por que não gosto dos outros?

Feita por >Jean · 6 fev 2023 Habilidades sociais

eu não gosto de ficar com outras pessoas, não gosto de ir na casa dos outros. não gosto de algo que não seja o que já estou familiarizada. odeio mudanças na rotina, principalmente. não sei por quê.

A melhor resposta 10 FEV 2023

Oi Jean
Se isto que voce não gosta te causa conflito, te isola de negócios e se sente prejudicado... é problema, precisa resolver.
Se não te causa danifícios, podem ser apenas características de tua personalidade.... normal.
Socialmente pode ser criticado porque a sociedade acredita que todos devem ser sociáveis... porém, nem todos são sociáveis;
Muitos são sociàveis do modo deles... e está tudo bem!
Se tiver curiosidade. é possível ver como funciona a sua mente, como ela se organizou para funcionar diante das pressões que enfrentou no meio ambiente e te faz agir, reagir, escolher, se relacionar, amar de uma forma e não de outra.

Abraços

5897 respostas

16 FEV 2023

Oi, Jean. Você deve ter bastante dos traços de caráter que não gostam mesmo de estar com pessoas, principalmente, quem não conhece. Deve ser alguém que morre de medo de falar besteira também, né? Por isso, você gosta mais de estar com a familia, porque é mais seguro pra você, incluindo a questão da rotina, pois você já sabe o que esperar. Situações novas e em que você precise improvisar não te fazem bem, né? Agende seu horário para entender mais sobre isso e entender também teus recursos, que talvez você não saiba, mas são incríveis, como, ser mais detalhista, gostar e saber planejar, organizar, ser leal, dentre outros. Agende seu horário.
Steffany Alves
CRP22/01308

Steffany Emanuelle Alves Psicólogo em São Luís

453 respostas

8 FEV 2023

Boa tarde Jean!
Existem diversas razões pelo qual as pessoas desenvolvem um afastamento social, que podem ser tanto por razões sociais (traumas vividos na infância, não desenvolvimento de habilidades sociais por ter recebido pouco estímulo, depressão, ansiedade, estresse, entre muitas outras possibilidades). Também existem alguns déficits do neurodesenvolvimento (como TEA, Asperger,TDAH) que podem implicar em dificuldades nas interações sociais. O ideal é que você avalie com um profissional de saúde mental (psicólogo ou psiquiatra) para te avaliar melhor e identificar onde estão as causas.
Se precisar de auxílio nesse sentido pode entrar em contato, estou à disposição.
Um abraço

Natália Cassemiro Psicólogo em Uberaba

35 respostas

8 FEV 2023

Olá, tudo bem?
Realmente essa situação é bem delicada, sou o Psicólogo Paulo V. R. Oliveira e gostaria de auxiliar nessa situação.

Primeiramente, sua angústia, dúvidas é importante para mim e sei o que está passando. Para que possa te auxiliar e ajudar de maneira assertiva e com o cuidado devido que você merece, aguardo sua mensagem diretamente para mim.
Uma consulta online ou presencial é essencial para saber o que de fato está passando.
Att. Do seu Psicólogo: Paulo V. R. Oliveira

Paulo Victor R Oliveira Psicólogo em Limeira

55 respostas

7 FEV 2023

olá! Você estar precisando de ajuda? Então agende sua sessão comigo que irei lhe responder o mais rapido possível

Rafaela de Arruda Custódio Psicólogo em Belém

2409 respostas

7 FEV 2023

Olá Jean! Obrigado por se colocar. Não gosta dos outros porque nesse aspecto não treinou, está infantilizado. A partir dos quatro anos precisamos treinar o convívio a socialização, a negociação da convivência, a democracia. Nossa mente é alimentada daquilo que fazemos. Acontece que vida social plena com direitos e deveres perante os acúmulos culturais, exige que se viva com pessoa, que se interaja com pessoa, em relação de deveres e direitos, de liberdades e responsabilidades.
Amadurecer, e muito, será preciso.
Treine socialização.
Se desejar os sérios, profundos e necessários argumentos para a necessidade da ampliação do convívio social, estarei a disposição para tanto.
Abraços! A Covid, a Dengue, exigem cuidados e atenção. Vacine-se, vacine as crianças. Valorize mais a Ciência. Ela não é perfeita mais permite avanços. É impressionante como falsos políticos e falsos religiosos usam a fé dos mais simples. Cuidemos do atual resgate da civilização e da democracia. Não há meios de comunicação neutro ou perfeito, mas há instituições mais sérias, mais abertas. Verifiquemos as informações com maior critério. Vejamos o que falam as TVs educativas, os canais abertos com maior tradição de cultura. Valores aprimorados por décadas, não podem ser descartados por interesses de pequenos grupos radicais. Quem apoia terrorista, antidemocráticos, bárbaro, se faz um deles.

8719 respostas

7 FEV 2023

Olá, muito interessante e bom você mesmo assumir isso, começa assim o crescimento.
Para melhor resposta, o ideal é que estivéssemos num processo mais detalhado e cuidadoso, numa "Avaliação Corporal", ou processo terapeutico. Porém aqui, com o que você forneceu, vou buscar ajudar.
Provalmente você tenha, o que uma linha de pensamento chama de pico do "Traço de Caráter Masoquista" (isso NÃO é o Transtorno de Personalidade Masoquista), todos temos uma quantia de 5 traços existentes, mas alguns tem uma quantidade maior de um ou outro traço, o que chamamos de picos. Possivelmente você seja uma pessoa organizada, metódica, que não goste de se expor por medo de que apontem algo errado do seu comportamento, tenha receito de ser humilhado. Saiba que todo traço tem sua DOR, mas TODOS também tem RECURSOS maravilhosos. Você deve ser do tipo fiel a quem ama, observador, bom com organização, aguenta pressão, realiza de forma muito bem feita o que se dispõe a fazer. É possivel equilibrar essa situação, aprender a se expor (quando realmente for necesário, ou quando desejar), RESPEITANDO a si mesmo e aceitando que isso será por pouco tempo, que seu limite é menor do que de algumas outras pessoas (por ex.: quem tem pico do traço "Oral").
[Se ver que estar em público lhe causa fobia, aí já algo que realmente precisará de acompnhamento.]

Daiana Oliveira Alvarenga Dos Santos Psicólogo em Campinas

57 respostas

7 FEV 2023

Olá, Jean
Há de se pensar nos significados que esse afastamento possui para você. O que se evita com as mudanças? As coisas novas e os riscos que elas envolvem?
Não sei se o ponto é descobrir o "porque" das coisas de uma forma prévia, mas buscando compreender de que forma isso se dá para ti, como afeta suas relações, quais ganhos e prejuízos isso tem para você, etc.
Acredito ser um tema interessante para um processo de terapia (que por si só já pode ser uma coisa nova e gerador de mudanças, por isso podemos experimentar em loco, e assim cuidar desses sentimentos), por isso te recomendo considerar essa ideia.
Boa sorte no seu caminho
Qualquer coisa fico por aqui, ok?
Um abraço

Eloisa Goronci Psicólogo em Vila Velha