Por que minha familia é assim?

Feita por >vic · 19 jul 2020 Terapia familiar

Olá eu tenho 20 anos e minha mae e meu pai só sabem falar que eu não sirvo pra nada que não terminei o ensino médio que eu sou um fracasso de filha pra que eu extinto pq eu não faço as tarefas domésticas e quando eu faço falam que eu não fiz nada meu pai me ofende minha mãe me humilha e quanto eu quero conversa para gente resolve esses problema eles zomba de mim e eu fico triste e sem saber oque fazer .Bem isso uma hora passa e voltar a fica tudo bem entre a gente e falamos normal uns com os outros mais do nada isso tudo acontece e fica se repetindo isso é cansativo eu fico muito mal depôs dessa discussoes minha cabeça doí e coça só de pensar.

A melhor resposta 20 JUL 2020

Olá, Vic.
Obrigada pela sua participação.
Que coragem poder externalizar os seus sentimentos, isso também fala sobre sua capacidade de olhar para si.
Sinto muito pelos conflitos que você refere viver com sua família. A maior e melhor ferramenta para resolução de conflitos é o diálogo.
Importante buscar espaços que possa falar sobre os seus sentimentos, fortalecer a si mesma e criar a própria identidade.
Espero ter contribuído.
Abraços.
Beatriz Mazzoco

Beatriz Mazzoco Psicólogo em São Paulo

125 respostas

2 SET 2020

Bom dia Vic, os problemas em família sempre parecem maiores do que são realmente, no meio dessa confusão não dá para você perceber que, apesar de seus pais falarem com você de uma forma que te machuca e humilha tem um proposito, no fim das contas eles querem que você estude e tenha um futuro melhor, aos 20 anos você pode fazer vários projetos para sua vida, continuar os estudos, cursos, aprender outro idioma, trabalhar, investir em você, no que quer para seu futuro, assim o tempo que vocês levam discutindo seria aproveitado para você fazer outras coisas positivas, desse modo, as dores e coceira na cabeça desapareceriam. Pense e reflita sobre isso.

Eliane Weber Psicólogo em Salvador

574 respostas

20 JUL 2020

Olá Vic! Grato por participar. Vinte anos é idade de busca de construção de identidade e autonomia mais independentes. Esse sofrimento decorre disso. De formas diferentes, em maior ou menor grau, a maior parte das pessoas, passa por isso. Será interessante você poder organizar suas metas de vida, incluindo a cooperação necessária, na morada comum, mas é preciso você resgatar tuas metas, sonhos e planos, organizar rotina que deixe tempo para realizá-los. Por exemplo, sendo possível, será muito importante você retornar os estudos. Também será interessante você se preparar para uma profissão. É muito importante cada jovem construir sua turma de amigos, ter atividade física, realizar atividades como participação em grupos de apoio a causas sociais, teatro, circo, esporte coletivo. Algumas dessas coisas precisam aguardar o controle sobre a pandemia, outras, mas com os devidos cuidados, será possível incrementar. A verdade de cada pessoa, precisa ter o centro dela, legitimado pela própria pessoa. Não é porque dizem que você é de um jeito, que isso representa a verdade. Dentro do mundo de cada pessoa, debaixo da pele de cada um, há um imenso mundo de potenciais, possibilidades, medos, alegrias, dúvidas, explicações, desistências, que os outros nem imaginam, por essa razão, os outros não podem saber, em profundidade, o que se passa dentro de você. Isso não retira o fato de que em você, há um mundo muito vasto de potencialidades e possibilidades. É preciso começar, tentar, insistir. Certamente você fará muitas coisas.
Sendo possível, será altamente enriquecedor você contar a condução técnico-científica de um psicólogo
Estaremos à disposição para esclarecimentos e aprofundamentos.
Abraços virtuais (em tempos de pandemia, saia de casa somente para o que for relevante, com máscara, higiene e distanciamento físico: minimize a possibilidade de chorar a morte de mais uma pessoa próxima!)

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.

8779 respostas

20 JUL 2020

Olá Vic
Pela sua fala me parece que você está sofrendo por sentir muito o peso do que seus pais falam quando tudo isso acontece. E digo isso porque você diz que depois a relação volta a ficar bem, o que me faz pensar sobre como o momento em que as críticas vêm é pesado demais para você.
Assim, ou poderia pensar em formas de não deixar que as críticas de seus pais te afetem tanto, ou falar com eles para que tentem mudar a forma como tentam falar com você, uma vez que as críticas deles estão mais te paralisando do que estimulando a fazer o que eles querem
E sei que tomar qualquer um desses passos não é fácil, mas conversando com um psicólogo com certeza poderá encontrar o melhor caminho a seguir
Para isso me coloco à disposição
Att, psicólogo Joshua de Sá

Espaço Hope Psicólogo em Campinas