Por que me afasto de todos que tentar socializar comigo?

Feita por >Leticiar20 · 13 jun 2024 Abordagem psicológica

Depois que eu ganhei meu filho eu não tenho mais auto estima, mesmo não tendo mudanças, não engordei, estou a mesma pessoa, mas minha mente foi a loucura, eu não consigo ativar minhas redes sociais, não consigo conversar muito tempo por mensagem, se eu ver que estou conversando muito eu sumo, não sinto vontade de sair com meus amigos, sinto medo o tempo todo, apago número de todos, quando me procuram eu fico com medo de responder, não sei o que é isso, eu sinto que todos vão rir de mim se eu sair na rua, que vão me achar feia, que ninguém nunca vai gostar de mim do jeito que eu sou, talvez seja trauma de infância, meu pai morreu e minha mãe nunca na vida falou que me ama, mesmo morando comigo e me tratando bem.

A melhor resposta 17 JUN 2024

Olá Leticiar20, espero que esteja tudo bem com você.

É importante entender o que está acontecendo para que esse estado não cresça ainda mais, e acabe prejudicando outros setores de sua vida. Em alguns momentos podemos nos sentir dessa forma, pois a vida e os sentimentos são dinâmicos, mudam com o tempo. Mas se esses estados começam a se perdurar mais do que desejamos, causando incomodo e sofrimento, então é porque alguma coisa deve estar errada, e é preciso entender o que está acontecendo. Neste sentido, é interessante mergulhar um pouco mais fundo nesses sentimentos, e entender quais processos internos estão causando isso, ou seja, construindo de maneira equivocada sua autoimagem, e a forma como você experimenta a vida e as relações a sua volta. Um processo de psicoterapia é um convite ao autoconhecimento, para que você possa entender o que se passa dentro de você, para só então alicerçar as mudanças necessárias para um nova vida, a vida que você deseja, com as relações que você espera. Um profissional de Psicologia é muito indicado para você agora, pois junto a esse profissional, é possível identificar o que precisa ser mudado. Inicie seu processo de mudança agora, esse é seu direito, de viver, de crescer, e de receber da vida tudo de bom que ela pode oferecer. Se houver possibilidade, entre em contato com um profissional de sua escolha, e inicie seu processo de psicoterapia o quanto antes.

Espero ter te ajudado, e desejo que fique bem.

Um abraço!

Clóvis Neto - Psicólogo Clínico CRP 17/1518
(Atendimentos On-line)

Clóvis Neto Psicólogo em Natal

970 respostas

15 JUN 2024

Oi Leticiar20,

Primeiramente, quero dizer que você não está sozinha e que é muito corajoso da sua parte compartilhar o que está sentindo. Ter um filho é uma grande mudança na vida e pode afetar profundamente nossas emoções e autoimagem, mesmo que fisicamente nada tenha mudado. A baixa autoestima, o medo constante, a dificuldade em se comunicar e a sensação de que os outros vão rir de você são sentimentos válidos e importantes de serem ouvidos. Muitas vezes, a maternidade pode trazer à tona questões emocionais que estavam encobertas.

Sua história com sua mãe e a perda do seu pai também são fatores que podem estar contribuindo para o que você está sentindo agora. Eu encorajo você a procurar um psicólogo. Um acompanhamento terapêutico pode oferecer um espaço seguro e acolhedor para você explorar esses sentimentos e encontrar maneiras de lidar com eles. Um psicólogo pode ajudar você a entender melhor suas emoções, trabalhar a autoestima e desenvolver estratégias para enfrentar o medo e a ansiedade.
Se precisar de ajuda para encontrar um profissional ou se tiver alguma dúvida, estou aqui para apoiar você. Lembre-se de que buscar ajuda é um ato de força e cuidado consigo mesma.

Jéssica Alhadeff Psicólogo em Rio de Janeiro

6 respostas

15 JUN 2024

Oi Letícia Ramos
Com certeza esse é resultado das experiências que sofreu, desde o primeiro dia da tua gestação até hoje, a forma como foi educada, a forma como a mãe vivia a vida dela. A educação aprendida não é o que te falavam, mas principalmente como eles viviam, o meio que voce vivia, sob energias de bloqueio... o meio não te permitiu ser e escolher o melhor ambiente para você. A dinãmica dos adultos interferiu no teu emocional, por isso sente vazio, dependência emocional, medo de se defender, necessidade de ser validada, aceita, amada...
Você não basceu para ser amada, ninguém precisa te validar, você precisa validar a ti mesma, voce precisa se amar... pouco importa se as outras pessoas te amam ou não, voce precisa se amar, precisa aprender a se amar. Cada um é diferente do outro, você precisa se impor e ser o que voce quer, sem se preocupar com os julgamentos dos outros sobre você.
Através da Psicoterapia vai conseguir entender e resolver todas estas coisas; nada está errado contigo, mas precisa resolver este incômodo que sente dentro, seja em relação a você mesma, seja em relaçao aos outros.
Precisa aprender a se governar e não deixar que suas emoções te comandem.

Abraços

6164 respostas

14 JUN 2024

Bom dia, Letícia! Grato por perguntar. Ao dizer que depois que ganhou o filho passou a não vivenciar boa autoestima, será importante você conversar, de forma científica, com um de nós, psicólogos. Certamente esse jeito de escrever indica que antes do nascimento do filho, as coisas estavam melhores. Você está colocando para os outros, um julgamento que é teu, que está temperado pelo estado emocional atual (baixa autoestima). Você some, apaga o número de seus contatos. Isso implica efetiva ação de isolamento; é altamente inadequado.
Será preciso que sejas persistente na troca com as pessoas. Uma criança, em seu desenvolvimento, suas descobertas, sua espontaneidade, é uma companhia altamente instigante, enriquecedora. Desfrute disso!
Abraços! A Covid e a Dengue estão vigentes: sejamos cuidadosos. A maior parte dos políticos não são confiáveis. Dentre os religiosos, há muitos que se dizem religiosos, mas na verdade, são falsos: querem é dinheiro. Fazem teatro para enganar os descuidados. Os meios de comunicação não são neutros, mas aqueles que apresentam tradição de muitos anos ou recebem o selo educativo/cultural, e não estão a serviço de alguma seita religiosa, são razoáveis. Tenha sabedoria para filtrar. A Ciência não é perfeita, mas como fez o avião, a geladeira, o rádio, o celular, faz as vacinas. Confie na Ciência! Vacine-se, vacina as crianças.