Por que eu não consigo realizar nada?

Feita por >Helga · 21 jul 2023 Desenvolvimento pessoal

Me encontro em uma situação em que já não me resta nenhuma auto estima, eu não acredito em mim, não sei o que quero da vida, não consigo manter o foco muito tempo em algo, não tenho força de vontade pra nada, sou dependente emocional do meu namorado, eu sonho com a independência, sonho em trabalhar com algo que eu gosto, mas não consigo nem começar a fazer algo, eu não sei o que fazer e isso me dá muito desespero e muito medo. Na minha cabeça eu tenho certeza de que não vou conseguir nada, vou perder meu namorado e vou acabar tendo que voltar prós meus pais porque eu não vou dar conta de viver sozinha. Eu não consigo enxergar uma saída disso. Eu faço terapia mas parece que não adianta também, eu acho que não consigo expressar a ela corretamente, eu não sei mais o que fazer.

A melhor resposta 24 JUL 2023

Olá Helga. Fico feliz em saber que você já está fazendo terapia, mas a terapia não é a solução dos problemas do mundo. Ela nos ajuda a percebermos melhor nossos comportamentos, dinâmicas, pensamentos, escolhas e de como lidar com eles. Você deseja muitas coisas e tem muitos medos, mas precisa encontrar uma forma de organizar tudo isso, como eu digo para meus pacientes, fazer a faxina no ambiente mental. Escolher por onde começar e focar ali até acabar. Quando estamos constantemente mudando o foco as coisas ficam pela metade e temos a sensação de não concluir nada (muitas vezes não é só a sensação...). Então a sugestão é essa, escolha uma área por vez da sua vida para organizar e busque focar as energias ali para a mudança acontecer. Planeje, execute e avalie para saber como as decisões estão construindo essa nova realidade e como isso está refletindo em você. Pense nisso. Boa sorte.

Leonardo Viana de Vasconcelos Martins Psicólogo em Fortaleza

1347 respostas

26 JUL 2023

Olá Helga! Obrigado por escrever. Muitas vezes buscamos as soluções em coisas complexas, distantes, sofisticadas, e elas estão perto, nas coisas simples. Vamos oferecer algumas reflexões, por partes:
- Não restasse autoestima, você não teria escrito aqui; dependência emocional é uma impossibilidade, pois cada ser humano, lida com emoções que quer e que não quer, imagine, ser responsável por emoções de outras pessoas. Você sonha com a independência: isso é fantástico; conforme amadurecemos vamos vendo que compõe a independência, a situação adequada de dependência, isto é, precisamos uns dos outros. A vida precisa conter o pronome nós. Trabalhar no que se gosta é muito mais aprofundar, aperfeiçoar o que se faz, ser persistente, aprender a gostar, dar personalidade própria a esse trabalho, do que achá-lo. Seu grande namorado, como o grande namorado de todos nós, é a gente mesmo. Se você faz psicoterapia individual de cinquenta minutos com frequência semanal com psicólogo, supõe que não está adiantando, como explicar sua escrita aqui.
Estando você com mente aberta, coração aberto, persistência, disciplina, regularidade, certamente teu psicólogo/psicóloga, te ajudarão.
Havendo algo diferente ou expectativa de outras visões, contate um de nós.
Abraços! A Covid e a Dengue estão vigentes: sejamos cuidadosos. A maior parte dos políticos não são confiáveis. Dentre os religiosos, há muitos que se dizem religiosos, mas na verdade, são falsos: querem é dinheiro. Fazem teatro para enganar os descuidados. Os meios de comunicação não são neutros, mas aqueles que apresentam tradição de muitos anos ou recebem o selo educativo/cultural, e não estão a serviço de alguma seita religiosa, são razoáveis. Tenha sabedoria para filtrar. A Ciência não é perfeita, mas como fez o avião, a geladeira, o rádio, o celular, faz as vacinas. Confie na Ciência! Vacine-se, vacina as crianças.
Ary Donizete Machado – Psicólogo clínico e orientador ocupacional.

