Pra eles é como se eu ainda fosse uma criança

Feita por >Anonimo.com · 10 jun 2022 Terapia familiar

Olá, eu tenho 19 anos, estou quase terminando minha faculdade dentro 1 ano. Eu namoro um outro rapaz da cidade vizinha e vou a cada 15 dias ve-lo aos finais de semana, trabalho de freelancer com WebDesign, mas meu problema é que meus pais não conseguem desvincular a ideia de que eu não sou mais uma criança e tentam controlar tudo o que eu faço e até o que faço com meu dinheiro inclusive saber quanto tenho, ver meus extratos, ou querer decidir com o que eu tenho ou não de dar prioridade com meu dinheiro, eles me sufocam e sempre que eu tento quebrar esse laço e lembra-los que não sou mais uma criança eles fazem drama, jogam na minha cara que fazem tudo pra mim. Isso é extremamente exaustivo, tanto pra mim, quanto pro meu parceiro, porque se eu sei quanto isso é chato, imagine ele, lembro de uma vez quando fui ve-lo precisei ficar mais alguns minutos no banho pra ficar um pouco sozinho, quando sai a primeira coisa que pergunteu foi, eu demorei muito? Ai percebesse que, até o tempo do meu banho é controlado por eles, meu namorado comentou comigo que ele entendeu isso na hora mesmo que eu fiz a pergunta, outra vez foi quando estavamos escutando música e eu coloquei uma e perguntei, essa música tá boa? Se não estiver eu posso colocar outra, qual você quer ouvir? E ele tambén entendeu que até meu gosto músical meus pais tentam controlar, hoje, mais uma vez tentei quebrar esse vinculo, dizendo a minha mãe o quanto isso é chato e o motivo de eu ser grosseiro com ela,expliquei de forma calma o quanto isso é chato e o motivo de me irritar é pelo fato que eles tentão controlar tudo na minha vida, tanto que não falam faculdade, sempre falam escola, porque pra eles é como se eu ainda fosse uma criança e eu a repreendi por isso e por esse motivo de vez em quando, acabo sendo grosseiro e mais uma vez ela fez drama, disse que não vai mais se intrometer, mais logo está nesse ciclo de novo. Meu pai é tão controlador quanto ela, mas ele faz parecer que é ela porque fala as coisas atraves dela.

A melhor resposta 12 JUN 2022

Bom dia, Anonimo.com,
É muito comum a insegurança dos pais quando os filhos crescem. Não conseguem ve-los como adultos, sempre serão crianças. E a forma como os tratam revela exatamente isso, sempre "no controle de tudo".
Porém o que estou vendo é um reflexo em você, que ao mesmo tempo que se incomoda, deixa que aconteça.
De certa forma, não será esta a regra da relação de vocês? Eles te controlam e você deixa?
Será a sua independência tão ameaçadora assim pra eles? E pra você?
Seja como for, a psicoterapia pode ajudar a trabalhar estas questões, não quanto ao controle dos seus pais, mas a SUA maneira de lidar com isso, pra que não recorra à grosseria novamente. Pode ser uma transição suave, desde que haja copreensão dos seus sentimentos neste processo.
Se quiser conversar melhor, fico à disposição.

Felipe Moreira Psicólogo em São José dos Campos

448 respostas

19 JUN 2022

Olá Anonimo.com!
Obrigada por sua pergunta. Costumo dizer que crescer dói, e dói bastante. Por N fatores. Um deles é a "quebra da casca" do ovo familiar. E dói para todas as peças do sistema familiar, cada um a seu modo. Vejo aqui algo crucial para seu crescimento pessoal começar a amadurecer uma percepção de papéis, funções, do seu lugar em tudo isso. O que cabe a você, o que cabe a seus pais, o que diz respeito a cada pessoa com a qual você se relaciona. A partir do momento que temos em mente, com clareza, quem somos, o que queremos, do que precisamos, fica muito mais leve enfrentar qualquer adversidade ou conflito de interesses.

