Por que sou sempre chamada a atenção?

Feita por >Jojo · 28 mai 2024 Abordagem psicológica

Tenho 58 anos, mas as vezes me chamam atenção por alguma coisa que fiz ou faco, nada da certo. Sempre a mesma frase: e por isso que rirem de você. Paro e analiso aquela critica. Sinto vergonha de mim mesma. O que fazer para que eu fico bem comigo mesma?

A melhor resposta 4 JUN 2024

Olá, Jojo, espero encontrá-la bem.
"O que fazer para que eu fique bem comigo mesmo?" Esta é uma excelente pergunta! Imagino que esta pergunta volta e meia surja na tua mente. E eu te pergunto: o que fazer para que tu fique bem contigo mesma? E mais: o que é ficar bem contigo mesma e o que há em ti que te faz bem?
Vamos lá, o que mais posso te falar aqui... O fato de teres destacado a tua idade me sugere que essas situações diminuem a tua experiência de vida ou que talvez te coloque numa posição de inferioridade, ainda mais quando surge a frase "rirem de você".
Mais uma pergunta! Quem fala isso para ti? Isso é algo que tu mesma já fala para ti? Do tipo, "Jojo! Para de ser (ofensa)! Por isso que as pessoas riem de ti! Estão certas!" ou algo assim?
Olha, Jojo, não nos conhecemos, mas não preciso ser vidente para saber que ninguém erra ou acerta sempre. E posso te dizer que pouco ou quase nada importa o que outros acham do que fazemos. O que realmente importa é o que nós achamos e a liberdade que temos para sermos e agirmos da forma que bem entendermos.
Caso tenhas interesse em iniciar um processo terapêutico, estou à disposição! Saiba que é algo que tem um enorme potencial de transformar a nossa vida em algo maravilhoso e feliz!

Abraço,
Lourenço Torresini.

Lourenço Torresini Psicólogo em Curitiba

81 respostas

4 JUN 2024

Olá Jojo,
Parabéns por buscar uma resposta para as questões que te incomodam.
É preciso buscar compreender porque te chamar sempre atenção. Ao parar para analisar troque a vergonha por observar quais as caracteristicas, se é por falta de atenção, se é por fazer rápido demais, se é por querer se livrar logo da atividade, se é porque está fazendo o que não gosta e faz apenas por obrigação.
Um outro ponto importantantissimo é buscar ajuda profissional através de uma psicoterapia para identificar e buscar resolver essa questão. Apenas sentir vergonha não resolverá.
Então para ficar bem consigo mesmo, busque se tratar bem, fazendo psicoterapia.
Se precisar, estou a tua disposição.

Janete Valois
CRP 22/221
Psicoterapia presencial, online e domiciliar

Janete Valois Psicólogo em São Luís

6 respostas

4 JUN 2024

Bom dia!
Obrigada pelo seu contato.
Importante é o que você está fazendo buscando ajuda. Estar em terapia vai te ajudar a se conhecer melhor e poder ter o controle de sua vida de suas ações.
Entre em contato quando quiser

Elisabete Ferreira Gomes Pereira Psicóloga Psicólogo em Guarulhos

112 respostas

30 MAI 2024

JOJO
Precisa assumir-se como dona de ti mesma.
Você se deixa comandar por outras pessoas, voce não se posiciona, tem medo de dizer não.
Precisa fazer Psicoterapia para ser auxiliada nesse processo.

6190 respostas

29 MAI 2024

Bom dia, Jojo! Obrigado por perguntar. Vamos organizar entendimento e modificação de atitude em relação a isso. Para tanto precisaremos entender especificamente uma parte da situações em que isso se repete.
Você tem razão: precisar vivenciar bem estar com autonomia, sem precisar da aprovação dos outros. Precisas da tua aprovação. Por outro lado, a interação razoável com as pessoas também é necessária.
Estarei a disposição para os devidos aprofundamentos.
Abraços! A Covid e a Dengue estão vigentes: sejamos cuidadosos. A maior parte dos políticos não são confiáveis. Dentre os religiosos, há muitos que se dizem religiosos, mas na verdade, são falsos: querem é dinheiro. Fazem teatro para enganar os descuidados. Os meios de comunicação não são neutros, mas aqueles que apresentam tradição de muitos anos ou recebem o selo educativo/cultural, e não estão a serviço de alguma seita religiosa, são razoáveis. Tenha sabedoria para filtrar. A Ciência não é perfeita, mas como fez o avião, a geladeira, o rádio, o celular, faz as vacinas. Confie na Ciência! Vacine-se, vacina as crianças.

9120 respostas

29 MAI 2024

Ola Jojo boa noite.
No convívio social algumas pessoas não conseguem conseguir seguir algumas regras de condutas, os chamados filtros para o convívio entre os demais. Desde que não tenha prejuízo intelectual, que acredito que não é o seu caso, é possível sim, corrigir isso através de hipnose ao ver onde e porque isso começou.
Espero ter ajudado.

Penelope Chiodi Psicólogo em Belo Horizonte