8607 respostas

26 JUL 2023

Entendo que você está passando por um momento difícil e se sentindo perdida em relação a si mesma e ao seu futuro. É normal enfrentar desafios emocionais, e a falta de autoestima pode afetar vários aspectos da sua vida. Aqui estão algumas sugestões para começar a lidar com essa situação:

Autoaceitação: Reconheça que é normal ter momentos de incerteza e que todos enfrentamos dificuldades em diferentes fases da vida. Seja gentil consigo mesma e evite se julgar severamente.
Defina pequenas metas: Ao invés de pensar em grandes mudanças, comece estabelecendo pequenas metas para si mesma. Isso pode ajudá-la a recuperar a confiança e a motivação.
Comunique-se com sua terapeuta: Caso sinta que não está conseguindo se expressar adequadamente na terapia, não hesite em falar sobre isso com ela. Uma boa comunicação com o terapeuta é essencial para o progresso do tratamento.
Explore seus interesses: Tente se envolver em atividades diferentes para descobrir o que realmente gosta. Isso pode ajudá-la a encontrar uma direção profissional e pessoal.
Construa sua independência emocional: Trabalhe para fortalecer sua autoestima e buscar o equilíbrio emocional, reduzindo a dependência exclusiva do seu relacionamento.
Peça apoio: Não tenha medo de pedir ajuda aos amigos, familiares ou outras pessoas próximas a você. Compartilhar seus sentimentos pode ser um passo importante para a cura.
Busque recursos adicionais: Além da terapia, considere procurar grupos de apoio ou atividades que promovam o desenvolvimento pessoal.
Lembre-se de que o processo de crescimento e autodescoberta leva tempo, e é normal enfrentar obstáculos ao longo do caminho. Não desista e procure ajuda profissional sempre que necessário. Seu bem-estar é importante, e existem recursos disponíveis para auxiliá-la nessa jornada de autodescoberta e autoestima.

Caroline Paula da Silva Psicólogo em São Paulo

48 respostas

25 JUL 2023

Olá Helga, vamos trabalhar na psicoterapia as coisas que a impede de chegar aonde deseja. Pra superarmos nossas dificuldades é preciso antes conhecê-las. Fico a disposição, abraços

Adriana Gonçalves Psicólogo em Belo Horizonte

217 respostas

24 JUL 2023

Olá, Helga!

A psicoterapia é um processo gradual de conscientização sobre si, suas questões, problemas, afetos, medos e desejos, e um processo com um ritmo próprio, que não depende da nossa vontade de avançar o quanto antes, melhorar a partir puramente de nossas intenções, pois o autoconhecimento, esse se voltar para o mais profundo e denso de si é uma arte com seus cuidados e desenvolvimentos próprios; então precisamos ser pacientes, tanto você quanto a colega que está te acompanhando nessa jornada de autodesenvolvimento, paciência, tempo, respeitar o ritmo dos afetos. Se você sente que não está sendo compreendida por sua psicóloga, fale isso pra ela, explique essa sensação, essa percepção; se você sente que não estão avançando muito, também expresse isso para ela - todo material é material para análise, não há tabu ou constrangimento. E se depois de tanto tempo essa percepção de estagnação perdurar, quem sabe buscar outra profissional, para complementar o trabalho feito até aqui, acessar outras questão que não foram abordadas até então possa ser a saída.

Helga, fico à disposição para eventual aprofundamento, realizo a psicoterapia on-line.
Um cordial abraço,
Bruno Souza Marques - CRP 05/62038

Bruno Souza Marques Psicólogo em Rio de Janeiro

183 respostas

24 JUL 2023

Importante descobrir a causa disso, indo à raiz, conseguimos partir para o tratamento, pois primeiro você precisa ter a percepção, a consciência para em seguir partir para a mudança de fato, tudo que você trazendo aqui são apenas sintomas de algo maior que só no processo vai ser aflorado e aí ressignificado. Você não parece ter permissão para seguir em frente, tem algo que te prende para não chegar a essa independência , tanto que até voltar para os teus pais já passa pela tua cabeça como forma de autossabotagem. Entre em contato comigo e venha trabalhar desde a raiz e entender teu funcionamento mental na vida. Vá além!!! Enquanto trabalhar só esses sintomas , você não avança.
Steffany E. Alves
CRP22/01308