Fico feliz em ver sua atenção voltada ao seu funcionamento emocional e relacional. Que bom que você está começando a se olhar e procurando se entender pois é a partir do momento em que reconhecemos, entendemos e olhamos para algo que se pode ampliar, crescer e melhorar o que há. É desse ponto que começamos a mudar e amadurecer.

Questões de autoestima estão intimamente ligadas ao autoconceito, autoaceitação, autocompaixão, autonomia, autoimagem... entre outros "autos" e que de algum modo vão delimitando o modo como se relaciona consigo mesmo e com os outros. As vezes temos presentes sensações de menosvalia, não merecimento, incapacidade ou inadequação que podem ser amadurecidas, trazidas à maior realidade, transformadas e fortalecidas com o processo de autoconhecimento, psicoterapia.

Como pode ser o seu caso, é possível que uma jornada de autoconhecimento acompanhada por um profissional que através de técnicas e reflexões possa lhe dar o suporte necessário e favorecer seu crescimento. Terapia com psicóloga pode te ajudar muito!

Caso queira ajuda com isso, conte comigo! ;)

Christiane Teixeira dos Santos Psicólogo em São Carlos

144 respostas

12 JUN 2022

E não espere que eles abram as portas para voce...
Voce prexisa conquistar este espaço.. voce precisa cortar o cordão umbilical psicológico com a sua família para, passo a passo ser independente, ser autônomo, moral e afetivamente e financeiramento.
Nada a fazer com os pais, mas voce precisa sanear, curar sua depenência, suas carências para ser dono da sua vida.
A via é fazendo Psicoterapia para conhecer quem voce é, como se enxerga e qual a resposta que quer dar a si mesmo.
Abraços

5817 respostas

12 JUN 2022

Anônimo, vc precisa aprender a colocar limites na relação dos seus pais. Vc aprende e eles tb.
Sou Monica psicóloga

Monica Mesquita Psicólogo em Rio de Janeiro

3150 respostas

11 JUN 2022

Olá
Eu sinto muito que você tenha passado por essa situação. É normal que o processo de amadurecimento provoque alterações na dinâmica familiar, especialmente nos papéis dos pais.
Num processo de terapia, é possível que, caso você deseje, os pais sejam chamados à sessão também para conversar sobre isso, explicando novas possíveis dinâmicas. Além disso, também podemos perceber com maior clareza como isso te afeta em outras áreas. Você citou o banho e o gosto musical, mas imagino que algumas tomadas de decisões possam ser dificultadas, de forma que possa ser material para um trabalho em psicoterapia :)

Eloisa Goronci Psicólogo em Vila Velha

907 respostas

11 JUN 2022

Olá Anônimo! Obrigado por escrever. Há uma série de fatores a ponderar. Os pais, com seus defeitos e qualidades, coerências e incoerências, querem sempre o melhor para seus filhos. Em sociedade complexa como a nossa, as pessoas precisam de longo tempo para passar para a razoável autonomia. Isso, geralmente não acontece aos dezenove anos. Na grande maior parte das vezes, acontece próximo dos trinta anos. Também concluir curso universitário aos vinte anos, é algo que precisa ser melhor compreendido. Quais serão os motivos históricos para eles (pais) se posicionarem dessa forma? Como se caracterizará a concretude do controle deles e da sua reação grosseira? Há indícios de que seus pais tem razões, pois seu texto sugere sinais de imaturidade e alguns dados incoerentes.
Abraços virtuais (A Covid e a Dengue são reais. A maior parte dos políticos são falsos, a grande maioria dos ditos "lideres religiosos" querem é dinheiro; são atores, comerciantes da fé, opositores do conhecimento - preste atenção. Há até alguns falsos cientistas. Diante disso, sigamos recomendações de instituições como: Anvisa, TVs Educativas, Universidades Públicas, Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, Organização Mundial da Saúde!)
Vacine-se! Vacine as crianças! Use máscara, evite aglomerações e criadouros do mosquito.