Ansiedade e síndrome do pânico têm afetado meu casamento

Feita por >Priscila GC · 30 ago 2016 Pânico

Tenho 30 anos e estou casada há 1 ano e meio. Faço tratamento psicoterapêutico desde criança devido ao divórcio de meus pais e transtornos de ansiedade fortíssimos. Há 5 anos fiz uma cirurgia bariátrica e alguns problemas aumentaram. A ansiedade ficou ainda mais complicada. Fiz tratamento para depressão durante 2 anos com remédios e acompanhamentos médicos e as coisas melhoraram bastante.

Acontece que há 8 meses tenho percebido que as crises ansiosas retornaram junto com crises de pânico, o que me leva a não querer sair de casa na grande maioria das vezes, o que tem afetado meu casamento. Meu marido e eu sempre fomos muito amigos e conversamos, porém, as crises tem me afastado um pouco dele, pois fico com receios de que ele vá me renegar. Devido a isso não tenho conseguido enfrentar problemas simples do dia a dia, tenho medo de me perder em minhas paranoias e não enfrentar a realidade.

Meu marido é um homem muito bom, dedicado e eu tenho prejudicado tudo, pois fico guardado as coisas para mim mesma e acabo me sobrecarregando e quando decido falar são tantas coisas que o peso se torna muito grande. Estou com medo de causa o fim do meu casamento. Tenho muito medo de entrar em depressão novamente e isso tem feito com que as crises de ansiedade se tornem insuportáveis. Preciso de ajuda.

A melhor resposta 6 SET 2016

Olá Priscila!!!

Existe uma terapia realizada por psicólogos habilitados em EMDR ( uma sigla em inglês que significa reprocessamento e dessensibilização por meio do movimento dos olhos) um trabalho com a estimulação bilateral dos hemisférios cerebrais, reprocessando e dessensibilizando qualquer tipo de trauma e/ou fobia, consequentemente diminuindo a ansiedade, a fim de que se possa melhorar e propiciar uma qualidade de vida desejável.

Sugiro informar-se mais sobre o assunto e se for do seu interesse procure um profissional, psicólogo habilitado em EMDR.

Atenciosamente,

Carlos César Petruy Psicólogo em Curitiba

343 respostas

8 SET 2016

Olá, Priscila, como você descreve seu histórico, sim, seu comportamento pode afetar seu casamento. A recomendação é, se estar fazendo terapia, pedir que seu terapeuta passe mediar conversas que você tem dificuldade com seu marido, até você desenvolver a confiança e agir sozinha. Essa mobilização mostrará para seu marido que você se importa com o sentimentos dele. Boa sorte, Ronaldo.

Psicólogo Ronaldo Silva Psicólogo em São José dos Campos

96 respostas

31 AGO 2016

Olá Priscila!
Se você já faz psicoterapia, converse com seu psicologo sobre o que vocês está sentindo,assim ele poderá te ajudar. Procure fazer coisas que você goste, que lhe traga prazer e satisfação. procure cursos de auto conhecimento, assim ocupara sua vida com coisas boas e afastará os pensamentos negativos.
Verifique com seu psiquiatra se a medicação está fazendo efeito, pois existem sintomas ainda.

Atenciosamente.

Ana Paula Souza - Psicologa Clinica

Psicóloga Ana Paula Souza Psicólogo em Guarulhos