Por que sou tão séria?

Feita por >Luana Lima · 31 mai 2018 Habilidades sociais

Olá!

Me chamo Luana. A maioria das pessoas que me conhecem dizem que sou muito séria, alguns chegam a dizer que quando ando na rua pareço estar com raiva. Meus colegas de trabalho dizem que não se sentiam à vontade para falar comigo antes e me conhecerem, pois achavam que eu tinha um jeito de "pessoa metida" e era muito séria.
Particularmente, eu não gosto desse tipo de comentário, não consigo associar essa imagem de pessoa séria demais e medida à mim, não me vejo dessa forma. Porém, tenho me observado e reparei que na rua ando muito séria mesmo, mas quando tentei mudar isso me soou forçado, não consegui.
Já pensei que isso pode ter relação com tudo que passo e já passei. Acho que eu tinha tudo para ser uma pessoa mais sociável, divertida e simpática, mas passei por tanta coisa na vida - por exemplo, presenciei diversas vezes meu pai batendo na minha mãe, durante a adolescência minha mãe me agrediu muito, até hoje tenho marcas das agressões, sofri bullying na escola e ainda sofro hoje em dia no caminho para o trabalho - e hoje acho que eu guardo isso dentro de mim e acabo expressando, sem perceber, algum tipo de revolta, mesmo que eu esforce em sempre tratar todos bem, ser amável e etc.
Esse é só um palpite, esse meu jeito (que eu não percebo, as pessoas que dizem que tenho) pode ser apenas o meu natural.
Então, minha dúvida é: ser assim, séria demais, pode ser por algum sentimento que, inconscientemente, tenho guardado ou é apenas o meu jeito de ser? Não gostaria que fosse essa a imagem que os outros tem de mim. Teria alguma maneira de mudar isso?

A melhor resposta 3 JUN 2018

Olá Luana!
Os fatores que você elencou aqui podem até explanar o que se passa contigo. Foi uma convivência delicada, não sustentável. Hoje, quando consegue perceber as condições de sua infância, pode iniciar sua vontade de lidar melhor com sua história. A imagem que as pessoas possuem de você é de responsabilidade sua externalizar. Os comentários nos servem de termômetro, e não de poder de decisão. Na medida do possível, acesse um (a) psicoterapeuta e juntos (as) enfrentarão este desafio possível de alcançar êxito.
Saudações!

Psicólogo Tiago José Psicólogo em Belo Horizonte

179 respostas

3 JUN 2018

Olá Luana!
Penso ser bastante interessante sua questão apontando para algo inconsciente, já que por esse aspecto nossa vida é afetada. Há muito conteúdo aí! Busque uma ajuda profissional! Abraços.

Vívian Godinho Psicólogo em Belo Horizonte

26 respostas

1 JUN 2018

Olá Luana!

Penso ser bastante interessante quando você coloca em questão um certo mal-estar. O incidiria e

Vívian Godinho Psicólogo em Belo Horizonte