Tenho 21 anos e me comporto como uma criança ainda

Feita por >Luana Lopes Bertoleti · 22 mai 2020 Desenvolvimento pessoal

Tenho 21 anos e me comporto como uma criança ainda, nao tenho maturidade nem responsabilidade com nada e nem consigo, choro por tudo e sou totalmente ingênua, o que eu faço? Estou na faculdade porém não sei se é isso que quero pra minha vida, Me sinto uma pessoa imatura e superprotegida para lidar com o mundo e todas as responsabilidades nas minhas costas, o que eu posso fazer?

A melhor resposta 23 MAI 2020

Olá Luana, o fato de você reconhecer o incomodo que está lhe causando seu comportamento imaturo diante do mundo adulto, já é um passo. O que eu percebo é uma insegurança e um medo grande de assumir a responsabilidade por seu crescimento, por suas decisões. Alguns fatores precisam ser iniciados como o autoconhecimento, o correr riscos (pode iniciar com os pequenos) e a auto responsabilidade. O autoconhecimento vai fazer passar a reconhecer quais os gatilhos que desencadeiam o choro, o medo, a vergonha, etc. Você vai precisar estar atenta a esses gatilhos. Quando você tiver ideia do geram esses sentimentos em você, ficará mais fácil combatê-los. A vida adulta é cheia de decisões e você não fazer nada ou agir da maneira que vem agindo, é uma decisão que você toma para não enfrentar as dificuldades. Lembre-se você ainda é uma jovem aprendiz no mundo do adulto.
Outro ponto que você precisa observar é quais seus ganhos em se comportar dessa forma? vale a pena?
Acho muito importante a ajuda de um profissional nesse momento de identificação e fortalecimento.
Você não precisa passar por isso sozinha. Um Abraço virtual e conte comigo.

Lia Soares Dantas Psicólogo em Fortaleza

5 respostas

14 SET 2021

Oi Luana, o primeiro passo é iniciar uma psicoterapia para buscar compreender como seu caminho foi construído. Ter medo de crescer faz parte do caminho para a maturidade, mas é preciso seguir em frente. Vai doer, vai! Mais a sua independência só vai chega quando você mesma se tornar responsável por suas escolhas, arcando com todas as consequências.
Se você, hoje, se sente incomodada, a hora é agora.

Você, talvez, se sinta perdida, sem saber por onde começar. É nesse momento que a ajuda de um profissional se faz necessária.

Boa sorte na sua procura e não esqueça que você merece ser felizes.

Lia Soares Dantas Psicólogo em Fortaleza

5 respostas

23 MAI 2020

Olá, Luana!
Há alguns pontos importantes que você relatou: primeiro, o fato de você ter esse reconhecimento de que suas respostas para as demandas da vida, não condizem com a sua idade maturacional, talvez uma atitude mais infantilizada. Mas, é preciso compreender em que contexto você se desenvolveu, foi educada, como foi o seu ambiente, pois sofremos influência sim dos nossos modelos mais próximos, que no caso, são a nossa família. Não se sinta culpada e incapaz de mudar isso. O primeiro passo, foi feito: a identificação e o incômodo, pois infelizmente isto está prejudicando a sua vida. Talvez quem sabe, sempre alguém que fazia as escolhas por você, e isso traz segurança e esse senso de não ser responsável por tais decisões, já que alguém sempre as toma por mim. E agora, você se vê insegura e sem saber realmente que decisões tomar ou o que fazer. Não existe uma receita sobre a vida segura, mas ela é feita de escolhas e responsabilidades, sim, muitas responsabilidades. Você pode trabalhar tudo isso em terapia e acredito que isso a ajudará a fazer esses reconhecimentos e se você estiver aberta, irá trabalhar o seu processo de transformação e mudanças necessárias.

Um abraço.

Psicóloga Giselle Melo Psicólogo em Manaus

56 respostas

22 MAI 2020

Percebo que esses comportamentos e sentimentos possam estar trazendo sofrimento para sua vida. Para buscar uma saída, a melhor opção é procurar uma ajuda psicológica, a qual pode lhe proporcionar maior conhecimento sobre esses sentimentos que lhe envolvem para tentar fortalecer-se e criar novos modos de se relacionar consigo mesma e com os outros. Espero ter ajudado, boa sorte.

Gabriela Cleto Andrade Psicólogo em Curitiba