Por que não choro?

Feita por >Natalia Pinto Lopes · 27 out 2020 Psicologia clínica

Não sei oq tá acontecendo comigo....estou passando por uma situação turbulenta, vários problemas familiares, mas não consigo chorar. Parece q estou anestesiada, mas com frio na barriga e aperto no coração... Parece q coloquei na cabeça q tenho q ser forte pra apoiar minha mãe e não deixar ela ainda mais depressiva , mas morro de medo de uma hora surtar :/

A melhor resposta 28 OUT 2020

Olá Natália! Grato por escrever. Você não está chorando porque organizou a necessidade de representar o papel de forte, para dar apoio e segurança para sua mãe. O choro está sendo represado, com o tempo "vasará", por outros caminhos. A vivência de tua mãe, assim como a da imensa maioria de nós, um pouco mais velhos, entende que chorar é uma manifestação humana importante, na maior parte, muito diferente de fraqueza. Permita-se chorar. Tua interpretação, certamente não é a interpretação da tua mãe.
Será muito importante e enriquecedor você dividir o que está experimentando, com a posição científica de um psicólogo. Não espere. Acione um de nós, e permita-se falar e chorar o que está para ser chorado.
Com ética, respeito, sigilo, empatia, acolhimento, estaremos à disposição.
Abraços virtuais (em tempos de iminência de segunda onda da pandemia, sejamos mais razoáveis: máscara, higiene, distanciamento físico, senso de comunidade, Ciência!)

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.

8779 respostas

3 NOV 2020

Bom ter o seu contato Natalia!!!

A procura por um profissional da área da psicologia pode ser de grande ajuda neste momento, em um ambiente confortável, seguro e sigiloso a sua demanda poderá ser trabalhada com apoio deste(a) profissional, a fim da busca mais assertiva para o retorno de uma qualidade de vida desejável.

Atenciosamente,

Carlos César Petruy Psicólogo em Curitiba

343 respostas

2 NOV 2020

Olá Natalia, não busque um ideal de como tem que se sentir. Entenda como você é e busque ajudar desta forma. As vezes achamos que temos algo de errado pois não agimos conforme o protocolo. A questão é que somos diferentes e temos formas diferentes. O choro para ti deve surgir em um processo especifico seu. Não se culpe pela falta do choro. Exatamente como voce disse talvez seja uma forma de manter a estrutura de pé por conta de sua mãe. O medo do surto é geral, mas precisamos entender que o medo pode ser só uma forma de nos proteger. Neste caso indico que antes de dormir respire e se aprofunde em você mesma, para assim aceitar quem é. Um abraço

Noam Feller - Psicólogo Clínico e Acompanhante Terapêutico

Anônimo-381669 Psicólogo em São Paulo

40 respostas

27 OUT 2020

Oi Natalia,
O choro é a emoção que passamos em determinados momentos. Entendo que a situação está tão dificil, que você bloqueou suas emoçoes para ter que ser forte.
É fundamental buscar ajuda psicológica para desabafar tudo que está passando.
Fico a disposição.
Um abraço.
Rute Martins - Psicóloga Clinica

Rute Martins Psicólogo em São Paulo