É possível duas pessoas se gostarem mesmo estando em outras relações?

Feita por >Dnf77k# · 13 jul 2023 Abordagem psicológica

Eu me separei da minha ex-mulher há uns 8 anos. Porém, acontece que nunca nos deixamos mesmo nós dois tendo outros relacionamentos. Namoramos outras pessoas mas sempre nos encontrávamos para fazer sexo e conversar sob o pretexto de ver os filhos. De uns 6 meses para cá comecei a ficar confuso e incomodado com essa situação e sugeri que poderíamos nos reconciliar, porém, ambos chegamos a conclusão que definitivamente não damos mais certo juntos. Eu fico na dúvida se isso é gostar mesmo de verdade, ou algum outro sentimento que não identificamos qual é? Novamente fica a pergunta se é possível duas pessoas se amarem mesmo estando com outros parceiros?

A melhor resposta 14 JUL 2023

Olá! Quando você menciona a possibilidade de reconciliação, é natural que surjam dúvidas e questionamentos sobre os sentimentos envolvidos. O amor pode ser bastante complexo e nem sempre se enquadra em padrões convencionais. É possível que vocês ainda tenham afeto um pelo outro, mesmo que não seja um amor romântico ou um amor que seja compatível com a construção de um relacionamento conjugal saudável.

No entanto, acredito ser importante refletir sobre as razões pelas quais vocês chegaram à conclusão de que não dão mais certo juntos. É fundamental considerar aspectos práticos, como compatibilidade de valores, objetivos de vida, comunicação saudável e respeito mútuo. Muitas vezes, o afeto e a intimidade podem coexistir com a incompatibilidade em outros aspectos fundamentais de um relacionamento.

Gabriella de Oliveira Psicólogo em São Paulo

18 respostas

15 JUL 2023

Olá Dnf77k#! Obrigado por escrever. Quem tudo quer, nada tem. Cada escolha feita exige a contrapartida de renúncia ao não escolhido. Ficar com os pés em diferentes barcos, faz com que os barcos se afastem e a pessoa caia no rio. Diante disso as pessoas envolvidas começam a repetir a busca de novos ciclos, sem cuidarem por inteiro de nenhum deles.
Será preciso amadurecer e estabilizar algo. Vocês tem filhos e precisam levar em conta o que a atitude de vocês podem representar para esses filhos. Ao mesmo tempo, não se pode abrir mão da essência de si mesmo.
Como a essência tua ainda não está clara, você precisa amadurecer. Será aconselhável que conte com a assessoria científica de um de nós, psicólogos.
Abraços!

8664 respostas

14 JUL 2023

Na vida há um infinidade de possibilidades, afinal não tem um roteiro... Em um momento da sua vida estavam juntos e no outro não estavam, logo após estiveram juntos mas em um cenário diferente. No seu relato você trouxe que ambos chegaram a conclusão que juntos no mesmo local e casados não dão certo. Minha pergunta é para gostar ou demonstrar que gosta de alguém é necessário estar junto ? o que é o amor para você? mediante a você pensar um pouco sobre isso possivelmente você vai identificar algumas opções para avaliar melhor essa situação.

Ruan Pereira de Sousa Psicólogo em Rio de Janeiro

9 respostas

14 JUL 2023

Uma situação mal resolvida sempre gera angústia e ninguém merece viver assim, não é mesmo?
O difícil da vida é escolher o que é melhor para nós a longo prazo e não aquilo q nos faz bem só por alguns instantes.
Se falando em relacionamentos tudo é possível, mas a dúvida deveria ser, o que é mais justo pra você? Reflita sobre.

Gisele Moraes Psicólogo em São Paulo