É possível eu querer me afastar de todos meus amigos?

Feita por >Ana Carla · 16 out 2020 Habilidades sociais

Desde que terminei meu relacionamento(há 1 mes) eu venho em um processo de autoconhecimento, refletindo de fato quais tipos de pessoas me agradam, pessoas que eu gosto, e simplesmente comecei a me afastar dos meus amigos, que não são muitos. Comecei a silenciar meu Whatsapp, sinto que incomodo as pessoas, que ninguém tem real vontade de conversar comigo, então acho que comecei a ficar indiferente à essas pessoas. Me sinto muito na minha, sem vontade de conversar com ninguém nem de conhecer gente nova, só vontade de me isolar e focar toda minha energia nos meus estudos e atividades, mas quando chega no fim do dia sinto que não tenho ninguem para um bom papo ou jogar conversa fora. E com meus amigos parece que tá tudo muito superficial, eu to me sentindo incomodada e confusa.

A melhor resposta 17 OUT 2020

Olá Ana Carla.
Grata por sua pergunta.
O autoconhecimento exige mesmo esse silêncio e essa reflexão sobre o nosso interior, as nossas escolhas e necessidades. As mudanças de comportamento à princípio causam certa estranheza e esse incômodo ao qual você se referiu mas isso não quer dizer que deva parar ou voltar atrás. Apenas continue a observar-se e à absorver a sua singularidade com admiração e aceitação. Porém esteja aberta à mudanças necessárias ao seu desenvolvimento espiritual, físico e emocional.
No seu tempo livre, procure fazer algo prazeiroso ou que lhe traga renda extra como cursos de aperfeiçoamento em áreas que achar necessário como por exemplo, na área profissional, social, artesanato, exercícios físicos, leituras, dança, música, espiritualidade. Na internet, hoje você encontra ajuda nestas áreas em muitas outras áreas do conhecimento.
Procure fazer terapia psicológica para falar de seus sentimentos e emoções.
Fico à disposição.
Psicóloga Maria Nair de Castilho Ramlow

Maria Nair Psicólogo em Curitiba

884 respostas

17 OUT 2020

Olá Ana Carla! Grato por escrever. Possível é, mas não é viável para um futuro saudável. Certamente a energia que te faz ver incomodando, desinteresse por conversar vem predominantemente de dentro de você. As pessoas podem, a princípio, não querer conversar comigo, mas eu quero e vou em buscar de conversar; tento uma vez, duas, dez, cem duzentas. Em muitas delas dá certo, pois somos sociáveis, sou enriquecedor de socialização de outros, sou atenuante para a solidão. Cada ser humano é impressionantemente rico de possibilidades e potencialidades e, ao mesmo tempo, carentes de trocas. Insista na integração social, vá muito além da vontade, respeite a necessidade. O futuro recompensará.
Quanto a namoro: terminar para valer necessita implicar três anos de pleno e convicto afastamento corporal, mental e de planos.
Com a luta sugerida, prevalecendo o incômodo, procure por um de nós, psicólogos.
Estaremos à disposição.
Abraços virtuais (em tempos de longa duração de elevada taxa de contágio da pandemia, sejamos razoaveis: máscara, higiene, distanciamento físico, senso de comunidade, Ciência!)

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.