Por que não consigo ir ao psicólogo?

Feita por >Bella · 8 jul 2021 Motivação

A alguns anos estou sofrendo com meus pensamentos e perdendo o ânimo para tudo, não consigo mais fazer atividades cotidianas, me afastei dos meus amigos e não consigo sair de casa para nada, com isso receio que não conseguirei continuar na faculdade. Porém, quando estou prestes a ir atrás de ajuda ou uma consulta volto atrás e me sinto bem naquele momento, mas logo volta todo o sentimento ruim. Por exemplo, a 4 anos atrás quando estava no ensino médio, uma funcionária da escola sugeriu que eu fosse ao psicólogo por conta do meu comportamento isolado, concordei que iria, mas quando ela conversou com a minha família sobre isso desisti de ir.

A melhor resposta 9 JUL 2021

Dar um primeiro passo e buscar ajuda psicológica não é fácil, pois as pessoas ainda têm muitos preconceitos acerca de saúde mental. Muitas vezes, de forma inconsciente, sabotamos as nossas oportunidades de mudar, de sair da zona de conforto. A zona de conforto é aconchegante a princípio. A maioria das pessoas não deseja sair dela em virtude dos sentimentos bons que proporciona. Procurar ajuda psicológica é um sinal de coragem e maturidade.

Carina Rocha Meneghetti Cassi Psicólogo em São José do Rio Preto

25 respostas

7 DEZ 2021

Olá Bella. O isolamento muitas vezes é um caminho que trilhamos sem perceber. Aos poucos vamos deixando de lado os prazeres, as pessoas, os sentimentos e quando nos damos conta, já não há muita coisa ao redor. Regressar desse lugar, não é tarefa nada fácil, pois é um trajeto que pode impor certo sofrimento e muita angústia. Por mais que a gente entenda que a terapia seja um meio de trilhar essa caminhada de forma segura, isso ao mesmo tempo nos dá medo, pois, ainda que seja conduzida por um terapeuta em quem confia, será necessário ter contato com todas as questões abertas no trajeto percorrido na ida.
Nessas condições, o receio da terapia é natural, mas tão logo você começa a vencer os primeiros desafios, a caminhada vai ficando mais amena.

Espero ter ajudado. Abraços, Rogério

Rogerio Gomes Psicólogo Psicólogo em São Paulo

2 respostas

6 DEZ 2021

Bom dia Bella, curioso que o que parece ter te feito impedir de ir ao psicólogo foi quando ela conversou com sua família. Seria importante explorarmos estas relações familiares pra entender esta dinâmica e de que forma inconsciente estas relações atuam para a formação destes seus sintomas. Te convido a uma iniciar uma psicanálise, um abraço!

Oliver Schmidt Silva Psicólogo em Curitiba

113 respostas

17 JUL 2021

Bella. Buscar terapia requer saber q vc vai mexer no que te incomoda.
Isso é terapia.
Para melhorar de um transtorno vc precisa querer.
Se interessar conheça o perfil dos psicólogos e busque ajuda.
Sou Mônica psicóloga

Monica Mesquita Psicólogo em Rio de Janeiro

3150 respostas

13 JUL 2021

Olá Bella, espero que esteja tudo bem com você.

Um Psicólogo, como qualquer outro profissional de saúde, só deve ser procurado em caso de necessidade real do paciente, e nesse ponto apenas o paciente pode decidir quando e como deve fazê-lo. Pelo seu relato parece que existe a presença de sentimentos que começam a te incomodar, e esses sentimentos que relata podem sim serem motivos para buscar ajuda de um profissional de Psicologia. No entanto, essa decisão é apenas sua e de mais ninguém. O quanto antes você possa trabalhar esses sentimentos, maiores serão as chances de você desenvolver-se de forma mais harmônica e produtiva em sua vida, buscando exercer seu máximo potencial. É interessante que você tire suas próprias conclusões ingressando em um acompanhamento psicológico adequado, se engajando de fato em um tratamento, se abrindo para isso e se comprometendo com um desejo de mudança que deve estar dentro de você, primeiramente. Depois de ter vivido essa experiência de verdade, com um bom profissional, você poderá saber de fato como esse tratamento te ajudou, e como você pôde usufruir de todo esse acompanhamento para seu próprio crescimento pessoal. Então, não deixe de procurar ajuda se sentir necessidade Espero ter te ajudado, e desejo que fique bem!

Clóvis Leite - Psicólogo Clínico CRP 17/1518
(Atendimentos On-line)

Clóvis Leite Psicólogo em Natal

912 respostas

12 JUL 2021

Bella,
Voce está com medo, está resistindo de enfrentar o que pensa ser, ir ao psicólogo.
Voce está se defendendo, se escondendo atrás do que o ego te diz, sendo que este ego é apenas as informações que as outras pessoas disseram sobre voce, sobre como voce deveria ser...
Na Psicoterapia está a solução, mas teu pensamento, tua menta racional, teu ego está cheio de medo...
A escolha é sempre tua... pode continuar ficando com medo e tua vida segue como está, ou voce escolhe se conhecer, se compreender, conhecer seu objetivo de vida, conhecer seus talentos, seu potencial.

5817 respostas

12 JUL 2021

Olá Bella!
É interessante trabalhar o seu receio de ir ao psicólogo: é medo de falar sobre algo? medo de mudança? algum estereótipo quanto a psicoterapia? exemplo "psicólogos só escutam e não falam nada".
Pois a psicoterapia (na minha abordagem pelo menos) é um processo ativo e colaborativo entre paciente e terapeuta, no qual é criado um espaço seguro e confortável para o paciente se expressar.
Sugiro você pensar aos poucos, por exemplo "vou fazer por 1 mês, se eu não gostar vou tentar outro psicólogo".
Att,
Ingrid Oliveira

Anônimo-390081 Psicólogo em São José dos Campos

40 respostas

12 JUL 2021

Ter a consciência de que algo está te fazendo sofrer e precisa ser mudado é o primeiro passo para que a mudança aconteça.
Todos nós, em algum momento da vida, estamos sujeitos a experienciar momentos de angústias e sofrimentos. Mas, lembre-se, você não precisa passar por isso sozinha!
O trabalho do psicólogo é ser um agente facilitador do seu processo de reconhecimento, reconstrução e aquisição de novos repertórios de comportamentos frente as mais diferças situações que experiencia.
Caso não consiga ou não se sinta a vontade para se deslocar para um atendimento presencial, existe diversos profissionais que realizam esse atendimento de maneira on-line.

Com carinho, Thais Eduarda.
Psicóloga - CRP 12/20934 08/IS-683

Anônimo-390224 Psicólogo em Curitiba