Por que meu marido da tanta atenção a ex?

Feita por >Isamaisa · 25 jun 2024 Terapia de casal

Olá. Sou juntada há 3 anos. Meu marido tem uma filha especial de 10 anos. De um casamento de 9 anos muito turbulento.
Quando resolvemos ficar juntos passamos por muitas coisas. A ex não superou e vive infernizando. Até então ele tratava tudo com a mãe dela porque não queria contato. Mas depois de uns meses mudou. E a tal ex começou a agir como se nada tivesse acontecido.
A mandar presente em datas comemorativas. Pedir pra pegar o cachorro que ele tinha. Aí ele deu uma carona pra ela. Ela começou a mandar mensagem de piadinhas que com ela não fazia tal coisa. Que ele tava bonito. Fora que acha na obrigação de pegar ela toda fim de semana só pra ex não arrumar confusão. Vive fazendo favor pra ela. Ele nunca se impôs ou coloca um limite. E é algo que me deixa muito chateada. E venho reclamando. Porque não aceito. Acho uma falta de respeito comigo. Está junto a mim mas age como se ainda estivesse com ela. Eu chamo pra conversar mas ele diz que é ciúmes, que não precisa ser inimigo de ninguém. Já tentei entender de todas as formas mas creio que alguém no meu lugar também não acharia normal e suportaria. Gostaria de saber se estou exagerando?! Porque já é algo que está me fazendo mal...

A melhor resposta 26 JUN 2024

Seus sentimentos são totalmente válidos. É natural sentir-se desrespeitada quando parece que os limites não estão sendo claramente estabelecidos.

Tente comunicar seus sentimentos de forma clara e assertiva, explicando como as ações dele estão afetando você e o relacionamento de vocês. Estabelecer limites claros com a ex-esposa não significa ser inimigo dela, mas sim definir o que é aceitável para manter o respeito e a harmonia no seu relacionamento. Trabalhem juntos para encontrar soluções que funcionem para ambos.

Lembre-se de cuidar de si mesma e buscar apoio, seja de amigos, familiares ou de um terapeuta. Você não está exagerando ao sentir-se incomodada. Seus sentimentos são importantes e merecem ser respeitados. Se precisar de apoio adicional, estou aqui para ajudar.

Jéssica Alhadeff Psicólogo em Rio de Janeiro

6 respostas

27 JUN 2024

Entendo como você deve estar se sentindo. Essa situação certamente é muito desafiadora e dolorosa para você. É importante validar os seus sentimentos e reconhecer que eles são legítimos.

Quando entramos em um relacionamento, esperamos que nosso parceiro estabeleça limites claros com as relações do passado para proteger e respeitar a nova união. O comportamento do seu marido em relação à ex pode estar gerando insegurança e desrespeito em relação ao seu espaço e à sua posição na vida dele.

É crucial que seu marido entenda como essas ações impactam você e o relacionamento de vocês. No entanto, é igualmente importante tentar compreender o ponto de vista dele. Pode ser que ele sinta uma obrigação de manter a paz e uma convivência amigável por conta da filha que eles têm em comum. Manter um relacionamento civilizado com a mãe da filha é algo positivo, mas isso deve ser feito dentro de limites que respeitem a sua posição como parceira atual.

Tente conversar com ele em um momento tranquilo, expressando seus sentimentos sem acusações. Use frases que comecem com "Eu sinto" em vez de "Você faz", para evitar que ele se sinta atacado.

Discuta a importância de estabelecer limites claros com a ex-esposa. Explique que isso não significa cortar todos os laços, mas sim respeitar a nova dinâmica do relacionamento de vocês.

Considerar a terapia de casal pode ser uma excelente forma de vocês dois entenderem melhor os sentimentos um do outro e encontrarem formas saudáveis de lidar com essa situação.

Lembre-se de cuidar de si mesma durante esse processo. Manter a sua saúde mental e emocional é essencial para que você consiga lidar com essa situação da melhor forma possível.

Não há nada de errado em querer se sentir respeitada e segura no seu relacionamento. É importante que ambos trabalhem juntos para encontrar um equilíbrio que funcione para vocês.

Espero ter ajudado, um abraço

Teresa Abreu Psicólogo em Rio de Janeiro

23 respostas

26 JUN 2024

Boa tarde, Isamaisa! Obrigado por escrever. Pode ser que você esteja exagerando, mas também pode ser que esse comportamento se associe a outros aspectos que levem você a ter certa razão. De outro lado, é importante ter em mente o desenvolvimento da autoconfiança, de forma a respeitar e priorizar tua essência. Assim sendo, esteando juntada faz três anos, poderá refletir se quer evoluir essa relação ou se quer interromper. No caso do seu marido, o fato de ter uma filha especial com ela, envolve a necessidade de se ajudarem nos cuidados especiais que essa filha demanda.
Poderá ser enriquecedor você refletir, com a ajuda científica de um psicólogo, de forma mais detalhada, profunda.
Abraços! A Covid e a Dengue estão vigentes: sejamos cuidadosos. A maior parte dos políticos não são confiáveis. Dentre os religiosos, há muitos que se dizem religiosos, mas na verdade, são falsos: querem é dinheiro. Fazem teatro para enganar os descuidados. Os meios de comunicação não são neutros, mas aqueles que apresentam tradição de muitos anos ou recebem o selo educativo/cultural, e não estão a serviço de alguma seita religiosa, são razoáveis. Tenha sabedoria para filtrar. A Ciência não é perfeita, mas como fez o avião, a geladeira, o rádio, o celular, faz as vacinas. Confie na Ciência! Vacine-se, vacina as crianças.