Por que parei de me sentir bem com a minha aparência?

Feita por >Moon · 7 dez 2020 Autoestima

Já faz algumas semanas que me olho no espelho, tiro várias fotos e toda vez quando me vejo me sinto estranha, como se estivesse algo errado comigo e com minha aparência. Não consigo me enxergar de forma positiva, mesmo recebendo elogios, e não estou me comparando a ninguém, apenas me olho e sinto que tem alguma coisa errada em mim, mas não identifico onde

A melhor resposta 8 DEZ 2020

Olá Moon! Grato por escrever. Você não citou a tua idade, mas é muito forte, muito frequente na adolescência, as pessoas ficarem focadas em algum detalhe da aparência externa. Você, em ambiente de multidões, já reparou o quão diferentes são as pessoas: tem alta, baixo, gordo magro, preto branco, amarelo, com cabelos claros, cabelos escuros, fortes, fracos, pobres, ricos, empregados, desempregados, estudados, estudantes, trabalhadores, não trabalhadores, artistas, atletas, cultos, incultos, religiosos, não religiosos. O bem estar é profundíssimamente maior do que a aparência externa. O elogio do outro, para fazer sentido para você, precisa ser percebido como verdadeiro e justo, por você. Nesse caso é interessante ponderar o seguinte aspecto: cada pessoa é única. Nem mesmo a ponta dos dedos de um encontra ponta de dedos iguais no mundo. Por essa razão, a rigor, cada ser humano é raro, muito raro, espécie única, que precisa ser vista como tal. Por essa razão ninguém é mais bonito que o outro, ninguém é melhor ou pior do que o outro. É verdade que somos compostos de milhares de fatores. A harmonização desses fatores é que nos faz interessantes, agradáveis, atraentes, doces. Isso vem com a maturidade adequada a cada idade, vem com o olhar para as possibilidades de melhora que podemos fazer em nós mesmos.
Essa é a frente que você precisa cuidar.
Espero ter ajudado.
Abraços virtuais (em tempos de aumento da pandemia, sejamos mais razoáveis: máscara, higiene, distanciamento físico, senso de comunidade, Ciência!)

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.

8664 respostas

8 DEZ 2020

Moon, vc pode ter uma vida melhor, se enxergar como pessoa. Se fortalecer emocionalmente. Procure fazer terapia. Faca isso por vc.
Se desejar conhecer meu trabalho sou Mônica psicóloga

Monica Mesquita Psicólogo em Rio de Janeiro

3150 respostas

8 DEZ 2020

Olá, Moon.
Seria interessante explorar um pouco mais o que você sente quando se vê.
Você disse que se sente estranha, que tal detalhar mais que parte de você te incomoda?
O que pode ter despertado este incômodo, se diz que é de algumas semanas para cá?

À disposição.

Thais Souza Psicólogo em São Paulo

109 respostas

8 DEZ 2020

Moon,
Não gosta da aparência porque esqueceu o conteúdo. Teu corpo é uma embalagem onde se esconde teu verdadeiro Eu.
Porque veio a este mundo? Quem é você? O que espera da vida? Quais as tuas forças, teus pontos fortes? Se não indentificar estes dentro de ti, não vais gostar da tua aparência porque não é esta que importa. Teu corpo esconde um tesouro e quanto menos chamar atenção, melhor para a tua realização.
Mas precisa viabilizar, compreender toda esta realidade.
Faça Psicoterapia para corrigir esta visão e descobrir o caminho da tua realização!