Minhas paranoias estão me matando

Feita por >Fátima · 26 jul 2021 Problemas psicológicos

Minhas paranoias estão me matando. Antes eram coisas mais específicas tipo nunca aceitar nem dar carona, mas agora são coisas mais banais, tipo: uma sensação de que tudo que eu toco tá sujo, me fazendo lavar as mãos excessivamente (o que tá detonando minha pele); antes de dormir eu checo meu quarto inteiro porque tenho medo de ter alguém escondido; eu só uso redes sociais com nomes falsos e sem foto de perfil por medo de ser stalkeada; não me olho no espelho a noite eu nem sei porquê; nunca comemoro nada antes de dar certo porque tenho medo de tipo amaldiçoar, sabe? Essas paranoias estão deixando minha vida cada vez mais limitada. Esses dias mesmo eu estava lendo uma autobiografia sobre uma menina que foi sequestrada aos 10 anos de idade e mantida em cativeiro por 8 anos, a história dela me parecia estranhamente familiar e eu comecei a tremer e chorar muito achando que eu que estava vivendo um sequestro, tive até pesadelos com isso. Tenho também uma sensação constante de estar sendo seguida/observada, ontem eu fiquei sozinha em casa por algumas horas e eu juro, eu via pessoas toda hora mas quando eu olhava de novo eu percebia que era só coisa da minha cabeça. Eu não sei qual é o meu problema, tenho vergonha de falar isso pros meus pais porque eles vão dizer que é frescura, mas eu tô surtando, por favor me ajudem.

A melhor resposta 27 JUL 2021

Olá Fátima.
O que você está vivendo é sério e precisa de ajuda psiquiátrica e psicológica.
Você precisa falar para seus pais que precisa ir em um psiquiatra para ser diagnosticada e precisa de acompanhamento psicológico também para minimizar o que está acontecendo com você.
Se seus pais acharem que é frescura, mostre a ele esta resposta e de mais outros profissionais que devem responder esta sua solicitação, assim provavelmente eles devem entender que precisa de ajuda.
Quanto mais rápido buscar ajuda, melhor, para diminuir a possibilidade de piora da sua doença. Aparentemente você pode estar desenvolvendo TOC e/ou esquizofrenia, mas só o médico psiquiatra é que pode te dar um diagnóstico.
Espero ter ajudado.
Jane Assunção.

Jane Assunção Psicólogo em São Paulo

1476 respostas

28 JUL 2021

Fátima pelo seu relato vc tá tendo obsessões compulsivas. Toc. Existe tratamento. Dependendo do grau talvez precise de medicação p auxiliar o tratamento.. faca terapia urgente
Sou mônica psicóloga

Monica Mesquita Psicólogo em Rio de Janeiro

3150 respostas

27 JUL 2021

Oi Fátima,
Sim, você precisa de ajuda e vai precisar da ajuda financeira dos teus pais;
Mas não precisa necessariamente dizer o motivo, só que precisa de ajuda da Psicoterapia para tratar seu emocional e isto não é frescura. Precisa descobrir ascausas; Precisa resolver estas pendências;
Se eles rejeitarem teu pedido, pergunte o que precisa fazer para eles te ajudarem; Este também é um desafio que precisa enfrentar.
Nada acontece por acaso, tudo tem um motivo. Assuma o que tem que fazer no momento.

5817 respostas

27 JUL 2021

Olá Fátima48! Grato por escrever. Certamente você está se sentindo muito frágil, vulnerável, ao mesmo tempo objeto de interesse de pessoas maldosas. Não temos a tua idade, nem outros dados de rotina de vida, mas será importante que você escolha um de nós, sendo dependente de seus pais, viabilize contanto com um de nós, psicólogos, para que possamos te ajudar a se sentir menos vulnerável. Sendo maior de idade, com autonomia, também, contate para melhor avaliação e condução. Um passo importante você já está dando: (perceber coisas de tua cabeça, não da realidade). Além da busca pelo psicólogo, será muito importante você evitar ficar sozinha, poder conversar com pessoas de sua profunda confiança, que sejam maduras, ponderadas, éticas, sigilosos, respeitosas, empáticas.
Veja nossos perfis, escolha um de nós e venha para uma caminhada científica.
Abraços virtuais (em tempos de pandemia verdadeira, de maioria de falsos políticos, de imensa maioria de falsos religiosos, até de alguns falsos cientistas, sigamos instituições como: Instituto Butantan, TV Cultura, Universidades Públicas, Organização Mundial da Saúde!)

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.

8644 respostas

27 JUL 2021

Oi, Fátima.

Esses tipos de comportamentos mais obsessivos costumam se tornar patológicos a medida em que traz prejuízos nas nossas vidas e como você relatou, eles tem aumentado cada vez mais e você tem se sentido cada vez mais angustiada.

Infelizmente, não tem muito que possamos dizer aqui para te ajudar, você realmente precisa fazer acompanhamento com psicóloga, não sei se seria possível propor isso para seus pais, mas se achar que eles não vão te dar créditos nem aceitar seu pedido, converse com outros adultos de sua confiança. Algum outro familiar, uma professora, etc., pode ser que se eles ouvirem se algum adulto, dê certo.

Ou antes de fazer isso, ao menos tentar conversar com algum deles, falar abertamente de como você se sente e como está sendo péssimo. Em todo caso, seria muito importante para você fazer esse acompanhamento.

Desejo sorte!

Grande abraço,
Vivian Curvelo - Psicóloga

Vivian Curvelo Psicólogo em Hortolândia