Como parar de sentir que precisa cuidar da outra pessoa sempre?

Feita por >Steyllor · 15 fev 2022 Autoestima

Gostaria de para de sentir q sempre tenho q cuidar dela q ela nao vai conseguir fazer nada sozinha apesar dela nao saber fazer muitas coisas sozinha porem agente ja terminamos e mesmo assim eu ainda compro roupa levo pra sair e comer todas as minhas atividades gostaria q ela tivesse junto porem ela ja esta partindo pra outra e eu me sinto pra baixo sem vontade de trabalha sem vontade de comer e sinto q quando eu a agrado ela me da um selinho mais to reparando q isso e migalha q ela joga e eu aceito mais nao quero mais sentir isso apesar do passado dela ter sido bem sofrido tenho medo de nao dar certo dela nao conseguir se vira sozinha e nao pedir minha ajuda mesmo sabendo que sempre estarei aqui pra ajuda mais mais quero q seja uma ajuda por causa do meus filhos nao uma ajuda direto pra ela
Hj em dia moro na casa do meu pai e aluguei uma casa pra ela so q nao quero mais me sintir tao importante pra ela sendo q ela nao esta nem ai pro meus esforços entao necessito sair dessa prisão q eu nao aguento mais ja pensei e me matar mais descidir pedir ajuda nao tenho amigos pra desabafar sou sozinho gostaria muito de ajuda muito obrigado

A melhor resposta 16 FEV 2022

Olá Steyllor,
Me parece que tudo o que faz por ela é uma tentativa de reatar o relacionamento. Mas vem percebendo que não está tendo retorno e o seu amor próprio começou a incomodar. Acredite, isso é bom! Você está começando a voltar o olhar para você.
Nesse momento é muito importante você cuidar da sua vida emocional, se fortalecer para sua vida seguir a diante.
A psicoterapia é o caminho para resgatar seus desejos, planos futuros. Pense nisso, não desista de você!
Fico a disposição.
Um Abraço.
Rute Martins - psicóloga clinica

Rute Martins Psicólogo em São Paulo

1408 respostas

22 FEV 2022

Steyllor,
Não consegui entender a relação que tem esta outra pessoa... tem filhos com ela?
Se tem, sim voce também é responsável por cuidar dos filhos.
Por que voce sente esta necessidade de estar alimentando ela?
Isto está ajudando a se superar ou está ajudando a se manter dependente de ti?
Convém fazer Terapia para se conhecer, conhecer e compreender e curar-se desta ligação com ela.
Com certeza não está auxiliando nem a ela e nem a voce.
Abraços

5817 respostas

16 FEV 2022

Olá Steyllor! Grato por escrever. Pelo relato, de fato você está se sentindo responsável por uma pessoa com quem não está diretamente mais vinculado. Pelo jeito, vocês tem filhos juntos. Sendo correta essa minha leitura, cuidar dos filhos é uma responsabilidade dos dois. É preciso sabedoria para conduzir esses filhos até um certo amadurecimento. A boa convivência, a cooperação, a sensatez, a razoabilidade será sempre boa companheira para pai e mãe separados que deverão direcionar o crescimento dos filhos.
Por outro lado, nesse momento, ao escrever aqui, está solicitando limitadores de ações e responsabilidades quanto a formas de interagir com a mãe dos seus filhos, com medidas saudáveis, adequadas.
Estaremos a disposição para tanto.
Abraços virtuais (em tempos de pandemia verdadeira, de maioria de falsos políticos, de grande maioria de falsos religiosos (atores, comerciantes da fé, opositores do conhecimento), até de alguns falsos cientistas, sigamos recomendações de instituiuições como: Anvisa, TVs Educativas, Universidades Públicas, Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, Organização Mundial da Saúde!)
Vacine-se! Vacine as crianças! Mascare-se! Mantenha proximidade afetiva com distanciamento físico.

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.