Porque estou me sentindo assim?

Feita por >Jonathan · 25 abr 2022 Desenvolvimento pessoal

Tenho 36 anos, solteiro, estudante universitario. Trabalho plantão 12x36h numa clinica.
Em especial nesse mês de Abril de 2022, senti um desânimo, uma tristeza do nada, vontade de chorar (sem conseguir). Nesse mês estou muito intolerante a pessoas, com alta irritabilidade por coisas simples. Porém tem dias que estou mais disposto, outros quero ficar só sem falar com ninguém, nem atender telefones. Não tenho vontade de estudar, sem motivação para sair ou ir a igreja, vontade horrível de sumir, sentimento de não pertencer a lugar algum.
Na faculdade faço os trabalhos sozinhos, mas me sinto um pouco mal por isso. Tenho problemas há 2 anos com pornografia e masturbação. Durante esse mês tive pensamentos suicidas, mas não teria coragem. Tenho 2 pessoas mais próximas (amigos) que não tenho coragem de falar de assuntos tão profundos. (ninguém da minha família sabe). Na maioria das vezes até mesmo na família quando a gente se abre, acaba sendo discriminado, mesmo as pessoas que parecem entender, no fundo estão julgando.
Comecei a fazer caminhada nos dias de folga, mas acabo desistindo fácil. Sem falar que moro num lugar que não gosto (aumento da violência), mas não posso sair agora, preciso melhorar a perspectiva de vida. Não aguento tantos problemas emocionais. Quero achar alguma solução pra ser feliz de alguma forma livre desses pensamentos.

A melhor resposta 26 ABR 2022

Olá!
Faça uma consulta com um psiquiatra,relata como fez aqui, o que está sentindo.
A oscilação de humor e a ideia de suicídio tem tratamento com fármacos. E junto com a psicoterapia ,seu quadro mudara para melhor.
Viva com qualidade!

Mirian Ribeiro da Silva Valentim Psicóloga Psicólogo em Nova Iguaçu

1 resposta

30 ABR 2022

Oi Jonathan, te ouvindo me dá impressão que você está com conflitos nos relacionamentos interpessoais e numa fase em que quer fazer coisas sozinhas. Parece que você desistiu de encontrar um amor, e ao mesmo tempo tem um grande desejo de encontrá-lo, me espantou isso nao ter aparecido em seu texto, a nao ser nas entrelinhas. Você precisa, nesse momento, expandir seu circulo de amigos e se abrir pra oprtunidade em se apaixonar novamente, nao há outra saída, o resto é tédio e monotonia. Caso queira um acompanhamento psicológico, estou disponível, um abraço

Oliver Schmidt Silva Psicólogo em Curitiba

113 respostas

28 ABR 2022

Olá Jonathan,
Eu já respondi esta sua pergunta... verifica lá, nas respostas anteriores...
Abraços

5820 respostas

27 ABR 2022

Jonathan, vc parece ter depressao, precisa avaliar.
Sou Monica psicóloga

Monica Mesquita Psicólogo em Rio de Janeiro

3150 respostas

27 ABR 2022

Jonathan. Sugiro fazer terapia. Buscar auto conhecimento. Sou Monica psicóloga

Monica Mesquita Psicólogo em Rio de Janeiro

3150 respostas

26 ABR 2022

Olá Jonathan, espero que você esteja se sentindo bem!

Parece que existem vários sentimentos em aberto que estão prejudicando o seu desempenho em várias áreas de sua vida, como a social, a afetiva, e, também, no trabalho. De maneira geral, você vai precisar trabalhar com todos eles, para que você possa ultrapassar este momento que está vivendo, e possa restabelecer o bom equilíbrio de sua vida mental e emocional. Mas é realmente possível obter êxito na busca deste reequilíbrio? Sim, é possível. Mas tenha em mente que você precisará de ajuda de um Psicólogo neste caminho, que te dará todo o suporte e orientação para você agir da melhor maneira em seu processo de reestruturação. Além disso, é preciso ter em mente que mudanças substanciais não acontecem da noite para o dia, e é preciso de algum tempo dentro de um processo psicoterápico, levado com comprometimento e consistência, para que você possa observar resultados mais concretos e sólidos em sua vida. Você realmente precisa mudar alguns hábitos imediatamente, pois eles podem estar te deixando com esse desânimo e com essa falta de energia que relata. Por isso, visando a melhora de seu bem estar geral, procure um psicólogo assim que possível, e inicie seu processo de transformação e reestruturação o quanto antes. Se por acaso não se identificar com o profissional em questão, busque até que você encontre um com que tenha mais empatia, e possa estabelecer uma boa conexão terapêutica com ele.

Espero ter te ajudado, e desejo que fique bem!

Um abraço!

Clóvis Neto - Psicólogo Clínico CRP 17/1518
(Atendimentos On-line)

Clóvis Leite Psicólogo em Natal

916 respostas

26 ABR 2022

Olá Jonathan! Obrigado por escrever. Você está colhendo o que está plantando. Certamente não quer plantar isso. Aconteceu. Disciplina que envolva estudos consistentes, atividade física regular, turma de conhecidos e colegas, alimentação saudável, sono saudável, rotina de vida significativa, integrada com valores culturais razoáveis, sempre dará certo.
Há muitas coisas que você, aos trinta e seis anos, não falou.
Será importante você ver nossos perfis, escolher um de nós, psicólogos e, com mente aberta, persistência e regularidade vir para um trabalho científico.
Estaremos a disposição.
Abraços virtuais (ainda há pandemia, muitos falsos políticos, mais falsos religiosos ainda - atores, comerciantes da fé, opositores do conhecimento - até alguns falsos cientistas. Diante disso sigamos instituições como: Anvisa, TVs Educativas, Universidades Públicas, Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, Organização Mundial da Saúde!)
Vacine-se! Vacine as crianças! Pondere o uso de máscaras, higiene. Evite aglomerações físicas e cuido do afeto.

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.

8651 respostas

26 ABR 2022

Oi Jonathan.
Que bom que veio pedir ajuda. Sei como pode ser difícil conversar sobre isso e ser julgado em vez de receber apoio.

Sinceramente Jonathan, pelo que você relatou aparenta ser o início de uma depressão, principalmente por já ter tido pensamentos suicidas.

Você precisa de uma acompanhamento psicológico.
Está disposto a fazer isso?
Estarei por aqui se precisar.
Jean Pierre.

Jean Pierre da Rocha Carneiro Psicólogo em Porto Velho

117 respostas

26 ABR 2022

Olá
A melhor opção que temos é buscar um espaço onde esses sentimentos possam ser ouvidos sem julgamento, mas também que possam ser compreendidos. Não se trata de elimina-lo a todo custo, mas entender a mensagem que ele nos quer passar: a de que algo não vai bem e precisa de mudanças. Nosso corpo já dispõe das respostas que precisamos, só precisamos de ajuda para ouvi-lo as vezes. Por isso recomendo um processo de terapia que ajude nesse processo de escuta, que pode ser bem doloroso se solitário.

Eloisa Goronci Psicólogo em Vila Velha