Sinto que não consigo e não vou realizar coisas

Feita por >Mai · 15 mai 2020 Motivação

Olá, tenho 20 anos e sofro com isso a muito tempo , parece que todo mundo consegue tudo e eu nada , não é uma inveja e sim como se eu realmente não fosse conseguir, sou uma pessoa que não consegue terminar nada que começa, exemplo planos , saídas e tudo mais , cancelo as coisas no meio do caminho , ou não faço, eu tenho ausência de sentimentos como a saudade de alguém, mas sou muito emotiva em muita coisa , já me disseram que posso ter TDA , mas queria saber se é sintoma de TDA mesmo , por que isso vem me causando tristeza e até início de depressão, parece que nada mais faz sentido .

A melhor resposta 16 MAI 2020

Mai,
É preciso considerar várias coisas:
1 - Fuja de comparações, não se compare com ninguém, cada um é diferente e o que vale para um, não vale para outra;
2 - Cada um tem o seu projeto de vida particular. É como uma semente que tem um tempo para ela eclodir;
3 - Seja a pessoa que voce quer ser e não a pessoa que outros querem que seja. Aprenda a gostar de si mesma, ame a si mesma, seja admiradora de si mesma, tenha orgulho de si mesma.
4 - Fuja de diagnósticos: diagnosticar é ser colocada numa caixinha, rotulada e tratada como tal. Você não tem TDA, voce pode ter uma dificuldade superável, normal, um desafio a enfrentar. Só isso.
5 - Invista em si mesma, descubra-se quem é e o que quer na vida... um bom psicoterapeuta te ajudará nesta tarefa
6 - Olhe para si mesma e não para os outros, seja boa para consigo mesma.

5817 respostas

4 JUL 2022

Olá Mai.
Esta sensação de que não vai conseguir realizar pode ser porque você é uma pessoa mais analista e planejadora do que executora. Tem um livro que se chama "O poder da Ação", você pode ler assuntos sobre como realizar mais e assim dar sequência a sua vida, e pode também buscar ajuda psicológica.
Jane Assunção.

Jane Assunção Psicólogo em São Paulo

1476 respostas

19 MAI 2020

olá, Mai! Não é possível dizer se você tem ou não TDAH. Mas percebo uma grande insegurança, falta de autoconfiança em você. Parece que por não acreditar em si, você se boicota, não finalizando as atividades que inicia. Também é possível notar um sofrimento com tudo isso. Então, sugiro que procure um psicólogo para poder se autoconhecer, desenvolver sua autoestima, se tornando mais confiante, segura e feliz!

Rita de Cássia do Nascimento Psicóloga Psicólogo em Campinas

11 respostas

16 MAI 2020

Olá Mai! Sendo direto: faça, faça coisas simples realistas, possíveis de fazer, mas faça até o fim. Por exemplo, faça um curso até o fim, leia um livro até o fim, converse até o fim. Pesquise e pondere antes de decidir fazer, mas após decidir fazer, faça até o fim. Tudo o que não se completa, fica sem sentido. Imagine a seguinte representação: se eu decidir subir no telhado, de uma vez não vou conseguir, mas se eu tiver uma escada, e subir degrau por degrau, chegarei, de forma tranquila ao telhado. A escada é a ferramenta certa para subir no telhado. Cada situação de vida, precisa ser superada com a ferramenta adequada. Algumas situações oferendem diversas ferramentas. Por exemplo, posso subir no telhado por uma árvore, mas a ferramenta certa é a escada, e nem todas as casas, tem árvores próximas ao telhado. Organize sua rotina com planos e contemplação de sua inteireza, incluindo suas metas; faça planos realistas e respeite seus planos. Você se tornará alguém que fará o processo completo, podendo viver a gratificação de ver o resultado da conclusão. Abraços virtuais (em tempos de pandemia, saia de casa, somente para o que for necessário, com máscara, higiene e distanciamento físico: uma morte a mais evitada vale toda a vida preservada!) Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.

8634 respostas

16 MAI 2020

Olá Mai!
As características que mencionou podem estar relacionadas tanto ao TDAH quanto a quadros de ansiedade.
É indicado que busque ajuda profissional para uma avaliação e direcionamento sobre o tratamento.
Não deixe de procurar ajuda!

Fico a disposição.

Abraços,

Maitê

Maitê Hammoud Psicólogo em São Paulo

1705 respostas

16 MAI 2020

Você fala de várias coisas e primeiramente, tenho que dizer que um acompanhamento psicológico no seu caso pode te ajudar, mas tentando responder um pouco de sua pergunta, primeiramente não se preocupe tanto com o diagnóstico, "o que é?" e sim tente entender as causas. Um acompanhamento é recomendável, pois você precisa, se compreender melhor e resgatar sua auto-estima.

Mateus Adriano de Jesus Souza Psicólogo Psicólogo em Congonhas

75 respostas

16 MAI 2020

Olá Mai, tudo bem?

Olha, o sentimento de que não vamos conseguir nada na vida é muito frustrante mesmo. Mas pelo seu relato você disse que começa às coisas e não termina. Você já parou para pensar porque você tem essa atitude? O que te faz levar a fazer um plano e não executa-lo? O que te leva a fazer algo mas no caminho te faz desistir? Pense em tais questões
Você disse também que em algumas vezes você tem ausência de sentimentos e algumas vezes é emotiva. Olha, tem situações na vida que a gente realmente reage dessa maneira. Por exemplo: podemos ter muitas saudades de um ente querido que faleceu, poucas saudades de um velho amigo que reencontramos não há muito tempo, e ausência de saudade de algum ex namorado (A) que nos fez muito mal. As vezes temos sentimentos por algumas coisas na vida, e em outras nem tanto
Presumo eu que você queria ter falado sobre TDAH. Porém, isso não tem muito valia. Primeiro pense, quem disse isso a você? Foi um especialista ou foi alguém que acha que é isso? Mas nem mesmo se fosse um especialista você tem que se rotular por uma doença, pois podemos tendencialmente agirmos do modo que ela se descreve, então evite opiniões alheias ou se preocupar em saber se tem algum transtorno. Ao invés disso foque em você. Pergunte-se " o que eu gosto de fazer?" O que me agrada?" " se eu não estivesse com todos esses sentimentos nesse momento, o que eu iria estar fazendo?"

Abraços

Murilo Vital

Murilo Vital Psicólogo Psicólogo em Limeira