Como parar de me sentir tão insuficiente?

Feita por >Lala · 1 out 2019 Autoestima

Olá. Eu comecei a ter problemas de auto estima em 2017 e até hoje eu tenho. Me sinto insuficiente demais e todas as pessoas que tentam ficar em minha vida eu afasto pois acho que serei um problema para elas. Isso me mata cada vez mais pois meus pensamentos invadem minha cabeça e me enche de negatividade, fazendo eu acabar com tudo aquilo de bonito que construí por achar que não mereço. Não aguento mais isso tudo...

A melhor resposta 2 OUT 2019

Bom dia, Lala,
Sentir-se insegura e por baixo é comum ao ser-humano. O que você não pode deixar acontecer é que estes momentos tornem-se dominantes sobre os outros, ou seja, sentir-se tão por baixo a ponto de anular os seus sonhos e os seus desejos.
O que acontece normalmente é uma subvalorização de si mesma, por achar que os outros são mais interessantes. Que o que os outros fazem vale mais a pena.
Eu diria pra você parar de prestar tanto atenção nas pessoas e passar a dar mais atenção a você, aos seus dias e aos seus sonhos.
Pois no final, são ELES que valem a pena.

Se quiser conversar melhor, estou à sua disposição.
Apenas... não se anule tanto.

Felipe Moreira Psicólogo em São José dos Campos

448 respostas

8 OUT 2019

Olá Lala tudo bom, quem fala é o Cícero Isaac Psicólogo Humanista atuo no viés da Abordagem Centrada na Pessoa (ACP) compreendo sua explanação, acredito muito no poder da psicoterapia como forma de clarificação de demandas, trabalhando pontuações referente valorização de si mesma, gostaria de poder clarificar o seu mundo empaticamente, aguardo seu retorno.

Espaço Consciência Psicologia e Terapias Psicólogo em Brasília

5 respostas

4 OUT 2019

Oi Lala, você menciona que seus problemas com a autoestima começaram em 2017. Me fez pensar o que pode ter acontecido nesta época? Você tinha antes melhor autoestima? O que pode ter acontecido para você começar a afastar pessoas do seu convívio? Seria interessante entender o que aconteceu de tão sério para você não merecer mais o que construiu. Lembre-se você não é seu pensamento e por tanto se não pode controlar suas emoções negativas, pode entender melhor seus pensamentos e encontrar uma melhor forma de interpretar as coisas. Você pode adquirir essa habilidade no processo terapêutico. Se desejar posso te ajudar com isso. Forte abraço

Katia Vega Psicólogo em Rio de Janeiro

28 respostas

2 OUT 2019

Oi Bom Dia! Bem vindo (a) ao mundo dos desafios. Estamos aqui para nos construir como pessoas, para identificar dentro de nós o objetivo de vida. Desde a infância, mas principalmente após os 13, 14 anos em diante somos testados por nós mesmos para sermos alguém. Só que a maioria das pessoas dependem da avaliação dos outros. Esperam que os outros os validam: bonito, gostoso, inteligente, etc... Se embarcamos nessa, é uma canoa furada. Aprenda a amar-se. aprenda a gostar de si mesmo(a) seja do jeito que és. As outras pessoas não tem que te dar espaço... você deve conquistar este espaço. Mesmo que ninguém goste de ti, você deve gostar de ti. Voce deve fazer o que quer e o que gosta. Se estamos com outras pessoas, ok em ser gentil, ter diplomacia, sem bondoso, mas não deixar que os outros passem por cima. Você disse que se afasta... por que? Quando está fazendo isso, te dê conta e reaja, te enturma, fique junto. É por aí a coisa. Se puder auxiliar mais, retorne. Abraços

5817 respostas

2 OUT 2019

Olá, Lala!
Entendo sua angústia.
Seria interessante passar por uma ou mais sessões para entender melhor o caso e trabalharmos de maneira mais efetiva.

A disposição.

Leandro Fonseca de França Psicólogo Psicólogo em Goiânia