Por que essas coisas me afetam tanto?

Feita por >Lavaro · 24 mai 2022 Traumas

Tenho quase 18 anos e namoro a dois anos com uma garota incrível, eu poderia passar do limite de caracteres falando sobre ela. Mas sempre que vejo "Pessoas ficando apenas por ficar" ou se relacionando de forma rasa, eu ne sinto muito mal, chegando a ter crises e me mutilar.
Eu sei que eu tenho um passado onde sofri por isso, onde ima garota me fez sofrer por isso. Eu sei que tenho que me perdoar, perdoar ela e que éramos apenas adolescentes.

Mas por que esse passado com essa garota e outras me afeta tanto? Eu acho injusto minha namorada, que me dá tanto valor e amor, eu não conseguir esquecer e nem me perdoar sobre essas coisas.
Eu quero apenas um porquê...

A melhor resposta 25 MAI 2022

Oi Lavaro.

Talvez você tenha consegui "um porquê" de meus colegas que lhe escreveram anteriormente.

O que me fez responder sua pergunta agora foi sua curiosidade, sinceramente não acho que "um porque" seja o ideal para que você consiga processar e melhorar.

Infelizmente você continuará sentindo e sendo afetado como antes.
Há muitas formas de se enxergar essa sua questão, assim como há muitas maneiras de lidar com ela.

E com certeza fazer teria é de longe a melhor forma para que você consiga compreender tudo isso da melhor forma. Na SUA melhor forma.

Se quiser, estou aqui para te ajudar.
Jean Pierre

Jean Pierre da Rocha Carneiro Psicólogo em Porto Velho

117 respostas

26 MAI 2022

Porque se maltrata?
Podemos nos aprofundar nos seus medos, preocupações, avaliações sobre você mesmo quanto ao que ficou nos inserindo juntos no processo psicoterapêutico..
A sua mutilação tá agindo como forma de regular as suas emoções. Mas não funciona, pois a angústia se mantém, continua! Sente-se inseguro consigo mesmo, com medo de não ser merecedor de um relacionamento saudável, medo de não ser alguém interessante?
Busque ajuda, querido! Conte comigo!

Marina Heluy Máximo Marques Psicóloga Psicólogo em Varginha

41 respostas

25 MAI 2022

Lavaro,
Voce teve uma experiência que te marcou e que possivelmente esteja ligada a outras experiências do passado... ambas estão gravadas no emocional e precisam ser compreendidas e curadas. Caso contrário, elas sempre voltarão até que aprenda o que elas te querem dizer.
Precisa fazer Psicoterapia para tratar teu emocional.
Que ótimo que tem esta percepção da tua namorada e isto é suficiente para voce ser um homem de valor, um homem autêntico, que possa oferecer a ela a segurança, o companheirismo, a parceria que ela precisa para voces continuarem juntos.
Seja para voce mesmo e para ela um homem que valha a pena.
Abraços

5817 respostas

25 MAI 2022

Olá, Lavaro
Se algo que aconteceu no passado te afeta tanto no dia de hoje, provavelmente há algo que não foi resolvido na situação e que precisa ser visto com atenção. Um profissional poderia te auxiliar a entender os motivos que procura para que isso não mais afete sua vida no presente. Fico à disposição.

Maíra Priscinotti Sahão Psicólogo em Londrina

171 respostas

25 MAI 2022

Olá Lavaro! Obrigado por escrever. O porque está nas entrelinhas da tua história, interpretações e personalidade. Embora seja difícil para a própria pessoa (você), aos dezoito anos, há muito o que amadurecer. Tuas crises precisam ser esclarecidas, explicadas e contextualizadas. Mutilar é algo que precisa ser interrompido. Provavelmente te falta experiência social, atividades envolvidas de forma significativa, com grupos (futebol, teatro, estudos, caminhada, trabalho, etc..), todos ao vivo e em cores.
Que tal conversar, com mente aberta, persistência, disciplina, com um psicólogo?
Abraços virtuais (A Covid e a Dengue estão ativas - A maior parte dos políticos são falsos, a imensa maioria dos ditos líderes religiosos são falsos - atores, comerciantes da fé, amantes do dinheiro, opositores do conhecimento - preste atenção. Há até alguns falsos cientistas. Diante disso, sigamos recomendações de instituições como: Anvisa, TVs Educativas, Universidades Públicas, Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, Organização Mundial da Saúde!)
Vacine-se! Vacine as crianças. A máscara ainda cabe. Aumente o afeto, mas evite aglomerações e elimine os criadouros da Dengue.
Ary Donizete Machado - psicólogo clínico e orientador ocupacional

8609 respostas

25 MAI 2022

Olá
Em geral, quando as situações do passado ainda nos arrebatam dessa maneira, significa que algo ainda não foi resolvido, ainda resta algo em aberto. Para isso, precisamos olhar com calma para essas feridas, buscando compreender, não o porque, mas o como: como me sinto com relação a essas experiências passadas? Como elas vêm me afetando hoje? Como posso deixar que o passado permaneça passado?
Não são perguntas que alguém poderia responder para ti pois são indícios de teu amadurecimento pessoal. Na melhor das hipóteses um profissional pode caminhar contigo, te ajudando a fazer esse tipo de pergunta e dando as percepções que ele pode ter sobre ti (e isso pode te ajudar na construção de percepções).

Eloisa Goronci Psicólogo em Vila Velha