Por que sofro por antecipação?

Feita por >Marcos vinicius · 28 ago 2018 Terapia de casal

Bom dia, estou namorando há 8 meses e eh o segundo tempo que minha namorada pede, no primeiro ela pediu porque eu fui mal educado com a sobrinha Dela. Fui mal educado porque não sei perder, e domingo ela me chamou pra jogar tranca online. Novamente fiquei irritado porque perdi. Ela não gostou nem um pouco. Depois fomos ver filme, ela dormiu no meu colo, quando acordou Perguntou: "não achas que fomos precipitados?" Eu retruquei perguntando se ela queria terminar, ela disse que não. Aí me contou que não conseguiu me por na vida Dela Ainda. E falou que não ia acabar comigo mas pra eu não procurá-la até sexta, que era o dia que ela viria pra cá. Falou pra eu ficar calmo que ela não iria terminar. Como eu não tenho paciência falei com ela ontem ela foi muito grossa. Me chamou de inseguro e fraco. Disse que: "eu não quero terminar mas eu não posso ficar com alguém que não me respeita" agora não sei o que fazer? Me ajudem por favor.

A melhor resposta 29 AGO 2018

Olá Marcos. As incertezas estão presentes a todo momento em nossa vida, e muitas vezes pensamos que temos que saber antecipadamente para não sofrer e acabamos sofrendo a cada minuto pensando no "e se acontecer, o que eu vou fazer". Aí percebemos que quando a situação desagradável acontece, tudo o que pensamos e sofremos antecipadamente não valeu para nada. Procure pensar que é difícil prever e antecipar eventos e só há desgaste emocional quando fazemos previsões.
A psicoterapia poderá ajudá-lo nesse processo, buscando rever pensamentos disfuncionais que levam à ansiedade e comportamentos desproporcional com a situação vivenciada.
Espero ter colaborado de alguma forma. Estou à disposição. Abraços. Eliana Benedetti.

Eliana Benedetti Psicólogo em Americana