2015

Olá Gabriela
Pelo que você está dizendo, pode haver uma dificuldade de comunicação dentro da sua família. Isso acontece bastante. O que deu para perceber é que seus pais gostam muito de você e se eles tivessem alguma objeção quanto a sua opção sexual é bem possível que eles já tivessem mencionado isso alguma vez.
É possível que os seus pais estejam enfrentando a mesma dificuldade que você para abordar o assunto de forma mais aberta. Como parece ser algo que todos sabem, mas ninguém fala a respeito, você pode começar conversando sobre a sua opção sexual, tornar isso mais natural entre vocês. Se você tem dificuldade em abordar o assunto, ele pode ser feito convocando uma conversa, ou de forma mais sutil. Você pode fazer comentários sobre algum filme com um personagem homossexual, ou falar sobre alguma amiga que tenha uma namorada e ver qual a opinião dos seus pais a respeito disso. Abordando o assunto de forma mais aberta pode ficar mais fácil você falar sobre sua namorada.
Sobre frustrar seus pais, ninguém tem como prever se isso irá acontecer, mas mesmo que aconteça, ao manter o diálogo vocês podem conversar sobre os sentimentos de todos a respeito disso e trabalha-los, se necessário.

Priscila Nadaletti Rech Psicólogo em Florianópolis