Ansiedade ou síndrome do pânico?

Feita por >Bel · 12 fev 2018 Ansiedade

Eu tenho ansiedade, quase certeza que é a generalizada. Pois bem, esses dias eu estava tomando banho quando comecei a me sentir mal. Meus olhos ficaram cansados, e fazendo movimentos involuntários, logo o medo me invadiu e eu comecei a sentir náuseas, tremores, coração acelerado, e uma enorme vontade de sair correndo. Isso durou pouco tempo, mas agora toda vez que vou tomar banho, fico com medo disso acontecer novamente. Isso sem falar que depois desse episódio, eu comecei a sentir um medo mega bizarro de perder o controle e enlouquecer. Gostaria de saber se isso é coisa da ansiedade, ou se pode ser um problema mais grave.

A melhor resposta 13 FEV 2018

Olá Bel, vamos tentar esclarecer. Síndrome é um conjunto de sinais e sintomas que define as manifestações clínicas de uma ou várias doenças ou condições clínicas. Esse termo, síndrome do pânico não é um diagnóstico em si (usado como diagnóstico para facilitar o entendimento do paciente). O que temos como diagnóstico é Transtorno de Ansiedade, Transtorno do Pânico, que no caso são bem parecidos. Sentir ansiedade é natural, é um mecanismo do nosso corpo. O problema é quando essa ansiedade aumenta de tal maneira que atrapalha nosso cotidiano, as atividades que queremos/precisamos fazer. Quando isso acontece a pessoa sente uma série de sintomas físicos e mentais. Se é algo que acontece com frequência é porque existe algo que está errado, logo essa pessoa precisa buscar auxílio de um profissional. Você descreveu sintomas de ansiedade sim, mas muita coisa precisa ser avaliada, então busque um psicólogo para avaliar melhor o seu caso. Boa sorte.

Leonardo Viana de Vasconcelos Martins Psicólogo em Fortaleza

1347 respostas

14 FEV 2018

Bel, bom dia! Você ao descrever o que houve no banho relata uma série de sintomas físicos de ansiedade. A ansiedade em um certo grau é comum a todas as pessoas e faz parte de um rol de sentimentos que experimentanos ao longo da vida. A ansiedade quando excessiva, tras uma série de dificuldades. Sugiro que você busque ajuda psicológica para receber um correto diagnóstico e saber qual trabstorno de ansiedade está enfrentando e iniciar um tratamento. Transtorno de ansiedade generalizada e transtorno do pânico estão entre os transtornos de ansiedade mas apresentam característcas muito distintas entre si e o correto diagnóstico e tratamento é o mais indicado. Estamos a disposição para ajudá-la. Att, Equipe Afetto Psicologia

Psicóloga Renata Brito Psicólogo em Rio de Janeiro

364 respostas

14 FEV 2018

A ansiedade quando não tratada pode evoluir para crises de pânico ou depressão. Procure um profissional para avaliar melhor seu quadro e ver se há indicação de medicacao e psicoterapia.

Ângela Ferreira Batalha Psicólogo em Rio de Janeiro

176 respostas

13 FEV 2018

Olá Bel!

A ansiedade poderia ser resumida como um "medo de sentir medo" e ter um diagnóstico preciso nem sempre é o único caminho para uma melhor qualidade de vida. Procure um Psicólogo que poderá te escutar com atenção e juntos certamente vocês encontraram uma forma de lidar com isso. Lembre-se, pensamentos são apenas pensamentos.

Weslley Carneiro Psicólogo em Belo Horizonte

36 respostas

13 FEV 2018

Olá Bel!
A síndrome do pânico é um dos transtornos de ansiedade e pelo seu breve relato você teve sim uma crise de pânico. Independente dos sintomas se enquadrarem em um transtorno ou não a ansiedade deve sempre ser tratada por uma equipe multidisciplinar com acompanhamento psicológico e psiquiátrico.
Não deixe de procurar ajuda.

Fico a disposição,

Maitê Hammoud

Maitê Hammoud Psicólogo em São Paulo