Por que sou tão inútil e insuficiente?

Feita por >Enzo · 15 nov 2021 Motivação

Eu sou inutil em tudo, eu nunca faço nada certo, eu não consigo mais agradar ninguem. Sempre desaponto todos, só consigo imaginar meu futuro como um fracassado inutil pra sempre, minha cabeça fica me dizendo coisas diferentes o tempo todo. Boas e ao mesmo tempo ruins, tudo, literalmente tudo que eu penso e ou faço, minha mente não para de concordar e contrariar. Eu realizei meu sonho de me mudar pra outro pais com meu pai, mas eu so consigo pensar que eu sou insuficiente pra tudo isso, que eu não consigo ser uma pessoa feliz em nada. E eu sinto que todos me odeiam, eu to começando a fazer ''amigos de verdade'' pela primeira vez na minha vida, mas sinto que eles me odeiam e gostam de mim ao mesmo tempo.

A melhor resposta 17 NOV 2021

Olá! Você não tem que agradar aos outros para se sentir útil e sufuciente. O que é uma pessoa inutil pra você? Eu posso definir assim:que não tem utilidade, serventia, préstimo. O que você faz da hora que acorda até a hora que vai dormir? Nada? Como você conseguiu realizar seu sonho de ir para outro país? Você não teve nenhuma colaboração?
Você tem pontos positivos, todas as pessoas tem, o que parece é que não está conseguindo enxergar isso em si mesmo. Pense quais foram as coisas positivas que já conseguiu realizar e valorize o que tem de bom, sua habilidades. Busque ajuda profissional para te ajudar

Cléa Andrade Psicólogo em Rio de Janeiro

460 respostas

22 NOV 2021

Oi Enzo, me parece que você sabe de seu potencial para fazer amizades, sabe que não é tão fracassado quanto pensa, sabe que nem sempre faz tudo errado. Mas parece que insiste uma voz na sua cabeça que insiste em lhe fixar em uma imagem tão degradante de si mesmo. Você sabe que as coisas não são tão 'preto no branco', sua mente vive em contradição. Parece que há duas vias entrando em conflito dentro de sua cabeça, e a pergunta que você deve fazer é: 'de onde vem todo esse julgamento tão pesado que faço sobre mim? de onde vem toda essa exigência?'. Te convido a se psicanalisar para explorar que discurso é esse que você compra, e que te rebaixa a um nível tão baixo de você mesmo? Quem é que te exige tanto? Quem é que você tenta e tenta agradar mas sente que só decepciona? Uma dica: reveja a relação com seus pais.

Oliver Schmidt Silva Psicólogo em Curitiba

113 respostas

18 NOV 2021

Enzo,
Voce não veio aqui para agradar os outros, veio aqui para agradar a si mesmo, ser feliz, realizar o seu objetivo de vida.
Antes de agradar os outros, precisa aprender a agradar a si mesmo, ser para si mesmo.
O sentimento de não ser suficiente, ser um inútil pode estar revelando traumas, cobranças, situações vividas onde voce foi muito exigente ou voce foi exigido demais, num ambiente... Precisa ver isso, precisa resignificar, curar este emocional. Só através da Psicoterapia consegue isso.

5817 respostas

17 NOV 2021

Oi Enzo! Que bom que você está falando essas coisas. Você não é inútil, você não é insuficiente. Nem seu texto fundamenta esse título: "Por que sou tão inútil e insuficiente?" A cabeça diz coisas boas e más. Isso é normal; a mente concordar e contrariar é também normal; realizar um sonho de mudar de país, é ver na prática que sonhos e realidades acontecem dentro da gente, independente do lugar ou ação externa. "...todos me odeiam, eu to começando a fazer "amigos de verdade"..."...mas sinto que eles me odeiam e gostam de mim ao mesmo tempo." Isso é uma das inúmeras etapas de amadurecimento.
Ainda não temos a tua idade, tua história mais detalhada. Certamente poderemos te ajudar muito. Teu texto, no entanto, nos dá conteúdos animadores: você está dando passos para amadurecimentos, somente precisa organizar as coisas.
Nós, psicólogos, estamos à disposição para te ajudar.
Abraços virtuais (em tempos de pandemia verdadeira, de maioria de falsos políticos, de grande maioria de falsos religiosos (comerciantes da fé, opositores do conhecimento), até de alguns falsos cientistas, sigamos recomendações de instituições como: TVs Educativas, Universidades Públicas, Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, Organização Mundial da Saúde!)

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.

8644 respostas

16 NOV 2021

Olá Enzo.
Ninguém é de todo inútil. Há pensamentos que podem se sentir assim, mas se observar bem, perceberá que tem valor, amigos, pessoas que se importam com você.
Por mais que vá para algum lugar que era muito esperado, se não cuidar da forma como tem pensado, sempre se sentirá mal, mesmo estando entre as melhores pessoas e lugares que para você são interessantes e importantes.
Cuide de ter pensamentos mais adaptados, busque ajuda psicológica.
Jane Assunção.

Jane Assunção Psicólogo em São Paulo

1476 respostas

16 NOV 2021

Oi Enzo,

Pelo que escreveu, me parece que não está conseguindo lidar com as mudanças que estão acontecendo na sua vida. Eu li coisas importantes e legais que está acontecendo com você. Está fazendo novos amigos, está morando em um País e essas mudanças estão te trazendo insegurança. Por isso você acaba se cobrando de uma forma, como se não fosse merecedor disso tudo.
É fundamental fazer psicoterapia para organizar esses sentimentos e pensamentos.
Fico a disposição, caso queira se aprofundar.
Um abraço.
Rute Martins - Psicóloga Clinica

Rute Martins Psicólogo em São Paulo

1408 respostas

16 NOV 2021

Ola Enzo esses pensamentos não são saudáveis procure terapia e seja voluntário em qualquer coisa, isso pode te ajudar a se sentir útil.
Tente entender porque você acha que não faz nada certo.
Será que não está se cobrando demais?
Estamos a disposição

Anônimo-390422 Psicólogo em São Paulo

171 respostas

16 NOV 2021

Olá
Uma forma de pensar diferente seria refazendo sua pergunta: "por que me sinto tão..."
Nem tudo o que sentimos é real. Fazemos projeções pessimistas quando vivemos situações ansiosas, mas num espaço seguro como o da terapia vamos encontrar formas de transformar essa ansiedade em coragem para encarar a vida de forma espontânea.
Na abordagem teórica que me oriento, pensamos que a pessoa é sempre um vir a ser, nunca somos nossa versão final, por isso sempre há tempo para nos refazermos, se assim for necessário.
Conte comigo se precisar de algo
Um abraço

Eloisa Goronci Psicólogo em Vila Velha