Por que sempre sou abandonada ou deixada de lado?

Feita por >keroline · 3 mai 2022 Desenvolvimento pessoal

Eu sempre sou abandonada por amizades. Tenho só uma amiga de longa data, mas estou sentindo que ela se affasta aos poucos. Meu primeiro namorado me traiu e eu tentei ficar na vida dele depoois que ele me contou, mas foi impraticável pra mim. Agora estou com outra pessoa, e tenho apenas ele e essa amiga de companheiros. Desde a escola, eu sempre sou a última amiga, a que todos conversam mas não chamam pra sair.Eu tinha um amigo no ensino médio. Aí depois de 6 meses entrou uma emnina nova, e duas semanas depois eram os dois, e eu. Não nnós dois e ela, como deveria ser naturalmente. Eu fiquei de lado, as pessoas sempre acham alguém melhor.
Depois da escola todos sumiram. Os da faculdade também, depois de uma semana se afastaram. Os da visinhança nem falam comigo.Eu sou boazinha, gosto de dar presentes, dou atenção, conselho, as pessoas sempre me procuram pra conversar. Essa minha amiga está se afastando por razões desconhecidas, e eu tenho medo de ser um fardo para as pessoas, porque sempre me deixam de lado e me abandonam. Além disso, tenho medo de prejudicar quem gosta de mim por conta desse meu medo de ser abandonada novamente.

A melhor resposta 4 MAI 2022

Oi Keroline,
E, as coisas vão continuar assim até voce aprender...
Você é deixada de lado porque precisa aprender a amar a si mesma. De nada adianta voce ser boa com os outros mas ingrata consigo mesma. Amar a si mesma é o ponto central.
Quem é voce? Conhece a si mesma? Conhece seu objetivo de vida? Conhece seus talentos? O que voce quer da vida? Como a sua mente funciona? É a tua capacidade de amar, de se relacionar, de agir e de reagir que entra na questão.
Faça Psicoterapia
Abraços

5859 respostas

10 MAI 2022

Boa tarde!
Acredito que procurar ajuda esta sendo um passo muito importante. Pelo seu relato creio que vc esteja passando por angustias que te levam a sentimentos de desamparo.
O processo psicoterapeutico vai te ajudar ao auto conhecimento e resignificacoes de sentimentos.
Estou aqui para ajudar. Sou psicoterapeuta clinica.
Entre em contato quando vc puder.

Elisabete Ferreira Gomes Pereira Psicóloga Psicólogo em Guarulhos

79 respostas

8 MAI 2022

Olá Keroline, espero que esteja tudo bem com você!

Você já pensou que seu conceito de amizade pode não ser o mesmo que os dos outros? Sobre isso, a minha reflexão é o quanto de idealização existe em seu conceito de amizade. Quanto você tem se empenhado para cultivar essas amizades, entendo que muitas vezes as pessoas realmente seguem caminhos diferentes, e isto não depende nem de você, nem dos outros, mas sim de fatos da vida? Compreenda que muitas outras oportunidades de fazer a manter amizades podem surgir em sua vida, em variados contextos, e se estamos abertos a isso, temos mais chances de manter e fazer novas amizades. Um profissional de psicologia pode te auxiliar em processos de auto conhecimento, ou seja, ele pode te auxiliar a entender causas e razões de seu comportamento, e isso pode te ajudar a ultrapassar possíveis barreiras que podem estar te impedindo de ter comportamentos mais próximos daqueles que você deseja. Se você sentir necessidade, você pode buscar ajuda de um profissional para iniciar esse processo de autoconhecimento, e isso pode te trazer mais clareza sobre seus comportamentos e situações que te incomodam.

Espero ter te ajudado, e desejo que fique bem!

Um abraço!

Clóvis Neto - Psicólogo Clínico CRP 17/1518
(Atendimentos On-line)

Clóvis Leite Psicólogo em Natal

924 respostas

7 MAI 2022

Boa noite, Keroline!
Em seu texto você coloca o quanto se sente excluída e o quanto isso interfere em seus relacionamentos interpessoais. Acredito que a busca por terapia irá ajudá-la no autoconhecimento, pois percebe-se uma necessidade de ser aceita e de forma exclusiva. Se faz necessário também trabalhar o amor próprio, pois é nítido sua insegurança e carência. Fala de uma forma em que é necessário ser "boazinha" para ser aceita e amada. Um profissional irá ajudá-la a reconhecer suas emoções e valorizar suas potencialidades.
Lisandra Matos de Pinho
Psicóloga clínica

Anônimo-396986 Psicólogo em Rio de Janeiro

55 respostas

4 MAI 2022

Olá Karoline! Obrigado por escrever. Precisaremos compreender mais profundamente, mas a suspeita e muito grande de que a pessoa que está te abandonando é você mesma. Todos os seres humanos, somos únicos, carentes de contatos, ricos de possibilidades e potencialidades. Quando estamos naturais, harmônicos, espontâneos, somos muito interessantes.
Há algo estranho. Será bom você esclarecer as coisas, com a ajuda de um psicólogo.
Abraços virtuais (A pandemia ainda é verdadeira, assim como a maioria dos políticos são falsos, a grande maioria dos religiosos são falsos - atores, comerciantes da fé, opositores do conhecimento "preste atenção". Ainda temos alguns falsos cientistas. Diante disso, sigamos recomendações de instituições como: Anvisa, Tvs Educativas, Universidades Públicas, Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, Organização Mundial da Saúde!)
Vacine-se! Vacine as crianças! Pondere o uso de máscara. Enriqueça o afeto, mas evite aglomerações.

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.

8681 respostas

4 MAI 2022

Olá
Podemos pensar em várias possibilidades para "explicar" sua situação em si, mas acredito que a única opção segura é junto a um terapeuta. Na relação com ele, será possível que ele mesmo perceba como você se relaciona com as pessoas, como mantém contato. É claro que não é uma relação de amizade necessariamente, mas pode nos ajudar a compreender melhor nossa forma de nos relacionar. Porque certamente há algo em comum em todas as situações: você.

Eloisa Goronci Psicólogo em Vila Velha

911 respostas

4 MAI 2022

Oi! Pelo que você descreve, parece que você tem uma noção um pouco equivocada de amizade. Não será que o fato de você querer exclusividade é o que gera esse sentimento de exclusão? Pelo que você diz "Não nnós dois e ela, como deveria ser naturalmente. Eu fiquei de lado, as pessoas sempre acham alguém melhor.", me pareceu que para você só é amizade quando a pessoa se doa completamente apenas para você. Isso pode ser reflexo de alguma insegurança que você viveu que poderia ser melhor trabalhada em terapia.

Psicóloga Larissa Silva Psicólogo em Belo Horizonte