É normal não chorar com o luto?

Feita por >Alice · 18 fev 2021 Luto

A cachorrinha da minha vó morreu, e eu não consegui chorar, conheço ela des de que nasci, não acredito que ela morreu e me forcei a chorar, quando meus gatos morrerem chorei sem parar

A melhor resposta 19 FEV 2021

Olá Alice! Grato por citar. O que você citou é um grão de areia. O que será que há para dizer com a praia toda?
Cachorros e outros animais representam vínculos diversos segundo uma enorme variação de contextos, de representação da existência deles. Por exemplo: comemos o frango que não morreu, foi matado, comemos a vaca na mesma condição. O dono do sítio cria o bezerro bonitinho, cheio de vida e energia, depois que esse fica grande o mata para comer.
Permita-nos conhecer outras porções da areia da praia que você nos quer apresentar.
Luto precisa representar perda, perda precisa ser antecedida por criação de vínculo particular profundo e importante.
Espero ter ajudado.
Abraços virtuais (em tempos de aumento gravíssimo da pandemia, evitemos mortes: máscara, higiene, distanciamento físico, vacina para todos e por todos, senso de comunidade, empatia, Ciência!)

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.

8602 respostas

19 FEV 2021

Alice não tem nada de anormal nisso, o luto é pessoal e vivido de maneiras diferentes e individuais.

Carolina Ovalle Psicóloga Psicólogo em São Paulo

150 respostas

19 FEV 2021

Olá Alice,

o modo como cada pessoa expressa seus sentimentos é particular, não é uma condição para o estado de luto que o choro ocorra. Além do mais, você mesma relatou que quando da morte dos seus animais você chorou, o que é natural, por serem seus gatos e você ter um convívio mais próximo o vínculo tende a ser maior. Caso você perceba que a dificuldade em extravasar seus sentimentos é algo recorrente e te incomoda, talvez seja o caso de procurar um profissional. Att, Taciana.

Taciana Cavalcante Psicólogo em Rio de Janeiro

11 respostas

19 FEV 2021

Alice, não há explicações para esse sentimento e consequente reação. Não se culpe por isso.
Fazer terapia é sempre bom. Até para entender o porquê não do luto.
Se interessar conhecer sou Mônica psicológa

Monica Mesquita Psicólogo em Rio de Janeiro