Steffany Emanuelle Alves Psicólogo em São Luís

453 respostas

24 JUL 2023

Olá Helga, bom dia !
Você precisa aprofundar mais no que se refere a autoestima. Pelo seu relato creio que possa haver questões internas com seus pais, crenças limitantes e muito medo do novo. É interessante trabalhar na Psicoterapia de forma a se fortalecer emocionalmente para voltar a acreditar em si mesma e sair desse estado que está. Eu trabalho a abordagem Terapia Cognitiva Comportamental e também a visão sistêmica tendo bons resultados ao longo de quase 10 anos de profissão em casos semelhantes ao que você relatou. Se tiver alguma dúvida, pode entrar em contato comigo!
Fique bem

Bruna G. Batista Psicólogo em Lagoa da Prata

4 respostas

23 JUL 2023

Helga
O que voce apresenta são todos sintomas de que está fora de rumo, não está conseguindo ver nada, sente-se perdida.
Problema todo é porque não se conhece, não sabe quem é, não sabe do teu objetivo de vida, não sabe por que está aqui, não sabe como a sua mente funciona.
Tenta fazer de acordo com o que aprendeu, mas não encontra respostas satisfatórias dentro de si mesma.
Está fazendo terapia, mas a terapeuta não te compreende e assim a confiança em si mesma despenca.
Faça Psicoterapia para encontrar estas respostas todas e ter e ver com segurança o caminho que precisa percorrer.
Voce não está aqui por acaso; está aqui para aprender, corrigir e expandir a consciência.
Voce tem o teu objetivo de vida, precisa descobrir; voce tem teus próprios talentos, a vida te deu eles para através destes, ter sucesso nos teus empreendimentos... precisa perceber e desenvolver.
Enquanto voce se esforça para compreender e viver a sua vida e aprofissão permanecendo baseada no ponto de vista dos outros, só terá processo de autodestruição e perda progressiva.
Abraços

5817 respostas

22 JUL 2023

Helga, existe momentos na vida que podemos nos sentir perdidos. O que é importante é que você já tomou uma iniciativa por você, você procurou ajuda e está buscando por você.

Tem algo que você relatou que me chamou atenção - sou dependente emocional do meu namorado... - e antes dele, você já era assim? - o que você acha que faz ele estar com você?

Bem, se permitir falar sobre isso com sua terapeuta, algo que é tão íntimo para você, vai depender do seu vínculo, do tempo que está com ela em acompanhamento - lembre-se, se temos um padrão de pensamento há tantos anos, será que é em um mês ou um ano que vou resolver minhas questões? Será que ainda penso que estou sendo julgada ou criticada pela profissional que está me atendendo.

Não sei há quanto tempo está em terapia, mas é importante examinar se não está Se Julgando Demais ou Achando Que Está Sendo Julgada...na psicologia cognitivo comportamental chamamos isso de pensamentos disfuncionais, ou mesmo pensamentos automáticos...fazemos isso a tantos anos e não nos damos conta de que estamos nos sabotando, sem nos permitir a oportunidade de testar o contrário...

São escolhas, que só você pode se permitir...tenho fé em você, na medida que você já está no caminho ...falta se dar as oportunidades de testar esses pensamentos, as respostas podem lhe surpreender...

Espero ter ajudado.

Carla Glenda Souza da Silva Psicólogo em São Gonçalo do Amarante

15 respostas

22 JUL 2023

Olá, Helga!
E interessante trabalho senso de valor. Para isso, na terapia e fundamental aprofundar em sua história de vida, saber como faz suas escolhas e o sentido que tem para você, assim terá mais clareza sobre você, poderá reconhecer seus sentimentos e ser mais autêntica!
Se sentir que posso te ajudar, me chama e vamos trabalhar suas questões

Amanda Alves dos Santos Psicólogo em Belo Horizonte

1 resposta